quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Acontece neste final de semana, 28 a 30 de outubro de 2011 (sexta, sábado e domingo) o Curso Básico para Escotista, no Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo. O curso é uma realização da Região Escoteira do Maranhão.

  ALERTA!   ESCOTISTAS e EQUIPE de FORMAÇÃO:
  • O campo estará aberta a partir das 17:30h do dia 28/10/11 (sexta-feira);
  • Leva jantar de sexta-feira (bóia fria);
  • Levar barraca (cada Grupo Escoteiro deve levar as suas barracas de acordo com o número de participantes); 
  • O campo será montado por patrulha;
  • Levar material individual de camping;
  • Levar o traje escoteiro completo;
  • Presença integral no curso (sexta, sábado e domingo);
  • Alerta cursantes para as tarefas prévias.
EQUIPE de FORMAÇÃO:
Coordenadora de Formação: Alga Maria
Diretor do Curso Báscio: Antonino Pio
Formadores: Alga, Antonino Pio, Adna, Graça, Gene Nelson, Laura, Johnny, Márcio, Moisaniel, Nunes, Paulo Neto, Pedro, Sarah.

INSCRITOS NO CURSO:
  1. Ana Carolina Ferreira Caldeira (20º GEJORNA)
  2. Alsenia Silva do N. Almeida (1º GECON)
  3. Ana Beatriz Guimarães Cardoso (4º GEVIC)
  4. Antonio José Almeida Veras (4º GEVIC)
  5. Bertoldo Henrique Turczinski Neto (10º PIATÃ)
  6. Cintia Sousa (1º GECON)
  7. Clarfton Ronald Marques de Souza (4º GEVIC)
  8. Débora Soares Nunes (10º PIATÃ)
  9. Fabiene Araujo Pereira (4º GEVIC)
  10. Gabriel Moreira Lima Taveira (20º GEJORNA)
  11. Giorgio Augusto da Silva Bastos (20º GEJORNA)
  12. Graciana Rodrigues Correa Araujo (1º GECON)
  13. Iainaireram Marques Lavra (4º GEVIC)
  14. Ildejan de Sousa Ferreira (1º GECON)
  15. Lucas Andrade Mello (20º GEJORNA)
  16. Lucas Caracas de Figueiredo (10º PIATÃ)
  17. Luciano Caracas Frazão (10º PIATÃ)
  18. Mariana Cerveira Carvalho (20º GEJORNA)
  19. Maxlow Carvalho Furtado (4º GEVIC)
  20. Paula Ângela Pereira Guimarães (4º GEVIC)
  21. Ronaldo Rodrigues Araujo (1º GECON)
  22. Raimundo Benedito Aires Júnior (4º GEVIC)
  23. Sarah Rebeca Araujo de Queiroz (20º GEJORNA)
  24. Sérgio Sousa Cavalcante (1º GECON)
  25. Tamila Luz Campos (10º PIATÃ)
  26. Vinicius Sousa Abreu (4º GEVIC)
  27. Victor Eduardo de Oliveira Coqueiro (10º PIATÃ)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

JOTI, cada vez melhor!

,
Durante dois dias milhares de jovens de todos os cantos do mundo se encontram para um "bate papo" e troca de experiências  no maior  encontro de escoteiros na internet que acontece todo ano, é o JOTI - Jamboree Mundial Escoteiro na Internet. 
O JOTI oferece uma oportunidade impar de se fazer novas amizades com escoteiros pelo mundo, além de particpar de uma mega gincana entre os escoteiros brasileiros. 
 Essa gincana é uma maneira dinâmica e divertida de criar laços de amizades e confraternização.
Na gincana não existem vencedores ou perdedores, porque o verdadeiro desafio da base é superar os seus próprios limites completando todas as tarefas propostas.
A Região Escoteira do Maranhão participou pela terceira vez consecutiva do JOTI, que este ano aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro, e foi Coordenada pelo Diretor de Métodos Educativos, Márcio Nava. Participaram da Atividade 104 escoteiros divididos em três  locais diferentes:
Na Unidade Escolar Sagarana com o 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, o 10º Grupo Escoteiro Piatã e o 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento.
No SESC Turismo Olho d'Água com o 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru.
 E na cidade de Balsas-MA o 8º Grupo Escoteiro Buriti.
 Nosso especial agradecimento ao Coordenador do JOTI, Márcio Nava que não tem medido esforços e a cada ano tem realizado com sucesso a atividade.
Fraternais agradecimentos aos Chefes dos Grupos Escoteiros pelo incentivo e apoio durante o JOTI.

Agradecemos também ao nosso parceiro Don Irdara Restaurantes, nas pessoas de Júnior e Camila, que sempre apoiam as atividades regionais, e no JOTI não foi diferente.

domingo, 16 de outubro de 2011

III Acampamento Regional de Lobinhos! "uma aventura na Jângal"

O III Acampamento Regional de Lobinhos, foi  realizado com total sucesso, tudo aconteceu com muita organização, tanto os adultos como os jovens estavam bastante motivados durante toda a atividade, a aprovação foi unânime por todos os participantes, principalmente pelos lobinhos que além de se divertirem, fizerem novas amizades e ainda aprenderam bastante com os velhos lobos.
Com o tema: "uma aventura na Jângal", o acampamento aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro, e o local não poderia ter sido outro, o nosso Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo (Paço do Lumiar), que ofereceu todo o suporte para a aventura dos lobinhos.
Com uma vasta programação o acampamento proporcionou aos lobinhos atividades variadas e interessantes, além de promover a integração entre os jovens.
Durante todo o acampamento os Lobinhos estavam sempre prontos para desenvolver o seu Melhor Possível!




Foram realizadas atividades diversificadas como religiosa, social, intelectual, trabalho em equipe,  e também o tipo de atividade que os lobos mais gostam, pois lobinho não anda, corre: atividades físicas.
Durante o acampamento os lobos tiveram capacitação de acender fogueira e preparar uma bebida quente.
Capacitação de prevenção de acidentes dada pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão, em que os lobos aprenderam a apagar o fogo em botijão de gás.
Os jovens receberam também capacitação de primeiros socorros e conheceram os equipamentos utilizados pelos socorristas, inclusive a ambulância.
Os bombeiros ainda proporcionaram muita emoção e alegria com uma atividade radical com corda.
O ponto alto do acampamento foi a Flor Vermelha onde os lobinhos cantaram e brincaram apresentando esquetes divertidas.
Participaram do III Acampamento Regional de Lobinhos, o 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto,  4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru, o 10º Grupo Escoteiro Piatã e o 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento.
A Região Escoteira do Maranhão parabeniza e agradece o Coordenador Geral da atividade Francisco dos Santos pelo excelente trabalho realizado. 
Agradecemos também a toda  equipe organizadora, aos chefes, assistentes, pioneiros, pais e dirigentes dos Grupos Escoteiros que contribuíram para o sucesso deste acampamento. 
Nosso fraternal agradecimento ao:
 Corpo de Bombeiros; a Eduardo e Fracinaura,  pelo apoio; e ao Senador Cafeteira e Janaína Cafeteira, pelo patrocínio.
Nosso muito obrigado também a Júnior, Camila e ao nosso parceiro "Don Irdara Restaurantes",  que ofereceu um delicioso almoço aos lobinhos.

Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Congresso Escoteiro Nacional nos 400 anos de São Luís

Nesta terça-feira, dia 11 de outubro de 2011, a Diretoria da Região Escoteira do Maranhão foi recebida no Palácio La Ravardiere pelo Coordenador Executivo do Programa São Luís 400 anos, o Sr. Sofiane Labidi, que comunicou oficialmente que o XVIII Congresso Escoteiro Nacional fará parte do calendário oficial das comemorações dos 400 anos da cidade de São Luís. 
Na oportunidade o Diretor Presidente Antonio Nunes e o Vice-Diretor Presidente Márcio Nava, colocaram o Movimento Escoteiro a disposição para as comemorações do aniversário de fundação de São Luís em 2012.

Maranhão participa da reunião do Conselho Consultivo

No último final de semana 8 e 9 de outubro de 2011 os Diretores Regionais dos Estados Brasileiros, se reuniram no Centro Cultural do Movimento Escoteiro (CCME), no Rio de Janeiro, para uma reunião histórica, marcando um novo modelo gestor da UEB.
O Presidente da União dos Escoteiros do Brasil,  Rubem Tadeu Cordeiro Perlingeiro, na abertura da reunião do Conselho, deu boas vindas a todos e falou do compromisso da Diretoria Executiva Nacional (DEN)  em fortalecer cada vez mais o Movimento Escoteiro, enfatizou a importância do Conselho Consultivo, que é formado pelos Diretores Regionais de todos os Estados.
Participaram também da Reunião do Conselho Consultivo, o Presidente do Conselho de Administração Nacional (CAN), Ivan Alves do Nascimento, o Conselheiro Braulio André Dantas da Silva, além dos Diretores do Escritório Nacional.
O Diretor da Região Escoteira do Maranhão, Antonio Nunes, presente a reunião do Conselho Consultivo, apresentou as ações e conquistas que vem sendo desenvolvidas para receber o Brasil no XVIII  Congresso Escoteiro Nacional 2012 em São Luís.
Durante sua apresentação, o Diretor enfatizou que estava ali representando  todos os voluntários maranhenses, que estão mobilizados, não medindo esforços, para realizarem um bom congresso e receberem bem os irmãos escoteiros.
Durante o encontro os Diretores Regionais visitaram o local  sede do Jamboree de julho/2012 onde conheceram toda a infraestrutura do local do evento.

Estavam presentes a Reunião do Conselho Consultivo os Diretores Regionais do Estado do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Distrito Federal, Góias, Amazonas e Rio de Janeiro.
Este encontro foi um momento especial, pois marcou o compromisso da Direção Nacional com a gestão participativa e consequentemente o crescimento do Escotismo no Brasil.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mutirão de Ação Comunitária no Maranhão

A Rede de Jovens Líderes da Região Escoteira do Maranhão promoveu neste domingo, dia 02/10/2011, no Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo (Paço do Lumiar),  o 13º MUTCOM com o tema:  
NADA se PERDE, TUDO se APROVEITA!
Participaram desta ação o 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, 5º Grupo Escoteiro Domingos da Silva Borges, o 10º Grupo Escoteiro Piatã e o 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento.
Os participantes da atividade reunidos para o hasteamento das bandeiras, onde foi divulgada a programação da ação.
 A primeira palestra teve como tema: reaproveiramento total dos alimentos, ministrada pela palestrante Elaine Cristina Fernandes, que é Professora do Curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, que com uma brilhante exposição demonstrou que todo alimento pode ser aproveitado. A professora Elaine é graduada em Hotelaria e tem formação Pedagógica de Docente (habilitação em inglês e espanhol). É pós-graduada em Tecnologia de Alimentos e em Gestão e Planejamento Estratégico de Recursos Humanos. Após a palestra a Professora recebeu do Núcleo de Jovens Líderes o certificado de participação do 13º MUTCOM.
Dando continuidade a programação foi realizada, no "canto de conversa Baden-Powell" a segunda palestra com o tema: alimentação saudável, que foi ministrada pela Sra. Ana Letícia Burity da Silva que é graduada em Hotelaria com especialização em Tecnologia de Alimentos e em MBA em Entreterimento e Gastronomia. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Maranhão e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Maranhão.
Para participarem do concurso, como jurados, para escolherem os melhores pratos e sucos, foram convidados, a Professora Elaine Cristina; o Pioneiro Francesco Amabile, que já tem habilidades em preparar pratos e esta viajando para a Itália para estudar gastronomia; e o Coordenador Geral do MUTCOM da Região do Maranhão, o Vice-Diretor Presidente da UEB MA Márcio Nava .
O primeiro colocado no concurso de pratos feitos com o aproveitamento total dos alimentos foi a Tropa Escoteira Nascimento do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento, com o prato "batata a la nascimento".  

O segundo prato ganhador do concurso foi o da Tropa Escoteira Tupinambá do 10º Grupo Escoteiro Piatã, com prato denominado "farofa apizzarada tupinambá"
 A equipe julgadora dos pratos, fez a degustação dos alimentos preparados pelas Tropas, e a seguir iniciou o julgamento da segunda bateria de avaliação envolvendo sucos. Os critérios de julgamento adotados foram criatividade, apresentação, sabor, valor nutritivo e praticidade no preparo nos acampamentos. Os sucos selecionados foram:
A Patrulha Aruan da Tropa Sênior do 20º GE José Ribamar Nascimento, preparou o suco denominado "refrigerante natural" que tem na sua composição: cenoura, suco de limão, suco de laranja e açúcar.
A Patrulha Pirahã da Tropa Sênior do 10º GE Piatã apresentou o suco denominado "melan-uva" preparado com uva, melancia.
A Patrulha Campa da Tropa Sênior do 20º GE José Ribamar Nascimento, distribuiu para a comissão julgadora o suco "Charola" que tem na sua preparação chá de erva cidreira, linhaça, acerola e açúcar.
O 5º Grupo Escoteiro Domingos da Silva Borges apresentou a receita do suco "maracujá fabuloso" em que são utilizados os ingredientes: maracujá, laranja, hortelã e açúcar.
Seguindo uma programação diversificada e atraente, foi realizada também uma oficina de alimentos vegetarianos, coordenada pela Escritora Eva Nunes Chatel, graduada em Letras e Professora da Universidade Federal do Maranhão e da Aliança Fancesa. Professora Eva é vegetariana a 20 anos e morou na França, onde aprimourou seus conhecimentos. Esta oficina nos proporcionou conhecer mais sobre os alimentos vegeratianos, esclarecendo dúvidas, e ensinando a preparar de alimentos a base de soja.
O 13º MUTCOM teve  a participação de moradores da comunidade próxima ao Campo Escola Escoteiro, fruto de uma ação do Núcleo de Jovens Líderes que divulgou com antecedencia a atividade, distribuindo panfletos e conversando com a comunidade.
 Após a oficina foi distribuído para degustação, os alimentos preparados a base de soja.
O 13º Mutirão Nacional de Ação Comunitária recebeu a visita da Escotista Neucy e da Lobinha Maria Paula do 2º Grupo Escoteiro Bernardo Sayão da cidade de Anapólis-GO. Na oportunidade o Diretor Presidente da UEB MA, Antonio Nunes, deu boas vindas as visitantes, e falou da grande força que é a fraternidade do Movimento Escoteiro. A escotista Neucy agradeceu o acolhimento recebido dos irmãos escoteiros maranhenses.
Finalizando a atividade o Coordenador Geral do 13º MUTCOM no Maranhão, o Vice-Diretor Presidente da UEB MA, Márcio Nava, parabenizou a organização do evento feita pela Rede de Jovens Líderes, e agradeceu também a participação de todos os presentes, enfatizando que com atividades assim se promove o crescimento e o fortalecimento do Movimento Escoteiro em nosso Estado.
 A Região Escoteira do Maranhão agradece a participação de todos os jovens escoteiros, dos pais/responsáveis e moradores da comunidade, presentes ao evento. Agradecemos também ao Coordenador Geral do MUTCOM Márcio Nava, e aos adultos voluntarios do 1º GECON, 5º GEARDOSB; 10º GE PIATÃ e 20 GEJORNA, que colaboraram para o sucesso desta atividade.
Nossos agradecimentos especiais a Rede de Jovens Líderes pela organização e execução desde evento.
Paulo Neto - Coordenador (20º GEJORNA)
Beatriz Cardoso - Coordenadora (4º GEVIC)
Mayara Cerveira - Comunicadora (20º GEJORNA)
Débora Nunes - Comunicadora (10º PIATÃ)

Rede de Jovens Líderes - Colaboradores: Lucas (20º GEJORNA); Luciano (10 PIATÃ); Francesco (20º GEJORNA); Jean (20º GEJORNA); Jonhny (20º GEJORNA); Mariana (20º GEJORNA); Rodrigo (20º GEJORNA); Sarah Amaral (20º GEJORNA); Vinicíus (4º GEVIC); Tamila (10º PIATÃ).

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!