sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NADA SE PERDE, TUDO SE APROVEITA
DATA: Domingo - Dia 02/10/2012
HORÁRIO: 8:30 às 12:00 h 
LOCAL: Campo Escola Escoteiro - Paço do Lumiar
ORGANIZAÇÃO: Núcleo de Jovens Líderes do MA
VAMOS LÁ! PARTICIPE!!

     VEM AÍ...     
 

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Maranhão no ENED 2011

A Região Escoteira do Maranhão participou do 7º ENED - Encontro de Dirigentes e Escotistas do Nordeste, em Teresina Piauí, com uma delegação formada por jovens e adultos dos Grupos Escoteiros de São Luís.
Durante o Encontro diversos assuntos foram debatidos, entre eles, o crescimento e estratégias para uma maior divulgação do Movimento Escoteiro na Região Nordeste. 
 O evento aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2011, em Teresina PI, na casa de Retiros Santo Afonso.
O Núcleo de Jovens Líderes do Maranhão participou do III Encontro Nordeste de Jovens Líderes, que aconteceu paralelo ao VII ENED, e teve ainda a participação  de jovens dos Estados do Ceará, Paraíba e Piauí.



 



Durante o Encontro os jovens do Maranhão, além de  divulgarem o Núcleo, compartilharam experiências, interagindo com os jovens dos outros Estados.

Este encontro foi também uma oportunidade de confraternização entre todos participantes.










Após os debates temáticos que nortearam o ENED, as delegações dos Estados se reuniram na noite de sábado para um encontro festivo na noite de Teresina.

Durante o evento a  Diretoria Regional do Maranhão apresentou o XVIII Congresso Escoteiro Nacional que será realizado em São Luís em 2012, ano que coincinde com as comeorações dos 400 anos da cidade.
 A Região Escoteira do Maranhão agradece a participação dos Grupos Escoteiros, do Núcleo de Jovens Líderes, e agradece também,  em especial, a Região do Piauí pela acolhida fraterna a nossa delegação.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Núcleo de Jovens Líderes organiza o MUTCOM Regional

O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária é composto por um conjunto de atividades comunitárias, com um tema único, que são realizadas pelos Grupos Escoteiros de todo o Brasil,  com o objetivo de promover a interação com a comunidade. Este ano o slogan escolhido para o Mutirão Nacional foi  "Alimente esta Ação", que envolve a alimentação e a nutrição.
A ATIVIDADE A NÍVEL LOCAL
nada se joga fora, tudo se reaproveita"
         O Núcleo de Jovens Líderes do Maranhão,  apoiado pelo Coordenador do MUTCOM e Diretor de Métodos Educativos da Região, Márcio Nava, está organizando o evento com o objevito de envolver, além da família escoteira, os moradores da comunidade próxima ao Campo Escola. Para tanto, o principal tema a ser trabalhado na atividade, será o reaproveitamento de alimentos, por isso o  tema desde ano escolhido pelo Núcleo de Jovens  foi: NADA SE PERDE, TUDO SE REAPROVEITA. De acordo com os organizadores da atividade, essa escolha se dá em razão de se perceber que no cotidiano não são  aproveitados completamente  todos os ingredientes no preparo das refeições. Porém, muitas das vezes esse descarte de partes que contém um elevado valor nutritivo são feitos devido a falta de informação. Com esta atividade os organziadores do MUTCOM esperam alertar os  escoteiros e principalmente  a comunidade, da importância do reaproveitamento de alimentos e de como podemos melhorar o teor nutricional dos pratos, sem perder o sabor. Durante o Mutirão serão realizadas diversas atividades, como:
  • Feira de Alimentação e Nutrição;
  • Palestra sobre reaproveitamento de alimentar e/ou alimentação saudável;
  • Concurso: "Suco mais Gostoso" - RAMO SÊNIOR;
  • Concurso: "Inventando sua Receita" - RAMO ESCOTEIRO;
  • Oficina de aproveitamento integral de alimentos -  COMUNIDADE.
O MUTCOM será realizado no dia 02 de outubro de 2011, apenas no horário da manhã: das 8:30 às 12:00h, no Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo

Mobilize o seu GRUPO ESCOTEIRO e
PARTICIPE!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os últimos passos de um vencedor

          O experiente jornalista José Roberto Burnier acompanhou de perto os cinco últimos anos do ex-vice presidente da República. Nesse período, estabeleceu uma relação de amizade e confiança com o Escoteiro JOSÉ ALENCAR.
Burnier reconstrói, a partir de depoimentos do próprio Alencar e de vasta pesquisa, o vitorioso caminho percorrido pelo garoto pobre que se tornou empresário bem-sucedido e vice-presidente da República. O livro trás informações inéditas e exclusivas sobre a doença e a morte deste homem de fibra, confirmando que além de um inesquecível exemplo de fé e amor à vida, José Alencar foi um vencedor.
Na capa do livro consta uma das fotos tiradas por José Alencar fazendo a saudação Escoteira e com o lenço da União dos Escoteiros do Brasil, em encontro com jovens e dirigentes da UEB, foto que foi escolhida pelo jornalista Burnier por representar o espírito com que o ex-presidente enfrentou e superou dificuldades.
          Pela história de vida de José Alencar, o livro vale a leitura.
Confira no link abaixo a reportagem do Jornal Nacional do lançamento do livro:

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MARANHÃO participa do 7º ENED em Teresina

Teresina (PI) vai sediar a partir desta sexta-feira, 16, até domingo, 19, o 7º Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes do Movimento Escoteiro, sob a coordenação da Região Escoteira do Piauí.
O evento será realizada no Auditório da Casa de Retiros Santo Afonso (bairro Socopo - zona Leste de Teresina).
Na pauta do encontro, troca de experiências, reflexões sobre a prática do Escotismo, busca de soluções para os problemas enfrentados nas regiões escoteiros e novas perspectivas do Movimento Escoteiro no Nordeste.
Além das discussões temáticas que nortearão o encontro, será também uma oportunidade de confraternização entre os participantes, já que estão inscritos integrantes de todos os estados nordestinos.
Segundo o Diretor Presidente da Região Escoteira do Maranhão, Antonio Nunes, o Maranhão está levando para o 7º ENED, uma  delegação  com 22 membros, o que demonstra o compromisso dos adultos com a qualidade do exercício do trabalho voluntário na formação eficaz e contínua, promovendo ainda mais esta ferramenta educacional que é o Movimento Escoteiro.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

II Acampamento Regional do Ramo Escoteiro é realizado com sucesso!

A Diretoria Regional resgatou no seu calendário 2011 o II ACAMPAMENTO REGIONAL DO RAMO ESCOTEIRO, realizando nos dias 26, 27 e 28 de agosto o II ARE. O primeiro foi realizado a mais de 10 anos, e muitos chefes que atuaram neste acampamento, participaram ainda como membro juvenil do I ARE.
 O II ARE teve uma estrutura diferenciada dos tradicionais acampamentos escoteiros. Para os três dias de atividade foi montada uma aldeia escoteira, onde todos armaram suas barracas em um grande círculo no Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo.
O Coordenador Geral da atividade o Diretor Márcio Nava, recebeu os escoteiros dando boas vindas e falando das orientações deste acampamento diferenciado.
 Participaram deste acampamento o 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, 4º Grupo Escoteiro Vinsconde de Cayru, 10º Grupo Escoteiro Piatã e 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento. Os escoteiros dos grupos realizaram o hasteamento das bandeiras.
O Diretor Presidente da Região Chefe Nunes teve a honra de renovar a promessa do Chefe Marcelo Sousa, lembrando aos escoteiros que "um dia o chefe Marcelo já esteve do lado de lá, como membro juvenil, e um dia os escoteiros participantes do II ARE também estarão sendo chefes, retribuindo com amor o que receberam com amor".
 Diversos jogos animaram o acampamento com o revezamento das Patrulhas nas bases montadas ao longo do campo. 
O BOLICHE HUMANO foi uma das bases que fizeram a alegria dos jovens escoteiros.
Na base do  CAVALEIRO MEDIEVAL as patrulhas viveram o espírito de equipe, onde cada escoteiro teve que atingir com sua lança o círculo de fogo montando o seu cavalo ora sentado, ora em pé, ora vendado.
A CORRIDA DAS CANELETAS exigiu das patrulhas ciclonismo, agilidade e união, tendo como objetivo transportar através de caneletas, esferas de energia (bolas de gude, de tênis e ping pong) de um local para o outro.
 A base do FUTEBOL DO ASSOPRO fez com que os escoteiros descobrissem a força do revezamento, a agilidade do assopro como fonte de direção e a agilidade física, vibrando coletivamente com cada gol conseguido.
CHUTE PELO ESPELHO promoveu nos jovens a descoberta de uma forma diferente de ver o mundo. Uma pequena mudança de paradigma demonstra grandes diferenças.
A base LANÇAR E CAÇAR BOLINHAS levou os jovens a trabalharem o senso de direção, intensidade e controle motor, além do desafio de vencer o tempo.
Após uma manhã de confraternização e alegria, chegou o momento de alimentar o corpo com um saboroso almoço preparado pelos adultos voluntários.
Baden-Powell quando implantou o sistema de patrulha percebeu que os laços são construídos com a união dos momentos vividos. Patrulha que come unida, permanece unida.

Com o apoio dos Bombeiros do Estado do Maranhão diversas bases foram montadas no II ARE.
O SALVAMENTO EM ALTURAS foi uma experiência que levou cada escoteiro a aperfeiçoar as técnicas já conhecidas de arvorismo.
A base ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR capacitou os jovens sobre a importância dos primeiros socorros em acidentes com cortes, picadas de animais e hemorragias.
A base de MACAS IMPROVISADAS ampliou  aos jovens escoteiros as possibilidades de construção de macas com o uso criativo dos recursos ao alcance da pessoa prestadora do socorro.
TRANSPORTE DE ACIDENTADOS, com o apoio dos bombeiros, os jovens aprenderam algumas técnicas de como transportar vitimas de acidentes, preservando o máximo a integridade física para não gerar sequelas ou complicações no quadro do acidentado.
Durante as  baterias de conhecimentos enriquecedores os jovens receberam também, capacitação sobre noções de combate a incêndios, conhecendo os tipos de extintores e o seu uso adequado.
Após uma tarde de capacitações e muitos conhecimentos, diversos jogos fizeram a alegria dos escoteiros. 
Na noite de sábado foi realizada a grande festa escoteira com a cerimônia do Fogo de Conselho reunindo as tropas dos grupos escoteiros, chefia, pais e convidados. Várias esquetes, canções e saudações alegraram esta noite. Além da canção da despedida tendo ao fundo fogos de artifícios. 
Com o apoio da Policia Militar do Estado do Maranhão que voluntariamente vieram somar forças com o II ARE, no domingo diversas bases foram montadas por esses profissionais da segurança pública.
A base de CORDAS envolveu diversos desafios, a cada um, os jovens superavam os seus limites, venciam o medo e fortaleciam a sua essência.
O Escoteiro é conhecido mundialmente pelo domínio dos nós e amarras, durante a atividade esta base proporcionou trocas de experiências entre o Movimento Escoteiro e os instrutores da polícia militar.
O Comando Especial de Operações da Polícia Militar fez uma exposição da  sua infra estrutura,  demonstrando os aspectos que envolvem além da segurança a imagem da policia como promotora da cidadania e parceira da comunidade.
Entre uma base e outra as patrulhas se revezavam em um dinâmico e emocionante pebolim humano, para em seguida partirem para a emoção da trilha.
Finalizando num estilo tipicamente escoteiro, foi realizada uma trilha no juçaral do Campo Escola, utilizando o sistema de fio de ariadne. Este tipo de atividade fortalece o espírito de equipe, pois os escoteiros se apoiam mutuamente; prepara o jovem para enfrentar desafios futuros pois eles conseguem vencer o desafio do desconhecido e fortalece a sua confiança, pois confia em si mesmo, na equipe e nos chefes que são os guardiões da sua segurança.
A Diretoria Regional do Maranhão 
agradece os Coordenadores do II ARE
  Márcio Nava, Cláudio Barros, Guadalupe Barros e a Equipe
que durante vários meses trabalharam com carinho todos os detalhes do acampamento. O sucesso da atividade deve-se principalmente a esses chefes que não mediram esforços na dedicação para a realização do II Acampamento Regional do Ramo Escoteiro.
MUITO OBRIGADO!
1º G E Coelho Neto:
Almir Almeida
Márcio Nava
4º G E Visconde de Cayru:
Claudio Barros
Guadalupe Barros
Benedito (Biné)
Gionvanni Gama
Fabiane Pereira
Leonilio Silva
Ina
Vinicius Abreu 
Bia Cardoso
Pedro Henrique
Colbert
10º G E Piatã:
Antonio Nunes
Tassio Campos
Isolda Nunes
20º G E  José Ribamar Nascimento:
Marcelo Sousa
Giorgio Bastos
Gene Nelson
Alder Garrido
SEMPRE ALERTA PAR SERVIR!
FOTOS: Isolda, Márcio e Cláudio