sexta-feira, 28 de setembro de 2012




Encontro Nacional de Comunicação Escoteira


Equipe Nacional de Comunicação & Imagem da União dos Escoteiros do Brasil promove em Brasília de 28 a 30/09/2012 o  2º Encontro Nacional de Comunicação Escoteira.
O encontro tem como objetivo reunir comunicadores escoteiros de todo o Brasil para que em um fraterno ambiente, ocorram capacitações, debate e consulta, onde todos farão parte da estratégia nacional de comunicação que visa o crescimento do escotismo nacional.
A Região Escoteira do Maranhão será representada neste evento pelo Pioneiro Vinicius de Sousa Abreu membro do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru e da Rede Regional de Jovens.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MUTPIO experiência na vida Pioneira

O maior evento nacional do Ramo Pioneiro, o XXV Mutirão Nacional Pioneiro - MUTPIO, vai acontecer entre os dias 15 e 18 de novembro/2012, em São Paulo/SP, e o tema é "Um mundo em uma cidade", referência à grande diversidade de culturas e povos na maior cidade do país. O evento vai reunir pioneiros, pioneiras e mestres de todas as partes do Brasil para trabalharem juntos em prol de comunidades, na periferia, promovendo reflorestamentos, reforma de centros comunitários, praças, hortas, uma biblioteca e um mutirão médico. O evento é uma ótima oportunidade para conhecer a diversidade que há em São Paulo, do centro à periferia.
Mas o Mutirão Nacional Pioneiro não é só trabalho! Os pioneiros e pioneiras vão poder conhecer a história e os pontos turísticos de São Paulo, através de atividades envolvendo mapas e missões pelos pontos turístico, noite da pizza, apresentação de bandas paulistas, e um passeio turístico noturno pelo centro e muito mais.
A Região Escoteira do Maranhão marcará presença no evento com a participação de membros do Clã CARAID do Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento e do Clã CAMARADE do Grupo Escoteiro Visconde de Cayru. 
A equipe de organização está empenhada em oferecer um evento que marque a vivência pioneira de todos os Pioneiros, Pioneiras e Mestres.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Candidatos assinam Pacto Escoteiro


O Pacto Escoteiro é uma proposta dos Escoteiros do Brasil para apresentar o Escotismo, suas principais características e necessi dades, com o objetivo de permitir o engajamento de forças políticas em prol do Movimento Escoteiro.

Destina-se aos candidatos(as) a prefeitos(as) e vereadores(as) das eleições municipais de 2012, para que incorporem, em suas plataformas eleitorais, as demandas do Escotismo. Além disso, nessa primeira edição, procura-se fazer um levantamento da força política dos escoteiros em nosso país.
O fundador do Escotismo, o inglês Baden-Powell ao falar sobre o futuro do Movimento Escoteiro disse que este terá um efeito vital e de longo alcance pelo mundo afora a favor da causa da paz.
Que este Pacto seja uma pequena parcela deste grande objetivo.

CANDIDATOS QUE ASSINARAM O PACTO ESCOTEIRO

ANTONINO PIO - Candidato a Vereador em São Luís/MA

 JOSÉ RONALDO DE CARVALHO- Feira de Santana/BA
DANIEL SOLON - Teresina/PI
PAULO SALAMUNI - Curitiba/PR
GABRIEL MEDINA - São Paulo/SP
ÁLVARO CARDOSO - Rio de Janeiro- RJ
CARLOS ALBERTO OLIVEIRA GARCIA - Porto Alegre/RS


    VEJA MAIS NO SITE DA UEB    

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Voto... vivência da cidadania ativa!

         Vamos demonstrar a força do Movimento Escoteiro, vivenciando na prática a 4ª Lei que diz que somos irmãos. Vamos  viver o princípio  que deve existir entre irmãos que é o de apoiar, ajudar e torcer pelo melhor possível da Família Escoteira.
       O Movimento Escoteiro é fundamentalmente sem vínculo a partidos políticos, mas essencialmente político, assim como todos os segmentos da sociedade, a Igreja, instituições de classes, etc. Estes segmentos se posicionam em relação a apoiarem as pessoas que estão intimamente ligado a elas, pois  são conscientes de que estas irão fortalecer e defender as causas que acreditam.
          Atualmente como presidente da Região Escoteira do Maranhão sou muito tranquilo em relação a usar este espaço para relacionar os candidatos que estão disputando um cargo eletivo para a Câmara de Vereadores de São Luís. Pessoas estas que possuem alguma relação direta com o Escotismo em nossa cidade.
         Chegou o momento de termos na Câmara Municipal um representante que reconhece no Escotismo uma opção real de educação para a cidadania dos jovens, e que esteja envolvido e comprometido em apoiar a expansão do Escotismo  em São Luís.
          Como cidadão e dirigente escoteiro tenho a obrigação de informar a família escoteira de São Luís os candidatos que tem ou tiveram uma relação com o Escotismo. Diversas Regiões do Brasil tem se posicionado nesta linha, por essa razão vejo claramente que a UEB MA tem uma grande oportunidade de se posicionar em favor dos que tem compromisso com o Escotismo.

Relação dos candidatos ao cargo de Vereador de São Luís ligados ao Movimento Escoteiro

Mestre Pio
Escoteiro há 50 anos, tem contribuído decisivamente para o crescimento do escotismo em nosso Estado. Diretor de Relações Institucionais, ajudou a trazer pela primeira vez, o Congresso Escoteiro Nacional para o Maranhão. É um dos responsáveis direto pelas melhorias realizadas no Campo Escola.

PROFESSOR PIO  Nº 43111 

Geraldo
Antigo Escoteiro. Atualmente ocupa um lugar na Câmara Municipal como vereador. Em uma ação que envolve o Movimento Escoteiro consta o oficio na Câmara que deu o Título de Cidadão de São Luís a Chefe Alberto.


PROFESSOR GERALDO Nº 65789

José Joaquim
Antigo Escoteiro, vereador de São Luís que ao longo dos anos tem enviado ofícios a Câmara, parabenizando O Movimento Escoteiro pelo Dia Mundial do Escoteiro. Doou 500 xerox do programa de atividades para o Congresso Nacional.


JOSÉ JOAQUIM Nº 45455

Finalizo sugerindo que cada um faça uma reflexão sobre a força do seu voto, e que no dia 07 de outubro de 2012, pode fazer desta ferramenta, algo concreto para o engrandecimento do Escotismo no Maranhão.
Na verdade não só o Movimento Escoteiro, mas a sociedade em geral estará colocando na Câmara de Vereadores um candidato comprometido com a Lei e Promessa Escoteira, promotor do bem para São Luís.
Sempre Alerta!
ANTONIO JOÃO LEITÃO NUNES

sábado, 22 de setembro de 2012

PROGRAME-SE! O ENCONTRÃO 2012 vem aí!!!

A Rede Nacional de Jovens promove o 2º Encontro Nacional de Jovens do Movimento Escoteiro, que acontecerá na cidade de Natal - RN, entre os dias 12 e 14 de outubro de 2012.
Com o tema "Planejando o Futuro".
O evento já tradicional da Rede de Jovens é um espaço onde escoteiros de 18 a 26 anos  de todo o Brasil  se reúnem para pensarem e planejarem a própria Rede, o Escotismo  e a atuação jovem nesse processo, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências, por meios de oficinas e debates.
A Rede Regional de Jovens do Maranhão  já está se movimentando para levar o maior número possível de participantes para o Encontrão em Natal.
Mais informações sobre o evento no site: http://www.rededejovens.org.br/index.php

Diretoria Regional promove encontro com Assessores Pessoais de Formação

 A Direção da Região Escoteira do Maranhão, vem mantendo um trabalho permanente de atualização da sua Política de Gestão de Adultos, com base nas Diretrizes Nacionais da União dos Escoteiros do Brasil, com o objetivo de proporcionar um processo de formação contínua dos Assessores Pessoais de Formação. 
Um exemplo disso foi o encontro que aconteceu no último dia 02 de setembro de 2012, na nova sede do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto (Turu), promovido pelo Diretor de Métodos Educativos Márcio Nava e pela Coordenadora de Formação Chefe Alga, que reuniu  os Assessores Pessoais de Formação da UEB MA.
O Assessor Pessoal de Formação - APF, é o adulto designado para acompanhar, orientar e apoiar o escotista ou dirigente em seu processo de formação. A relação do APF com o adulto voluntário é um processo educacional planejado. Envolve a orientação para a prática de atividades específicas, com o objetivo de estimular o voluntário a se motivar para desenvolver habilidades e competências, para continuamente aperfeiçoar seu desempenho, aumentar sua autoconfiança e contribuir com a proposta do Movimento Escoteiro
(Manual do Assessor Pessoal de Formação - UEB).
Durante o encontro foram debatidos os processos que auxiliam o adulto a alcançar as competências necessárias para exercer de maneira satisfatória a sua função dentro do Movimento Escoteiro. 
Com isso a Região do Maranhão busca estimular metodologias que possibilitem captar, capacitar e acompanhar adequadamente o adulto voluntário, promovendo assim o desempenho bem sucedido da função do APF.
Sempre Alerta para Servir!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dirigentes do Maranhão participam do Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes

A Região Escoteira do Maranhão marcou presença no 8º Encontro Nordeste de Escotista e Dirigente - ENED, com a participação dos Diretores Regionais Antonio Nunes e Antonino Pio. O ENED aconteceu em Salvador - Bahia nos dias 7, 8 e 9 de setembro de 2012.
O encontro é um momento de congregação e discussão entre todos os adultos responsáveis pelo Movimento Escoteiro no Nordeste, proporcionando troca de conhecimentos e experiências, através de atualizações da Metodologia Escoteira.
Esteve presente também o Diretor Presidente da Direção Executiva Nacional, Marco Aurélio Romeu e do Presidente do Conselho Nacional de Administração, Ivan Nascimento, assim como o Vice Presidente Paulo Henrique.
Todos os nove estados da região nordeste tinham representantes. Assim, os resultados foram positivos e o Nordeste saiu fortalecido do encontro.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Parabéns a família GECON!

A Região Escoteira do Maranhão parabeniza o 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto pelo certificado de Eficiência Ecológica. Conquista esta, fruto da participação efetiva dos seus membro no Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica.
SEMPRE ALERTA!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Movimento Escoteiro nos 400 anos de São Luís

PRIMEIRO MOMENTO
No dia da raça (05/09/2012), o Movimento Escoteiro se fez presente no desfile comemorativo dos 400 anos de São Luís, com a participação do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru.

Durante o evento o Grupo foi muito aplaudido pelos presentes pela organização e diversificação no desfile
Levando placas com frases fundamentadas na Lei e Promessa Escoteira, os jovens escoteiros despertaram nos presentes, as questões básicas de cidadania.
Outro diferencial no desfile foi a apresentação de  equipe de escoteiros que desfilaram com equipamentos de camping. Tendo como destaque uma barraca armada.

SEGUNDO MOMENTO
Virada dos 400 anos

Às zero hora do dia 8 de setembro, como símbolo da virada dos 400 anos de São Luís, o Movimento Escoteiro protagonizou o abraço da cidade velha com a nova, se posicionando na ponte de São Francisco, elo desta ligação, com bandeiras e sinalizadores, comemorando esta bela data. 
Mais de 150 jovens escoteiros e seus familiares participaram deste momento histórico, que contou também com um show pirotécnico.
 
Este momento proporcionou uma grande confraternização e integração entre os Grupos Escoteiros de São Luís que se uniram para esta grande festa.


TERCEIRO MOMENTO
Na manhã do dia 8, na Praça D. Pedro II, aconteceu o parabéns para a cidade de São Luís
e o Movimento Escoteiro se fez presente como guardião do  bolo comemorativo aos 400 anos de São Luís.
A Região Escoteira do Maranhão parabeniza os Grupos Escoteiros: 
1º GE Coelho Neto
4º GE Visconde de Cayru
5º GE Domingos da Silva Borges
10º GE Piatã
20º GE José Ribamar Nascimento
por proporcionarem aos jovens a experiência de participarem desta data marcante e histórica para a nossa querida São Luís. 
Sempre Alerta!

Alerta!

Vem ai... mais uma ação do ESCRITÓRIO na PRAIA
2ª Edição do Clean Up The World - VAMOS LIMPAR O MUNDO!
15 de setembro - em frente a Barraca do Henrique - Litorânea
maiores informações veja no site:

domingo, 9 de setembro de 2012

Parabéns aos nossos novos Insígnias de Madeira

Os Escotistas, Adna Lobato, Paulo Neto e Sarah Amaral... jovens que fazem parte da história do Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento e do Escotismo Maranhense, conquistaram  o mais alto grau de formação escoteira a nível mundial, INSÍGNIA DE MADEIRA.
Com esta importante conquista nossos queridos escotistas passam a integrar um seleto grupo, dos mais importantes escoteiros, com sede na Inglaterra, o 1º Grupo de Gilwell.

A especial cerimônia foi realizada na sede do Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento, no dia 01 de setembro de 2012, e contou com a presença do Diretor Presidente da Região Escoteira do Maranhão, Antonio Nunes membros do grupo, amigos e
  familiares que viveram este momento especial de emoção junto com os novos IMs.
O Movimento Escoteiro maior e melhor passa, necessariamente pela permanente formação de qualidade dos nossos adultos voluntários.  
O marco de referência da Insígnia de Madeira é harmonizar os princípios do Escotismo, valorizando seus portadores com o reconhecimento de um educador voluntário que promove a formação de cidadãos do bem.
A Insígnia de Madeira não é o fim... é o começo de uma nova jornada.
BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!!!
PARABÉNS!