quarta-feira, 27 de junho de 2012

Maranhenses participam de Curso Básico Escotista em Teresina

Durante o último fim de semana, Escotistas Maranhenses participaram do Curso Básico Escotista, na cidade de Teresina, promovido pela Região Escoteira do Piauí.
A Delegação do Maranhão formada por Escotistas de Balsas: Floriano e Sérgio do Grupo Escoteiro Buriti - 08/MA; Bacabal: Eriosmar e Paulo do Grupo Escoteiro Santos Dumont - 09/MA, e de São Luís: Isolda e Marcelo do Grupo Escoteiro Piatã - 10/MA, Adna, Sarah, Paulo Neto, Rodrigo, Marcelo Felipe, Jacinto e Isaac do Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento - 20/MA. 
Preocupada com a formação continuada dos Escotistas, a Região do Maranhão, através da sua Política de Gestão de Adultos, incentiva a participação dos voluntários nos cursos de formação, promovendo com isso a prática do Escotismo de qualidade.
Durante o curso foram realizadas diversas atividades, articulando teoria e prática. Enfatizando e valorizando tanto a prática realizada no cotidiano dos grupos Escoteiros, como a atualização e aquisição de novos conhecimentos.
O Curso Básico Escotista foi ministrado pela Equipe de Formação da Região Escoteira do Piaui, tendo a frente Chefe Gomes, Diretor do Curso.
Nossos fraternais agradecimentos aos Dirigentes e Escotistas da Região do Piauí, pela carinhosa acolhida.
BRAVO, BRAVÍSSIMO!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Movimento Limpa Brasil! Let's do it! acontece em São Luís!

É um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente.
A ideia é convidar os cidadãos para ajudar a limpar as cidades em um dia. E incentivar a reflexão para a mudança do hábito de jogar lixo fora do lixo. 
São Luís será a próxima cidade onde  acontecerá o movimento no dia 01 de julho de 2012, em parceria com o Movimento Escoteiro
A principal meta é despertar  a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades, e o que é mais importante, mantê-las limpas.
Conheça mais sobre o projeto, acesse:http://www.limpabrasil.com/site/

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Chefe Escoteiro é homenageado com Título Cidadão de São Luís

No último dia 12 de junho, em sessão solene na Câmara Municipal de São Luís o Chefe Escoteiro Alberto de Sousa Rocha recebeu o Título de Cidadão de São Luís.
Chefe Alberto, como é carinhosamente conhecido no Escotismo, merece o reconhecimento e os aplausos de todos, pela contribuição que tem dado ao longo dos anos para a sociedade maranhense, com o sucesso do trabalho que realiza com amor e dedicação, no Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú, formando cidadãos.
A sociedade e os Escoteiros do Maranhão prestigiaram a solenidade, entre eles o Diretor Presidente da Região Escoteira, Antonio Nunes e o Vice Diretor Presidente Márcio Nava, além de representantes dos Grupos Escoteiros de São Luís.
A União dos Escoteiros do Brasil Região do Maranhão Parabeniza Chefe Alberto, pelo reconhecimento do seu trabalho, desejando votos de sucesso cada vez maior.
BRAVO, BRAVÍSSIMO!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Diretor Regional participa de curso de formadores no Rio de Janeiro

O Maranhão,, representado pelo Diretor e Formador da Região, Márcio Jamenes Ferreira Nava, participou do Curso de Formadores (CF1) realizado  no Rio de Janeiro no período de 7 a 10 de junho
Formadores de 13 estados do Brasil participaram do Curso promovido pela Equipe Nacional de Gestão de Adultos da União dos Escoteiros do Brasil com o apoio da Região do Rio de Janeiro.
Durante o Curso, chefe Márcio compartilhou experiências e  consolidou conhecimentos. Demonstrando que a disseminação do conhecimento e as práticas compartilhadas são elementos essenciais para o dinamismo do Movimento Escoteiro
Nos dois últimos anos a Região do Maranhão ganhou novos formadores, preparados e fortalecidos no conhecimento e na prática do Escotismo de qualidade.
Parabéns chefe Márcio pelo exemplo de dedicação e amor ao Movimento Escoteiro.

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!

domingo, 17 de junho de 2012

Reunião com Dirigentes e Escotistas




Diretoria Regional realiza mais um curso com sucesso!

Dando continuidade ao projeto de capacitação dos adultos voluntários do Movimento Escoteiro, a Diretoria da Região do Maranhão realizou nos dias 02 e 03 de junho o Curso de Nível Preliminar para uma turma formada por novos Escotistas.
No dia 02 o curso aconteceu no SESC Turismo, sob o comando de Pedro Cardoso, Diretor do Curso. 
Antonio Nunes Diretor da Região deu boas vindas aos cursantes e falou da importância da formação continuada dos Escotistas do Maranhão.
O curso foi idealizado cuidadosamente, procurando mesclar palestras, dinâmicas interativas, jogos ativos, além de palestrantes convidados que atuam no movimento escoteiro e da Equipe de Formação que expressam a competência regional dos nossos formadores que durante o curso abordaram diversos focos da temática do Projeto Educativo do Movimento Escoteiro, proporcionando um melhor entendimento do Método Escoteiro.
O segundo dia do curso (03/06) foi realizado num cenário privilegiado pela natureza, a sede do Grupo Escoteiro Coelho Neto.
O Curso reuniu escotistas do G E Coelho Neto, G E Visconde de Cayrú, G E Piatã e GE José Ribamar Nascimento (grupo de São Luís), um escotista do Grupo Santos Dumont da cidade de Bacabal e membros da Associação Comunitária do Bairro do Bequimão (que em breve estará fundando um grupo escoteiro). 
o curso promoveu troca de experiências concretas, aproximando ainda mais os participantes.
Pausa para um coffee breck que ninguém é de ferro...!
 AGRADECIMENTOS
Nossos parceiros: 








Diretor do Curso:
    Pedro Cardoso
Palestrantes:
    Narcisa Rocha
    Guadalupe Barros
    Sarah Raquel Amaral
Equipe de Formação:
     Alga Maria
     Gene Nelson
     Graça Pinto
     Márcio Nava
Equipe de Apoio:
      Adilson Diniz
      Francisco dos Santos
      Rafael Santos

DIRETORIA DA REGIÃO ESCOTEIRA DO MARANHÃO
Sempre Alerta para Servir!