sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Rede Regional de Jovens participa de Encontro Nacional


Natal/RN foi palco do II Encontro Nacional de Jovens, que reuniu nos dias 12 e 14/10/2012, Escoteiros de todo o Brasil. 
A Região do Maranhão, mais uma vez participou ativamente do evento, representado neste por, Débora Nunes, Vinicius Abreu, Fabiana Lima e Tamila Camposmembros da Rede Regional de Jovens.
O tema do encontro este ano foi "Planejando o Futuro", onde foram debatidos assuntos diversos como: escotismo e gênero, escotismo e homofobia, a estrutura da gestão da União dos Escoteiros do Brasil - UEB, debates esses que resultaram na elaboração de um documento "Carta de Natal", onde os jovens expressaram as suas ideias, opiniões e sugestões, com o objetivo de concretizar e viabilizar a política de inserção do jovem nos processos de decisões da UEB e das comunidades onde estão inseridos. 
No encontro foram realizadas palestras e oficinas que trataram desde o planejamento pessoal, ao futuro do Movimento Escoteiro no Brasil, como a palestra do Presidente do Conselho de Administração Nacional (CAN) Ivan Nascimento que falou sobre o planejamento estratégico da UEB e a videoconferência sobre a nova concepção do vestuário do Escotismo no Brasil, que foi realizada por Márcio Albuquerque, Coordenador da Equipe Nacional de Comunicação. 
O evento, organizado pelo Núcleo Nacional, com o apoio da UEB RN, foi uma oportunidade de um encontro de líderes escoteiros de todos os estados, para debaterem sobre as políticas de participação dos jovens na UEB, seja ela dentro ou fora do Movimento Escoteiro.
O encontro proporcionou também uma grande confraternização entre os membros participantes, promovendo com isso uma maior integração entre as Redes Regionais de Jovens Líderes.
 A Região Escoteira do Maranhão agradece a UEB RN e a Rede de Jovens pela forma como os nossos jovens foram acolhidos em Natal. 
Sempre Alerta para Servir!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Márcio Nava é nomeado Diretor de Curso Básico - DCB da UEB MA

A União dos Escoteiros do Brasil, nomeou para Diretor de Curso Básico - DCB, Márcio Jamenes Ferreira Nava,  que é Vice Presidente da Região  e Diretor Presidente do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto. Com esta nomeação, o Maranhão ganha por ter no seu quadra de formadores mais um DCB. Na verdade esta conquista é um reconhecimento por um currículo impecável em prol da formação dos adultos do nosso estado. 
Chefe Márcio tem participado durante anos, como membro colaborador, palestrante e organizador de diversas atividades de formação, como cursos preliminares, cursos básicos, seminário de assessor pessoal de formação, curso de planejamento da proposta escoteira, curso técnico de jogos, curso de programas de Jovens, curso técnico do ramo escoteiro e ramo lobinho, curso da teoria na educação, curso técnico de programação de reunião, além de membro da comissão nacional de programa de jovens e do Conselho regional pelo Escotismo. Por esse vasto currículo nada mais justo e merecido o reconhecimento como Diretor de Curso Básico.
Ao Diretor Márcio Nava o nosso Bravo, Bravo Bravíssimo!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DCIM do Maranhão participa de Encontro para Formadores em São Paulo

A Diretora de Curso Avançado -  DCIMMaria da Graça Silva Pinto, membro da Equipe de Formação da Região do Maranhão e Diretora Técnica do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú, participou do I Encontro Nacional de Atualização de Formadores, que foi realizado no Campo Escola   Jaruguá em São Paulo no período de 12 a 14/10/2012.
A Diretora Graça, representando a Região Escoteira do Maranhão, participou do encontro, juntamente com mais 31 participantes dos estados do Piaui, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, além de São Paulo, sede do evento.
O encontro promovido pela Diretoria Nacional de Métodos Educativos por meio da Equipe Nacional de Gestão de Adultos, teve como objetivo maior oferecer conteúdos atualizados, voltado a padronização da linguagem e dos procedimentos teóricos e práticos recomendados pelas Diretrizes Nacionais de Gestão de Adultos.
O Evento foi especialmente destinado à atualização de Diretores de Cursos Básicos (DCB's) e Avançados (DCIM's), especialmente para aqueles que não participaram dos CF-'s1 e CF-2's oferecidos no período de 2010/2012.
A Região Escoteira do Maranhão parabeniza Chefe Graça pelo seu comprometimento em acompanhar sempre os avanços educativos, e agradece por ter representado tão bem o Maranhão.
BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!!!
 Sempre Alerta!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Região do Maranhão está entre as que mais cresceram em 2012


P
ela primeira vez, nos últimos dez anos, os Escoteiros do Brasil chegaram ao final do mês de setembro com um efetivo registrado superando o do ano anterior. 
Neste momento, faltando praticamente três meses para fechar o ano, os Escoteiros do Brasil contam com 70.669 membros efetivamente registrados, superando em 1.028 o efetivo total de 2011, que foi de 69.641.É importante constatar, comparando os números, que 66,25% dos associados que estavam no ano passado renovaram seu registro em 2012, permanecendo na organização, e que a capacidade de atração de novos membros também evoluiu.

A Região Escoteira do Maranhão, numa evolução histórica, é destaque nesse crescimento, superando o efetivo total registrado no ano passado. E esse mérito deve-se ao brilhante trabalho realizado pelos Grupos Escoteiros, que não medem esforço e dedicação ao Movimento Escoteiro.
Parabéns aos Escoteiros do Maranhão e do Brasil 
pelos excelentes resultados
SEMPRE ALERTA!




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Escoteiro maranhense participa do Encontro Nacional de Comunicação Escoteira

O II Encontro Nacional de Imagem e Comunicação Escoteira, que aconteceu no período de 28 a 30 de outubro de 2012, em Brasília-DF, teve a participação de 36 Escoteiros de 11 Regiões do Brasil. 
O Encontro foi promovido pela Equipe Nacional da UEB com a finalidade de reunir comunicadores escoteiros de todo o Brasil para a realização de capacitações, debates e troca de experiências, com o objetivo de promover a participação na estratégia nacional de comunicação que visa o crescimento do escotismo nacional.
A Região do Maranhão foi representada por Vinicius Sousa Abreu, membro do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru e da Rede de Jovens, que apresentou no evento, a plataforma polícia de estratégias e ações desenvolvidas pela UEB MA no sentido de promover um escotismo de qualidade.

Durante o encontro, Vinicius participou também de diversas oficinas criativas, como a "O que é escotismo?", e a de storytelling,  que é uma ferramenta utilizada para contar histórias com o objetivo de transmitir uma mensagem, marca ou produto. Segundo Vinicius um assunto bastante debatido  no evento foi o novo traje escoteiro, que em breve será lançado pela nacional.

A Diretoria Regional do Maranhão parabeniza Vinicius pelo  trabalho e dedicação  que tem demonstrado pelo Movimento Escoteiro, e agradece a sua participação no Encontro Nacional de Comunicação Escoteira.
BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!
Sempre Alerta para Servir!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A Direção Regional parabeniza os novos e velhos lobos pelo seu dia.
Melhor Possível!
Comemore participando do ARL nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2012, no Campo Escola Escoteiro, em Paço do Lumiar.
 ALERTA! INSCRIÇÕES até o dia 06 (sábado). 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

V Concurso de Fotografia Escoteira

O V Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil, é uma iniciativa da UEB, aberto à participação de qualquer pessoa associada à União dos Escoteiros do Brasil, fotógrafo amador ou profissional. A finalidade deste concurso consiste em estimular, reconhecer e divulgar imagens criadas por fotógrafos que encontram no Movimento Escoteiro a inspiração de sua criatividade.

Maiores informações no site da UEB: 
A União dos Escoteiros do Brasil - UEB está disponibilizando uma cartilha sobre bullying, e uma ficha técnica,  com o objetivo de ajudar os Grupos Escoteiros a prevenirem e combaterem esse fenômeno que atinge todas as classes da sociedade.
O material foi produzido pelo Escotista e Médico Altamiro Vilhena, com a colaboração do Escotista Felipe de Paulo.

Conheça o material acessando o site da UEB: