terça-feira, 31 de maio de 2011

Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento comemora 27 anos

Domingo dia 29 de maio, a família do 20º Grupo Escorteiro José Ribamar Nascimento, reuniu na Associação Barreiriense irmãos escoteiros e amigos para comemoração dos 27 anos de vida, na prática do bom Escotismo.
Para comemorar foi servida uma deliciosa feijoada, além de sorteios de diversos prêmios.
Na oprotunidade o grupo anuciou a criação da sua biblioteca que leva o nome da estimada chefe Laura. 
Parabéns ao querido GEJORNA e que continue dando exemplo da vivência da Lei e Promessa Escoteira.
BRAVO! BRAVO! BRAVISSIMO!

domingo, 29 de maio de 2011

Cidades do Maranhão recebem visita da Diretoria Regional

Buscando fortalecer e divulgar o Escotismo no Estado, os Diretores da Região Escoteira do Maranhão, Antonio Nunes, Márcio Nava e Antonino Pio, estiveram em visita oficial a várias cidades maranhenses nos dias 21 e 22 de maio de 2011.
 A primeira a ser visitada foi Caxias, cidade que faz parte da história do Escotismo. Nas décadas de 70 e 80 funcionou nesse município o 8º Grupo Escoteiro Duque de Caxias. O grande responsável pela existência do escotismo em Caxias foi o Sr. Antonio Concutelli, que hoje é Diretor do Colégio Aluízio Azevedo. 
Durante o encontro foi lançada a semente da mobilização dos antigos escoteiros para um futuro encontro com a Diretoria Regional.
Após Caxias, os Diretores Regionais foram para Teresina-PI, onde foram carinhosamente recebidos pelo Diretor Presidente do Piauí, Chefe Chaguinha. 
Continuando a jornada, seguiram para a cidade de Timon onde participaram de uma reunião  com o Padre Diniz, antigo Escoteiro de Portugal, que pretende juntamente com outros adultos e jovens da comunidade de Alvorada, fundar um Grupo Escoteiro.
Na manhã de domingo (dia 22) os Diretores seguiram viagem para a cidade de Peritoró, onde foram conhecer o Grupo "Parceiros Sócio Ambientais de Peritoró - Grupo GPS". Este encontro foi promovido por Leandro Pereira, coordenador do GPS, que solicitou uma palestra sobre o Movimento Escoteiro para os jovens da comunidade Livramento.
Durante o encontro experiências e conhecimentos foram trocados, e quem sabe não ficou também ali uma semente do Movimento Escoteiro.
Após estas  trocas de experiências de vidas, o Diretor Presidente Nunes, o Vice Diretor Presidente Márcio e o Diretor de Relações Institucionais Antonino Pio, como verdadeiros jardineiros do Escotismo, pegaram a estrada de volta a cidade de São Luís... e o trabalho continua...
Parabéns a Diretoria Regional por mais esta iniciativa.
FOTOS: Acervo UEB MA

Escrevendo a história do Movimento Escoteiro no Maranhão

O DESAFIO DE RESGATAR A NOSSA HISTÓRIA

                     Escoteiros de São Luís no desfile de 7 de setembro na década de 30

Há uma máxima que afirma que o ser humano necessita conhecer os eu passado para entender o seu presente e pensar o seu amanhã!
Atualmente os nossos jovens escoteiros conhecem muito pouco ou quase nada, sobre a história do Escotismo em nosso estado.  Até porque ainda não existe material específico que trate dessa questão como história ordenada, organizada e impressa.
Por essa razão estamos lançando o desafio: resgatar o passado e contribuir com a história do escotismo em nosso estado.
Sabemos que não será fácil, estaremos garipandando peças de um quebra-cabeça e montando a história. Algumas peças se perderam na poeira do tempo, mas muitas poderão ainda serem resgatadas. Para isso basta divulgarmos a mensagem aos quatro ventos e a todas as pessoas, que estamos resgatando fotos e documentos sobre o escotismo no Maranhão e não demorará, pessoas dos mais variados locais e faixa etária estarão entrando em contato conosco.
Outro ditado popular fala que o caminho se faz ao caminhar e uma jornada ao redor do mundo tem inicio com o primeiro passo. Por essa razão estamos agora colocando algumas informações para que todos a partir delas possam começar a aventura de se tornarem um garimpeiro.
Escoteiros de São Luís no desfile de 7 de setembro na década de 30

OS NUMERAIS DOS GRUPOS ESCOTEIROS DO MARANHÃO
O Escotismo chegou ao Maranhão em 1917, através do professor Antonio Lopes da Cunha. Neste espaço de tempo achamos documentos que relatam os grupos escoteiros a partir de 1959. São 42 anos de espaço em branco. Encontramos uma foto no arquivo de uma família amiga, de escoteiros desfilando em 7 de setembro na avenida Beira Mar na década de 30. Vejam como era a vista da Beira Mar, sentido Igreja da Sé.
Segue abaixo a relação numérica dos grupos escoteiros e a localidade onde atuavam. A partir destes dados, talvez fique mais fácil encontrar pessoas e gerar informações.
O primeiro Grupo em nosso sregistros a usar o numeral 01 foi o 1º Grupo Escoteiro São Jorge, fundado em 01 de julho de 1960, e atuava em São Luís. Hoje esse numeral é do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, fundado em 9 de abril de 1988 e que atualmente  está funcionando na Av. São Luís Rei de França – Turu e é patrocinado pela Maçonaria.

O segundo grupo foi fundado em 03 de maio de 1959 em São Luís com o nome de 2º Grupo Escoteiro Alm. Graça Aranha.
O 3º Grupo Escoteiro São Francisco, foi fundado em 18 de agosto de 1960. Esse grupo funcionou apenas um ano, sendo que em 20 de julho de 1964 foi aberto o 3º Grupo Escoteiro John Kenned que funcionava na Av. João Pessoa, s/n – Apeadouro no Bairro do João Paulo.
O 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú foi fundado no dia 15 de julho de 1960. Funcionava inicialmente na Av. Silva Maia, 164 no Centro de São Luís. Atualmente está localizado no Bairro do Olho d’Água no SESC Turismo. Em 2011 este grupo completará 51 anos de existência.
O 5º Grupo Escoteiro São Jorge foi criado na cidade de Palmeirândia em 31 de dezembro de 1972. Funcionava na casa paroquial da igreja católica. Atualmente o numeral 5 pertence ao 5º Grupo Escoteiro Domingos da Silva Borges que foi fundado em 27 de fevereiro de 1982 e funciona na Av. dos Holandese s/n, Ponta d’Areia no Grêmio Lusitana. O Grupo Lusitana é o patrocinador do grupo.
O 6º Grupo Escoteiro São Miguel funcionou em Pinheiro na Av. Presidente Dutra e foi fundado em 29 de abril de 1962.
O 7º Grupo Escoteiro SESC-SENAC foi criado em 20 de maio de 1962 em Caxias.
O 8º Grupo Escoteiro Tabajara foi inaugurado na cidade Igarapé, interior do Maranhão no dia 10 de abril de 1962. Na década de 60 e 80 funcionou também como 8º grupo Escoteiro Duque de Caxias localizado na cidade de Caxias. Atualmente o numeral pertence ao 8º Grupo Escoteiro Buruti da cidade Balsas.
O 9º Grupo Escoteiro Santos Dumont foi  aberto em São Luís no dia 23 de abril de 1964, Dia Mundial do Escoteiro.
 
 O 10º Grupo Escoteiro São Francisco foi fundado em São Luís no dia 15 de agosto de 1963. Utilizou este nome por não funcionar mais o 3º GE. Atualmente o numeral 10 pertence ao 10º Grupo Escoteiro Piatã fundado em 11 de junho de 2005 e funciona na Rua dos Crisântemos, 146, Ponta d’Areia e a instituição patrocinadora do Grupo é o Rotary Club.
O 11º Grupo Escoteiro São Jorge foi aberto na cidade de São Bento em 19 de março de 1965. Atualmetne existe um grupo em Imperatriz que utiliza esse numeral, mas está em situação irregular junto a UEB.
O 12º Grupo Escoteiro Alm. Belfort Vieira foi fundado em 15 de março de 1975 e funcionava na área da capitania dos portos, hoje conhecido como SOAMAR.
O 13º Grupo Escoteiro José Maria Cunha funcionou na Av. Getúlio Vargas, 4 em São Luís do Maranhão. Iniciou suas atividades no dia 19 de abril de 1965.
14º Grupo Escoteiro Daniel de La Touche funcionava em São Luís e foi fundado em 15 de maio de 1965.
O 15º Grupo Escoteiro São Bernardo nasceu na cidade de Bacabal no dia 20 de agosto de 1965.
16º Grupo Escoteiro Mons. Manuel Arouche, foi inaugurado na cidade de Viana no dia 12 de junho de 1966.
17º Grupo escoteiro João XXIII foi criado na cidade de São Luís em 07 de setembro de 1967.
18º Grupo Escoteiro Winston Churcill foi fundado em São Luís no dia 30 de novembro de 1965. Atualmente denominado 18TÃO funcionando na Avenida dos Africanos. Comemora em 2011 46 anos de fundação.
19º Grupo Escoteiro Eurico Gaspar Dutra nasceu na cidade de Imperatriz na Rua Aquiles Lisboa, s/n e foi fundado em 1978.
20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento foi fundado no dia 27 de maio de 1984. Atualmente o Grupo funciona na Loja Maçônica no bairro do Bequimão. Em 2001 completa 27 anos de fundação.
Campo Escola Escoteiro na decáda de 60 - Paço do Lumiar

Este pequeno panorama dos anos 60 e início da década de 70 com a inclusão do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento na década de 80, percebemos um passado com uma história dinâmica. O Maranhão com 22 Grupos Eescoteiros, sendo 13 grupos em São Luís e 9 em cidades do interior (Bacabal, Balsas, Caxias, Igarapé, Imperatriz, Palmeirândia, Pinheiro, São Bento e Viana). Conhecendo o nosso passado, percebemos que podemos melhorar o nosso presente e promover um amanhã mais brilhante para os jovens do nosso estado.
Mas o desafio de resgatarmos a nossa história continua, por isso convocamos todos para serem garimpeiros na busca de documentos e fotos que possam preencher os dados que faltam. 
Se entre nossos irmãos existir um historiador que possa nos ajudar na ordenação das informações, ficaremos gratos pela colaboração profissional. 
O primeiro passo já foi dado. 
Esperamos um dia que esta jornada finalize com o lançamento do livro “Milhares de bons jovens cidadãos em 94 anos de Escotismo no Maranhão”, com um coquetel de todos que a várias mãos escreveram essa história.
                         Fundação do Conselho Regional Escoteiro em São Luís - 18/06/1960

sexta-feira, 20 de maio de 2011

 
 Com o tema "Parques, praças e áreas verdes:
abrace esse espaço!"
a União dos Escoteiros do Brasil realizará, nos dias 4 e 5 de Junho de 2011, a vigésima edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica.
Para apoiar os Grupos Escoteiros na realização de atividades a Coordenação Nacional de Sustentabilidade preparou uma sugestão de programa, que já está disponível, incluíndo informações para organização local.
 PARTICIPE!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

XVIII Congresso Nacional Escoteiro / 2012

Dando andamento a estruturação do XVIII Congresso Nacional Escoteiro que acontecerá em São Luís em abril de 2012, a Diretoria da Região Escoteira do Maranhão vem  realizando encontros
no sentido de organizar o Congresso Nacional Escoteiro. 
No dia 10/05 foi realizada reunião com membros do São Luis Convention Bureau, parceiro da UEB MA. 

O encontro foi para definir estratégias de busca de parceiros/patrocinadores para a realização do evento.
Na última terça-feira, 17 de maio, a Diretoria Regional se reuniu novamente no Don Irdara Restaurante (American Flat) parceiro do Movimento Escoteiro. O objtivo do encontro foi discutir com os diretores as próximas ações a serem desenvolvidas para o Congresso. 
FOTOS: Acervo UEB MA

terça-feira, 17 de maio de 2011



  • Local: Escola Modelo, localizada na Praça Edu Lobo(Centro, ao lado do Seminário Santo Antônio).


  • Horário: das 14  às 18 horas,
    Taxa de participação jovens/adultos: R$ 5,00 (cinco reais)

  • Data final para inscrição: 21 de maio/201


  • Data final para depósito na conta da UEB/MA: 23 de maio


  • Tarefa Social (prévia): Arrecadação de alimentos para uma Instituição carente. 

  • PARTICIPE!  
    20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento estará comemorando os seus 27 anos de muito trabalho em prol do Movimento Escoteiro no Maranhão.
     A festa será no domingo, dia 29/05/2011, com a tradicional feijoada na sede do Grupo (Maçonaria do Bequimão - Em frente a Loja Gabriela).
    Como parte das comoerações neste dia o grupo irá também inaugurar a sua biblioteca.
    VAMOS LÁ!!! 
    PARTICIPE!!

    domingo, 15 de maio de 2011

    Criação do Clã TXAI

    A Região do Maranhão ganha mais um Clã Pioneiro, fortalecendo ainda mais a família Escoteira, que já tem o Clã CAMARADE do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú e o Clã CARAID do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento.
    Agora o 10º Grupo Escoteiro criou oficialmente o Clã TXAI.
    O Clã começou a tomar forma no início do ano, quando um grupo de jovens, Lucas, Tássio, Luciano, Bertoldo, Vinicíus, Tamila e Débora, resolveu encarar mais este desafio, apoiado pela Mestra Isolda e as Chefes Luciana e Thania.
    Um sonho...  agora realidade...
    Com a chegada de mais um "Txai", Victor Eduardo, o Clã se fortalece e segue em frente se preparando para outro desafio...  SERVIR!
    O nome do Clã Pioneiro do Grupo Escoteiro Piatã, foi uma sugestão do nosso Akela Sivica, que numa grande inspiração sugeriu este nome tão pequeno, mas de grande significado.
    TXAI é uma saudação indígena usada pela Tribo Kaxinawá, para saudar os amigos e irmãos.
    TXAI significa: MAIS que AMIGOMAIS que IRMÃO, "a metade de mim que existe em você, é a metade de você que habita em mim". Para os índios da Tribo Kaxinawá,  quando alguém te chama de TXAI, essa pessoa está pronta para dar a vida dela no lugar da tua, se for o caso.
    Os Kaxinawá habitam a fronteira do Brasil (Acre - Peru) na amazônia ocidental.
    FOTOS: Isolda