quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Jovens do 4º GEVIC recebem distintivos especiais

Em solenidade realizada no dia 25/02/2012, o 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru, fez a entrega de distintivos especias para Lobinhos e Guias do Grupo. Este momento especial demonstra o trabalho que o 4º GEVIC vem desenvolvendo ao longo dos anos, incentivando e promovendo a conquista de graduações dos jovens.
Os lobinhos Miguel Ângelo da Silva Furtado e João Gabriel Guimarães Lima, receberam distintivo e camisa pela conquista do maior grau do Ramo Lobinho, o  "CRUZEIRO DO SUL".
Na foto o Diretor Regional Márcio Nava, a representante do SESC, Eusamar Baima, o Diretor do Grupo Chefe Alberto, e as Guias Bárbara Isadora Bueno e Beatriz Pantoja Bertrand Costa, que receberam o Distintivo Especial do maior grau do Ramo Sênior,  "ESCOTEIRO DA PÁTRIA".
A Região Escoteira do Maranhão parabeniza o 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú e os jovens pela especial e bela conquista.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Escoteiros do Brasil são destaque no JOTA mundial

No Relatório Mundial do 54º Jamboree no Ar, elaborado pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, o Brasil teve a maior e mais expressiva participação no JOTA 2011 dentre todos os países participantes, sendo o maior contingente de participantes, o maior número de estações de radioamadores participantes e o segundo maior percentual de participação em relação ao contingente nacional.
Este relatório demonstra o excelente trabalho de mobilização realizado pela equipe da UEB Nacional  e pela Equipe  Nacional de Radioamadores,  atingindo tal performance.
Temos certeza que essa contribuição terá reflexos positivos para o Escotismo no Brasil.
SEMPRE ALERTA!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

1º Grupo Escoteiro Coelho Neto

O 1º GRUPO ESCOTEIRO COELHO NETO, primeiro grupo maranhense que conquista a Certificação de GRUPO PADRÃO OURO, em reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelos dirigentes, escotistas, pais, colaboradores e jovens, nas áreas de administração, crescimento efetivo, formação de adultos, aplicação do método escoteiro, participação na comunidade, divulgação do Movimento Escoteiro e realização de atividades.
(Nesta foto parte dos membros do grupo)
O 1º GECON ao longo de 2010 e 2011  vem conquistando méritos como o Prêmio Aurélio Azevedo Marques, Distintivo de Recrutador e outros, o que demonstra a dedicação e esforço dos seus voluntários ao Escotismo.
A Região Escoteira do Maranhão parabeniza a todos que fizeram, mais uma vez, o 1º GECON brilhar.
BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!

SEMPRE ALERTA!
DIRETORIA REGIONAL

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

1º GECON ganha novamente Prêmio Nacional

1º Grupo Escoteiro Coelho Neto ganha pelo segundo ano consecutivo o Prêmio AURÉLIO AZEVEDO MARQUES, concedido pela União dos Escoteiros do Brasil, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo grupo, em relação ao crescimento efetivo de membros registrados em 2011.  
O 1º GECON receberá o troféu do prêmio no Congresso Escoteiro Nacional, que acontecerá em abril de 2012 em São Luís.

GRUPO ESCOTEIRO COELHO NETO RECEBE TAMBÉM CONVITE PARA PARTICIPAR DE LIVRO
O 1º GECON recebeu convite da Coordenação Nacional do Mutirão Escoteiro de Ação Comunitária - MutCom, para fazer parte de um manual intitulado "Experiências bem sucedidas em alimentação e nutrição -  Práticas Escoteiras". Este livro relatará as experiências da última atividade do MutCom, demonstrando que os Escoteiros são capazes de fazer a diferença.
Em mais de 200 relatórios foram selecionados apenas 36, entre estes o relatório do Grupo Escoteiro Coelho Neto.  
Parabéns a todos que fazem o  1º GECON por estas conquistas.
BRAVO, BRAVO, BRAVISSÍMO!!!

  
Confira abaixo os Grupos Escoteiros do Brasil que receberão o troféu prêmio "Aurélio Azevedo Marques 2011":
 Águia Branca - 151/SP
Amizade - 69/SP
Aruanã - 272/SP
Alberto Mattioni -79/RS
Alferes Tiradentes  - 179/ MG
Do Mar Artifíces Náuticos - 64/RN
Ave Branca - 13/DF
Caiapós de Sertãozinho - 338/SP 
Caio Vianna Martins - 92/RJ
Chama Farroupilha - 183/RS
Chefe Josenildo Aparecido dos Santos - 40/RN
Cinco Várzeas - 22/BA
Coelho Neto - 01/MA
Coronel Vicente Torres Júnior - 107/MG
Curumins da Mantiqueira - 304/SP
Marista Irmão Dionysio Tonial - 301/RS
Forte Cumaú - 13/AP
Frei Caneca - 08 /PE
Gilwell-Park - 22/PA
Guayporé - 186/SP
Guia Lopes - 01/PE
Guia Lopes - 17/RJ
Guy de Larigaudie - 02/RN
Ibiraiaras - 118/RS
Lobo Guará - 331/SP
Marechal Rondon - 31/RJ
Professor Luiz Soares - 12/RN
Regimento Guararapes - 14/PE
Do Ar Santos Dumont - 17/PB
Santuário Ecológico Franciscano de Ipojuca - 13/PE
São Sebastião - 07/RN

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

155 anos de Baden-Powell

Se vivo fosse, Baden-Powell, fundador do Movimento Escoteiro, estaria, hoje, completando  155 anos.  Mas o ideal plantado por ele continua vivo contribuindo para a construção de um mundo melhor, por meio da formação de gerações e gerações de jovens empenhados em viverem o bem!

"Um Líder nunca morre, apenas parte antes de nós, deixando um legado de valores e ensinamentos em nossas vidas."

DIRETORIA da REGIÃO ESCOTEIRA do MARANHÃO

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Comunicado

A  Coordenação do XVIII Congresso Escoteiro Nacional - 2012, comunica a seleção para a Equipe de Serviço na Secretaria do referido evento, as Escotistas: Maria de Guadalupe Furtado Barros Paula Ângela Pereira Guimarães

Ficando assim o quadro de staf na Secretaria:
  1. Ronaldo Rodrigues Araujo - 1º GE Coelho Neto
  2. Graciana Rodrigues Correa Araujo - 1º GE Coelho Neto
  3. Bruno Rafael - 1º GE Coelho Neto
  4. Maria de Guadalupe Furtado Barros - 4º GE Visconde de Cayru
  5. Paula Ângela Pereira Guimarães - 4º GE Visconde de Cayru

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O Escotismo Maranhense tem representante oficial no Projeto Orla

2012 se inicia com novidades na Região Escoteira do Maranhão, uma delas é a escolha do Escotista, Chefe Ildejan de Sousa Ferreira (akelá do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto)como representante oficial do Movimento Escoteiro Maranhense no "Projeto Orla".
No dia 26 de janeiro, no auditório do IBAMA, foi realizada a primeira reunião de 2012, e o Akelá Ildejan, que é Profissional do Meio Ambiente, participou como membro efetivo da Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla no Maranhão.
O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima -  Projeto Orla, surge como uma ação  inovadora no âmbito do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União. No Maranhão a responsável pelo Projeto é a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA/MA, que criou uma Comissão Técnica, formada por representantes de diversas instituições não governamentais, comprometidas com a questão do meio ambiente, entre elas o Movimento Escoteiro
O objetivo institucional do Projeto Orla se orienta no sentido da descentralização das ações de planejamento, buscando implementar uma política nacional que harmonize e articule práticas patrimoniais e ambientais, com o planejamento de uso e ocupação desse espaço, que constitui a sustentação natural e econômica da zona costeira.
Assim o Movimento Escoteiro coloca em prática o ideal de Baden Powell de realizar  ações que contribuam para a construção de um mundo melhor!
Parabéns ao Escotismo e ao nosso representante no Projeto Orla, Akelá Ildejan.
SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2012, acontecerá o I Acampamento de Antigos Escoteiros do Maranhão, no Campo Escola Escoteiro (Paço do Lumiar), com a organização do CLÃ CAMARADE do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru.
O Acampamento faz parte do Projeto da Insígnia de BP, do Pioneiro Vinícius Sousa Abreu, que tem como objetivo divulgar amplamente o Movimento Escoteiro, visando com isso, o crescimento e fortalecimento do Escotismo em nosso Estado.
A ideia do acampamento é proporcionar também, a participação de antigos escoteiros dos grupos da Região, motivando e incentivando a volta dos mesmos ao Movimento.
Esta inciativa do Pioneiro Vinícius Abreu demonstra o momento especial que vive o Movimento Escoteiro Maranhense, que este ano, também receberá  dirigentes, escotistas e jovens líderes de todo o Brasil para  o XVIII Congresso Escoteiro Nacional e o Fórum Nacional de Jovens Líderes que será realizado de 27 a 29 de abril de 2012, em São Luís.
I Acampamento de Antigos Escoteiros
Data: 11 e 12/02/201
Local: Campo Escola Escoteiro (Paço do Lumiar).
Maiores informações sobre inscrição entre em contato com:
escoteirosantigosma@gmail.com
http:/ibpviniviusabreu.blogspot.com/
(98) 8103-8464 / 8859-1986
VAGAS LIMITADAS
PARTICIPE!

Sucesso na realização do I Seminário para Assessor de Formação


A União dos Escoteiros do Brasil - UEB lançou recentemente o Manual do Assessor de Formação Pessoal, e a Região do Maranhão em sintonia com a política nacional, realizou  o I Seminário para Assessor de Formaçãovisando padronizar  o  conhecimento e a prática nos grupos.
O diferencial deste seminário foi a  "quebra das paredes", adotando-se o princípio escoteiro do contato com a natureza. 
O trabalho dirigido em pequenos grupos de interesse, promoveu o aprofundamento nos conteúdos do manual.



 Compartilhar conhecimento através da experiência vivida por todos, qualifica ainda mais o belo trabalho voluntário desenvolvido pelo Escotismo.
A integração, a alegria e descontração, são características que sempre estão presentes nos jogos, e que foi, sabiamente, adotado por Baden Powell.
Duplicar conhecimento entre os irmãos de ideal é algo que o espírito escoteiro cultiva na alma do voluntariado.
A Região Escoteira do Maranhão agradece o trabalho dos palestrantes Alberto Júnior e Graça Pinto, a dedicação dos dirigentes e escotistas que participaram do evento. E parabeniza o Diretor de Métodos Educativos Márcio Nava e a Coordenadora de Formação Alga Maria pela iniciativa e pelo trabalho  realizado no I Seminário para Assessor de Formação.
SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Escoteiros realizam campanha com sucesso!


A cidade de São Luís, iniciou o ano de 2012 com uma campanha de sensibilização para a importância da doação de sangue e medula óssea, e a conscientização para a doação de órgãos, liderada pela Rede de Jovens Líderes do Maranhão. 
O grande diferencial desta ação é que o Movimento Escoteiro, de forma pioneira, foi o promotor da campanha, agregando parceiros importantes como o Hospital Universitário através da Central de Transplantes, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR) e o Shopping Rio Anil.
Nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2012, foi instalado no Shopping Rio Anil, o stand de informação e mobilização da campanha. Durante esses três dias, a Rede de Jovens Líderes, formada por  jovens de todos os Grupos Escoteiros de São Luís, se revessou diuturnamente, na mobilização da campanha, demonstrando com isso, a grandeza da grande fraternidade escoteira, fazendo de todos os grupos, uma só família.
A população que visita o Shopping Rio Anil é orientada e conscientizada para a importância da Doação.
Cidadão Escoteiro... contribuindo com a sociedade, transformando realidades!
CIDADANIA ATIVA! Ação vivida pelos jovens nesta campanha.
O crescimento individual através do contato direto com a sociedade, prestando um serviço ao próximo, realiza o sonho idealizado por Baden-Powell.
A força da parceira, na conscientização da sociedade para a importância das doações, com a contribuição da Assistente Social da Hemomar, Sra. Tereza.
  A estrutura do stande foi fundamental para o atendimento ao público no esclarecimento da importância desta campanha.
O Movimento Escoteiro e o Hospital Universitário,  através da Central de Transplantes,  unidos na construção de um mundo melhor.
O Diretor Presidente da Região Escoteira do Maranhão, Antonio Nunes, visita o Shopping Rio Anil e veste a camisa da campanha, panfletando e esclarecendo o público sobre a importância  do doador.
Durante o dia ou a noite, sempre é hora de mobilizar as pessoas.
A Coordenação do Núcleo de Jovens Líderes, reunido, avaliando o que já foi feito e o que ainda será realizado.
Caminhão da HEMOMAR, chega no Shopping Rio Anil, consolidando a campanha com a coleta de sangue.
O trabalho na organização e cadastro, no sistema de coleta de sangue.
A comunidade responde positivamente a campanha "BOA AÇÃO PELA VIDA!".
Chefe Nelson, do 206º Grupo Escoteiro Dom Bosco, de São Paulo, morando atualmente em São Luís, parabeniza a campanha, e faz a sua boa ação pela vida.
Colhendo os frutos...
Escoteiros... exemplo de Cidadania!
A coleta de sangue não se restringiu ao caminhão da Hemomar no Shopping Rio Anil, antecedeu aos dias da ação, e continuará através de outras realizações do Núcleo de Jovens Líderes ao longo do ano de 2012.
Durante a campanha diversos adultos voluntários dos Grupos Escoteiros visitaram o stand, apoiando e motivando a ação.
Parabenizamos os jovens que participaram da campanha. Agradecemos a todos os adultos voluntários, que como irmãos mais velhos, incentivaram, e contribuíram com esta ação, em especial a Celi Nava, Isolda Soares e Waldirene Oliveira, pelo apoio.
A Campanha Boa Ação pela Vida, teve também a cobertura dos meios de comunicação, com matérias veiculadas nos jornais "O Estado do Maranhão" e "Jornal Pequeno", além de reportagens exibidas pela TV Mirante e Difusora.
Confira, acesse os links abaixo: