sexta-feira, 27 de julho de 2012

Delegação maranhense foi a maior do Nordeste no Jamboree 2012

Foi um sucesso a participação da Região do Maranhão no V Jamboree Nacional Escoteiro, que aconteceu de 15 a 20/07/2012, e reuniu mais de 4 mil jovens e adultos do Movimento Escoteiro na cidade do Rio de Janeiro
A delegação maranhense foi a maior do Nordeste e a nona do Brasil, uma das maiores na história do Escotismo do Maranhão, com 88 membros entre jovens e adultos.
Participaram  delegações dos Estados e do Distrito Federal, além de membros da fraternidade mundial que vieram do México, Paraguai e da França.
A proposta educativa do Jamboree está fundamentada nos conceitos básicos do Movimento Escoteiro, que é promover um ambiente alegre, de amizade e integração. 

Jamboree espaço para informar e conscientizar.
Além de envolver diversas atividades, são desenvolvidas também, ações e projetos que contribuem para a formação e superação dos jovens.
Com o tema: "muitas origens e um só país", as noites culturais no Jamboree foram enriquecidas com o  nosso folclore, apresentado pela delegação do Maranhão.
Além da participação dos jovens, os Pioneiros, os Escotistas e Dirigentes da UEB MA, participaram, trabalhando na organização e execução de módulos de atividades, condução de patrulhas e tropas, e no apoio de diversas estruturas no campo, contribuindo para o sucesso do maior acampamento escoteiro do Brasil.
Nossos fraternais agradecimentos. 



APOIO:





quarta-feira, 18 de julho de 2012

Escoteiros participam do Limpa Brasil em São Luís

Projeto nacional que visa limpar as cidades em um dia por meio de um mutirão de limpeza, com o objetivo de aumentar a percepção e a conscientização da população sobre a importância da mudança de hábito. O Let's do it! é um movimento que surgiu na Estônia e está alcançando o mundo todo. No Brasil a proposta é limpar todo o pais com a ajuda da sociedade civil e empresas provadas. Várias cidades do Brasil já participaram do Limpa Brasil, São Luís foi a primeira cidade do nordeste a realizar o projeto. 
O Movimento Escoteiro comprometido com a educação cidadã e com a formação de uma cultura de cuidado com o ambiente, de se criar hábitos e trabalhar comportamentos nos jovens e adultos, participou no último dia 1º de julho do Projeto Limpa Brasil em São Luís.
A principal meta do projeto é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades, e o que é ,ais importante mantê-las limpas.
Os Escoteiros de São Luís, coordenaram 20 postos de coleta do lixo, instalados em diversos bairros da cidade e nas praias da Litorânea.
Os voluntários catadores por um dia, participaram da ação, limpando as ruas dos bairros, colaborando assim para  uma cidade melhor.
O trabalhos desses voluntários que abriram mão do descanso do domingo, para se dedicarem a uma boa ação,  foi  fundamental para o sucesso da realização do projeto.
No final, aconteceu o show do cantor Tony Garrido, na Praça Maria Aragão, com a participação dos voluntários/catadores da ação.
A Diretoria da Região Escoteira do Maranhão agradece aos Grupos Escoteiros, Dirigentes, Escotistas, pais, e principalmente aos jovens escoteiros pelo envolvimento e dedicação, o que foi fundamental para o sucesso da ação Limpa Brasil.

Sempre Alerta para Servir!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Escoteiros do Maranhão presentes no V Jamboree Nacional

Faltam poucas horas para começar o grande encontro dos Escotieros de todo o Brasil, no Jamboree Nacional, que em sua quinta edição, com o tema: "Muitas origens, um só páis", acontecerá no Rio de Janeiro entre 15 e 20 de julho. 
O evento reuniá mais de 5 mil pessoas entre jovens e adultos do Movimento Escoteiro de todos os Estados, que montarão suas barracas nas instalações do Exército no Campo de Parada de Gericinó e da Federação Brasileira de Tiro Desportivo. Diversas atividades atraentes e eductaivas serão oferecidas aos jovens, mostrando ainda a diversidade cultural de nosso país com especial ênfase para a cultuira do estado anfitrião, o Rio de Janeiro.

O Maranhão estará presente com uma delegação de cerca de 89 participantes. Neste número estão incluídos os jovens escoteiros e sêniores, os adultos que os acompanham e os adultos que compôem as equipes de serviços (pioneiros e chefes que aplicam as atividades com os jovens), além de alguns dirigentes de Grupos Escoteiros e pais.
A Delegação Maranhense está sendo coordenada pelo Diretor Regional Cláudio Barros, e tem ainda a Chefe Sarah Amaral (Assessora Jurídica da UEB MA) como representante da Diretoria Regional no evento.
A Região Escoteira do Maranhão deseja um excelente Jamboree a todos os participantes.
SEMPRE ALERTA!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Grupos Escoteiros de São Luis apoiam a Procissão de São Pedro

No último dia 29 de junho, milhares de pessoas participaram da procissão em homenagem a São Pedro, que teve inicio com o cortejo marítimo onde 40 embarcações acompanharam a procissão
A procissão terrestre saiu da rampa Campos Melo no cais da Praia Grande, com grande queima de fogos de artifícios. 
O Movimento Escoteiro foi convidado especialmente para ficar responsável pelo cordão de isolamento que protegia o andor de São Pedro durante a procissão.
Seguindo pelas ruas do Centro de São Luís, fazendo diversas paradas para oração, até o Largo de São Pedro.
Durante a procissão  jovens tiveram o apoio dos Escotistas ldejan e Daniel do Grupo Escoteiro Coelho Neto e José Omar do Grupo Escoteiro Domingos da Silva Borges.
Após a procissão, os Escoteiros foram os guardiões do andor do santo, durante a missa campestre no Largo de São Pedro.
A missa foi celebrada pelo Bispo auxiliar de São Luís Dom José Carlos Chacorowski, e teve a participação de mais de três mil fiéis. 
Participou também da missa o estimado chefe Gene Nelson, que é devoto de São Pedro.
Durante a missa houve a entrada dos doze apóstolos representando o fortalecimento da igreja e o ofertório foi realizado por personagens do nosso folclore (cazumbá e índia).
No final os Escoteiros ajudaram a levar a imagem de São Pedro até a capela para a visita dos fiéis e após a organização do evento ofereceu um delicioso lanche aos jovens e agradeceu a importante participação deles na cerimônia.
Nossos fraternais agradecimentos aos:
Escoteiros que vivenciaram a 3ª Lei Escoteira
  • Fabrício (GE Coelho Neto - 01/)
  • Paulo Victor (GE Coelho Neto - 01/MA)
  • Vinícius (GE Domingos da Silva Borges - 05/MA)
  • Maria Clara (GE Domingos da Silva Borges - 05/MA)
  • Milton (GE Domingos da Silva Borges - 05/MA)
  • Ana Valéria (GE Piatã - 10/MA)
  • Murilo (GE Piatã - 10/MA)
  • Juliana (GE José Ribamar Nascimento - 20/MA)


Chefes Escoteiros pelo exemplo:
  • Daniel (GE Coelho Neto - 01/MA)
  • Ildejan (GE Coelho Neto - 01/MA)
  • José Omar (GE Domingos da Silva Borges - 05/MA)
  • Nunes (GE Piatã - 10/MA)
  • Gene Nelson  (GE José Ribamar Nascimento - 20/MA)

Sempre Alerta para Servir!