sábado, 28 de janeiro de 2012

Vamos fazer a DIFERENÇA... Vamos ao Shopping Rio Anil fazer a BOA AÇÃO do dia!
PARTICIPE!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Região Escoteira do Maranhão promove

Com o objetivo de proporcionar uma permanente atualização na Política de Gestão de Adultos, a Diretoria de Métodos Educativos e a Coordenação de Formação da União dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão realizará no próximo final de semana, o I Seminário para Assessor de Formação.
O Seminário  está embasado no novo Manual do Assessor Pessoal de Formação que foi lançado recentemente pela União dos Escoteiros do Brasil - UEB, e que está de acordo com as Diretrizes Nacionais para Gestão de Adultos.
Com esta ação a Região do Maranhão dá um salto na qualidade dos seus voluntários, que estão sempre sendo auxiliados na sua qualificação, pois com isso estarão mais aptos a  desempenharem adequadamente e com qualidade a sua função, além de serem incentivados a manterem continuamente a sua própria  formação.
Evento: I Seminário para Assessor Pessoal de Formação.
Quando: 29 de janeiro de 2012 - domingo
Horário: das 8:30 às 12:30 h
Onde: Sede do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto - Av. São Luís Rei de França, 1103 - Turu (Maçonaria em frente a empresa Granero e do restaurante Panela de Minas).
Participação: Dirigentes e Escotista com o Nível Básico concluído.
Valor: Não será cobrada taxa de participação.
PARTICIPE!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Jovens Líderes lançam campanha


O Movimento Escoteiro é atualmente a maior ONG, que reúne no mundo mais de 29 milhões de jovens em 250 países, e tem como objetivo formar uma juventude que vivencie a cidadania ativa.

Temos hoje no Estado do Maranhão, a oportunidade de ver na prática este objetivo, por meio da Rede de Jovens Líderes, que é formada por Escoteiros de 18 a 25 anos, que está lançando a Campanha BOA AÇÃO PELA VIDA, campanha que atuará numa questão de grande importância para a saúde pública do nosso Estado,  que é a da Doação de Sangue e órgãos e que está sendo organizada pelo Núcleo de Jovens Lideres do Maranhão.

Através desta campanha, os jovens Escoteiros maranhenses, estão desenvolvendo ações concretas para aumentar a quantidade de doadores de sangue e de doadores de Medula Óssea, pois no Brasil existe cadastrados no banco nacional apenas 800 mil doares, um quantitativo muito baixo comparado com outros países, como os Estados Unidos que são 9 milhões  doadores cadastrados.

Fato é, que não precisamos esperar que problemas aconteçam com a gente,  com um familiar ou um amigo para que se possa começar a atuar na solução dos mesmos. Chegou o momento das pessoas do bem se unirem para transformar para melhor a nossa sociedade.

A campanha envolve além dos itens já citados a conscientização de pessoas para a importância da doação de órgãos. Parte da nossa população não sabe que no Maranhão já é realizado pelo Hospital Universitário, o transplante de rim e córnea, e que este hospital  está apto a fazer a coleta no momento em que familiares, ao perder um ente querido, façam a opção pela preservação da vida através da doação dos órgãos. Já foram 621 pessoas beneficiadas com o transplante de córnea, mas ainda existem mais de 700 na fila de espera. Em relação ao rim, 354 pessoas já tiveram uma vida nova com o transplante, mas ainda tem 300 pessoas na fila de espera, tendo como a hemodiálise a única forma de permanecerem vivas.

A Campanha “Boa Ação Pela Vida” desenvolvida pelo Movimento Escoteiro consiste em divulgação por meio de material publicitário de conscientização, palestras e uma mobilização que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2012, com stands no Shopping Rio Anil, onde a HEMOMAR, o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO e os ESCOTEIROS, unidos, estarão desenvolvendo um trabalho de conscientização culminando no dia 28 com a doação, onde o caminhão da HEMOMAR estará fazendo coletas de doares no estacionamento do Shopping Rio Anil.
PARTICIPE!
SEJA DOADOR

CONSCIENTIZE A DOAÇÃO

Contamos com o apoio da FAMÍLIA ESCOTEIRA.
DATA: 26, 27 e 28/01/2012
LOCAL: SHOPPING RIO ANIL

sábado, 7 de janeiro de 2012

XVII Congresso Escoteiro Nacional

  PARTICIPE!  

Já está disponível o novo Guia de Especialidade da UEB


O Novo Guia de Especialidades já está disponível na Loja Escoteira Nacional, com conteúdo atualizado e com novas 33 especialidades. 
Este trabalho contou com a contribuição de Escotistas de todo o Brasil. O resultado é um material moderno, atraente e educativo.

Conheça a nova literatura do Ramo Lobinho

O conjunto de literatura é formado por cinco títulos: Para os Escotistas do Ramo existe o “Manual do Escotista Ramo Lobinho”, que reúne todos os conceitos e práticas da aplicação do programa, e o “Escotistas em Ação, Ramo Lobinho”, que é um livro de bolso com as informações mais relevantes. Para as crianças existe o livro de bolso “Alcatéia em Ação”, com informações gerais para a vida na Alcatéia e específicas para o Período Introdutório; e o “1° Guia do Caminho da Jângal” e “2° Guia do Caminho da Jângal”, com conteúdo de apoio aos lobinhos e lobinhas no sistema de progressão. Todos os novos livros já estão publicados e estarão disponíveis na Loja Nacional a partir do dia 9 de janeiro de 2012. Os dois livros de bolso, a exemplo dos outros Ramos, também estão disponíveis em arquivo digital para download no site da UEB.