domingo, 24 de abril de 2011

Congresso Nacional Escoteiro

 Diretores e Escotistas da Região Escoteira do Maranhão participarão nos dias 29, 30/04 e 01/05/2011, em Brasília do XVII Congresso Nacional Escoteiro que reunirá os líderes do Movimento Escoteiro de todos os Estados do Brasil.

sábado, 23 de abril de 2011

Dia Mundial do ESCOTEIRO!

ESCOTEIRO...  um Ser parte do planeta, parte da espécie, da sua nação, da sociedade, da comunidade, da família. Alguém que pensa e interage, que constrói e reconstrói, que critica e contribui, que busca a sua felicidade plantando boas sementes de amizade e respeito ao que lhe cerca e ao que está longe, ao igual e ao diferente, a si mesmo e ao outro. 
Aberto a novas descobertas: de amizade, de alegria e cooperação, do contato prazeroso e consciente com a natureza e com Deus. 
Um Ser Humano Feliz... Cidadão do Mundo!
FOTO: Nunes

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Chefes ESCOTEIROS em AÇÃO!

12 Escotistas (chefes) do Movimento Escoteiro do Maranhão abriram mão do feriadão da semana santa para concluírem a mais importante etapa do ápice da Formação de um Chefe Escoteiro, a INSÍGINA da MADEIRA. Curso que é a personificação do Espírito Escoteiro, acontece em Teresina-Piauí de 21 a 24 de abril de 2011.
Em pé: JonathanMarcos do 20º GE José Ribamar Nascimento; TássioNunes do 10º GE Piatã e Diretor Presidente da UEB-MA; Paulo, Alder, Adna, Sarah e Mayara do 20º GE José Ribamar Nascimento. Agachados: Cláudio, Guadalupe e Adilson do 4º GE Visconde de Cayru.
Parabéns a Região Escoteira do Maranhão e aos Grupos Escoteiros pelo incentivo e apoio.
"Investir em conhecimento rende sempre melhor es juros" (Benjamin Francklin)
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

FOTO: Arquivo UEB MA

Escoteiros em prol do Hospital do Câncer

O Movimento Escoteiro do Maranhão participou também, no dia 17/04/2011, da caminhada solidária em prol do Hospital do Câncer Aldenora Belo, pormovida pelo Shopping Rio Anil.
nesta Ação foram arrecadados alimentos não perecíveis que serão doados ao hospital.
Posteriormente postaremos as fotos do evento.

ESOTEIROS em AÇÃO!

No dia 17 de abril de 2011, teve início a campanha  SOS VIDA pela prevenção de acidentes e combate à violência no trânsito, promovida pela Maçonaria, com o apoio do Movimento Escoteiro do Maranhão. 
A campnaha iniciou com uma ação de conscientização no povoado de Periz de Baixo (BR 135) no trecho conhecido como "Corredor da morte".  
O objetivo é conscientizar a população em geral, principalmente os jovens, para os perigos da bebida e da imprudência na direção, apontadas como as principais causas de acidentes de trânsito.
Nesta ação, além dos Escoteiros e dos Maçons, a Polícia Rodoviária Federal esteve presente dando apoio a campanha. 
No Mundo, cerca de 1 milhão e trezentos mil pessoas (o equivalente a população de São Luís) morrem por ano vítimas dos acidentes de trânsito.
50 milhões de pessoas ficam com lesões, sequelas e traumas.
ESCOTEIROS em AÇÃO!
Panfletagem de conscientização
A  ação que começou na BR 135 (povoado Perizes de Baixo),  terminou com uma caminhada na Avenida Litorânea.
A caminhada começou na Praça do Pescador, na Praia de São Marcos (Litorânea).
 
A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Com a ideia de conscientizar a população, os Escoteiros percorreram ao longo da praia, conversando com os frequentadores dos bares, falando sobre os perigos da combinação:  bebida e direção.
A maioria das vítimas de acidentes de trânsito é jovem. De acordo com Antônio Nunes, Diretor Presidente Região Escoteira do Maranhão, para se chegar aos jovens, é preciso que haja um somatório de forças de agentes educacionais, como os pais, as instituições públicas e até mesmo os locais que fazem parte do cotidiano deles, como boates e locais que vendam bebidas alcoólicas. "A praia também é um desses locais", disse.
Para diretor da União de Escoteiros do Maranhão, a conscientização é que fará um jovem não pegar um carro depois de passar a noite bebendo em um bar. "Os jovens costumam ingerir bebida alcoólica e, logo em seguida, no fim da noitada, pegar o carro e voltar para casa. Muitas vezes dão até carona para amigos, o que é um perigo, pois sabemos que ninguém deve dirigir nessas condições", destacou .
Antônio Nunes diz que os motoristas precisam ser mais responsáveis. "Há muita imprudência. Medidas de prevenção devem ser tomadas, como campanhas educativas como esta, e principalmente em escolas, faculdades e bares", locais frequentados por jovens, mas não só com os jovens, os adultos também devem ser conscientizadso, afirmou.
A Região Escoteira do Maranhão agradece o apoio e a participação dos Grupos Escoteiros de São Luís.
FOTOS: Ildejan e Isolda

MARANHÃO tem novos INSÍGNIAS da MADEIRA

A União dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão neste mês de abril,  condecorou os Chefes: GENE NELSON LIMA CARVALHO do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento e Coordenador do Campo Escola Escoteiro; PEDRO DE JESUS CARSOSO, Mestre Pioneiro do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú e Delegado Regional; e FRANCISCO DOS SANTOS BORGES, Kaa da Alcateia do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú, com a INSÍGNIA DA MADERIA, o mais alto grau de Formação Escoteira a nível mundial para líderes do Movimento Escoteiro. Com esta importante conquista eles passam a integrar um seleto grupo, dos mais importantes escoteiros, com sede na Inglaterra, o 1º Grupo de Gilwell.
Após quase uma década sem ter um Insígnia da Madeira em nosso Estado, a Região Escoteira do Maranhão, sente-se honrada com mais essa conquista.
As cerimônias de entrega das honrarias aconteceram nos respectivos Grupos Escoteiros dos chefes. Cada cerimônia foi muito emocionante, com apresentação de vídeo sobre a trajetória de vida dos escotistas, o que emocionou não somente os agraciados, mas todos os presentes. 
Chefes Gene, Pedro e Francisco
BRAVO, BRAVO, BRAVISSÍMO!!!
Chefe Gene Nelson na sua cerimônia na sede do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento

Cerimônia no SESC Turismo para a entraga IM para os Escotistas Pedro  e Francisco

A Insígnia da Madeira surge no Movimento Escoteiro pelas mãos do próprio fundador do movimento, Baden-Powell, associada ao primeiro Curso de Formação, realizado em Gil Park, Inglaterra em 1919.
Foto dos participantes do 1º Curso de Insígnia da Madeira
O símbolo da formação são duas pequenas contas de madeira, cópia de um colar oferecido a Baden-Powell por Dinizulu, rei Zulu, durante sua permanência na África austral, como um reconhecimento da superioridade guerreira e pela forma digna como Baden-Powell tratou o rei e a seu povo. O colar representa de realeza e do fogo original dos antepassados da tribo, passado de geração em geração como símbolo do domínio do conhecimento partilhado entre as gerações.
O Lenço de Gilwell foi criado po Baden-Powell a pedido dos primeiros formados na Insígnia da Madeira. Ele simboliza o compromisso com o conhecimento contínuo e com a fraternidade mundial, tornando os que o possuem, dirigentes de um mesmo ideal.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Movimento Escoteiro presente na Procissão do Encontro

O Movimento Escoteiro do Maranhão com a presença de alguns chefes dos Grupos Escoteiros, participou no dia 15/04/2011, da tradicional Procissão do Encontro pelas ruas do centro de São Luís. A procissão marca as festividades da Quaresma e retrata o encontro de Jesus Cristo com a Virgem Maria no caminho do Calvário. Da Igreja de Santo Antônio saiu a imagem de Nossa Senhora das Dores e da Igreja da Sé a imagem do Bom Jesus dos Navegantes. As imagens e os fiéis se encontraram no Lago do Carmo, ouviram o sermão do padre Raimundo Meireles e seguiram pelas ruas do Centro, cantando os louvores.
FOTOS: Ildejan (1º GECON)

ESCOTEIROS participam da inauguração da sede do Batalhão Florestal

O Movimento Escoteiro participou no dia 12 de abril da inauguração da sede do Batalhão Florestal da Polícia Militar. A nova sede fica agora na Reserva Ecológica APA Itapiracó, no bairro do Turu.
 Além dos Escoteiros, a Brigada Florestal e alunos de escolas das comunidades adjacentes, várias autoridades estiveram presentes na cerimônia
.Durante a atividade a foi feita uma caminhada pela trilha ecológica 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú, existente na reserva. 

No final da atividade foi oferecido um lanche, preparado pela chefia do Movimento Escoteiro e a Brigada Florestal.
FOTOS: Eros (10º GE Piatã)