sábado, 26 de janeiro de 2013

Concurso de Projetos Escoteiros

A União dos Escoteiros do Brasil abre inscrições para seleção e financiamento de Concurso de  Projetos Escoteiros, para ações nas áreas de Crescimento e Expansão do Escotismo Brasileiro, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Ações Sociais.
O objetivo é apoiar projetos novos ou em desenvolvimento pelos Grupos Escoteiros, com ou sem apoio ou parcerias com outras Organizações e que visem o fortalecimento e/ou crescimento de ações do Escotismo Brasileiro.
Para participar o Grupo Escoteiro deve possuir o "Certificado de Funcionamento" do ano de 2013, e será responsável administrativa e juridicamente pela  proposta apresentada.
Saiba mais - visite o site da UEB - acesse o link:
http://www.escoteiros.org.br/acoes_institucionais/acoes_detalhe.php?id=20
PARTICIPE!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

XX Reunião Ordinária da Assembleia Regional


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A Diretoria Regional da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Maranhão, conforme disposto nos artigos 12, 13 e 14 do seu Estatuto convoca os associados para a XX Reunião Ordinária da Assembléia Regional da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Maranhão, que será realizada no Auditório da Grande Loja Maçônica do Maranhão, localizado a Rua 44, Quadra 59, Nº 03, Conjunto Bequimão, São Luís – Maranhão, no dia 17 de março de 2013, às 8:30 horas, em primeira convocação, com a maioria da presença de seus membros, e em segunda convocação, após 30 (trinta)  minutos, com qualquer  número de presentes,  para tratar da seguinte ordem do dia:
1      Oração e Bandeiras
2   Eleição da Mesa Diretora – presidente e dois secretários para dirigirem os trabalhos da Assembleia;
3      Deliberação da Ata da XIX Assembleia Regional Ordinária;
4  Deliberação do Relatório de Atividades de 2012 da Diretoria Regional;
5      Deliberação do Balanço Anual do exercício de 2012 da Diretoria Regional, mediante parecer da Comissão Fiscal Regional;
6      Deliberação do Relatório da Gestão 2010-2012;
7      Eleição por votação unitária de um delegado e suplente, por ordem de votação, para representar a Região Escoteira do Maranhão na XX Reunião Ordinária da Assembleia Nacional em Recife/PE;
8    Eleição por votação unitária, para a Comissão Fiscal – triênio 2013-2015
9     Eleição por meio de chapa da Diretoria Regional – triênio 2013-2015
10 Assuntos Gerais

As inscrições de candidaturas para Delegado representante da Assembléia Regional, na XX Assembléia Nacional (em Recife-PE), devem ser realizadas antes do início da sessão, em formulário próprio, e o candidato deve estar com suas obrigações para com a UEB, absolutamente em dia, estando consciente que como representante da Região do Maranhão os votos dados na Assembleia Nacional deverão está em acordo com as orientações dadas pela Direção Regional.
As propostas de temas para “Assuntos Gerais” deverão ser encaminhados a Diretoria Regional, em formulário próprio, até as 08:30 horas do dia 17  março de 2013, sob pena de serem desconsiderados.
Os representantes de cada Grupo Escoteiro na XX Assembleia Ordinária Regional da UEB-MA deverão ser apresentados mediante entrega do Documento de Credenciamento do Grupo juntamente com a cópia da ata da Assembléia de Grupo.
A inscrição de chapa para concorrer a Diretoria Regional (triênio 2013-2015), deverá ser efetuada até o dia 02 de março de 2013, contendo no mínimo 05 (cinco) membros, conforme rege o Estatuto da UEB-MA (Título VI, Art. 52, parágrafo único).

Será realizado um debate, com as chapas inscritas para concorrer a Diretoria Regional,  no dia 07 de março de 2013 (quinta-feira), às 19:30 h na Sede Regional (Ponta d’Areia). 


São Luís, 22 de Janeiro de 2013

Antonio João Leitão Nunes
Diretor Presidente da Região Escoteira do Maranhão




segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Lições do Escotismo para crianças


Educar uma criança confiante, que sabe trabalhar em equipe, tem autonomia e é consciente de seu papel no mundo. Quem é pai sabe que essa é uma tarefa nada fácil, mas ficar de olho nos ensinamentos do escotismo e adaptar alguns para o seu dia a dia é uma dica e tanto para tornar essa missão menos complicada.
Criado pelo militar inglês Robert Baden-Powell, o escotismo é um movimento educacional não-formal que trabalha com alguns campos de desenvolvimento, como físico, social, intelectual e de caráter. Para José Mário Moraes e Silva, diretor de projetos da União dos Escoteiros do Brasil - Região Paraná, uma das lições mais importantes do escotismo é que todas as crianças e adolescentes precisam ser  estimulados a serem adultos autônomos.
A seguir, você vê quatro lições do escotismo que ajudam na hora de educar os pequenos em situações do dia a dia.
Cozinhar
A partir dos 11 anos, são as crianças que cozinham nos acampamentos – por questões de segurança, sempre monitoradas por adultos. Por isso, desde cedo elas começam a aprender como planejar as refeições. No dia a dia, vale a pena estimular pequenas aulas em casa com os familiares. Além de aproximar pais e filhos, o ato de cozinhar amplia a independência e pode até revelar um talento até então desconhecido da criança para a culinária.
Cuidar da saúde
É quase impossível se tornar escoteiro sem ter pelo menos uma noção de primeiros socorros e técnicas de salvamento. Saber o que fazer diante de um corte ou um afogamento é fundamental. Os escoteiros ainda estimulam a prática de acampamentos, caminhadas, esportes e brincadeiras. Em casa, é importante valorizar isso e estimular os pequenos a praticarem alguma atividade física, pelo menos três vezes por semana por cerca de 50 minutos.
Adaptar-se às circunstâncias
Alguns dias antes de fazer um acampamento, um escoteiro sempre verifica a previsão do tempo. Não é raro ela garantir um fim de semana de sol e, depois, o tempo virar. Por isso, as mochilas são preparadas já contando com imprevistos. Por saber conviver com as dificuldades, a criança se sente mais confiante para encarar a vida de uma maneira mais leve, sabendo de suas possibilidades e limites.
Valorizar a vida em grupo
Desde os primeiros anos, é importante estimular a criança à vida em grupo, valorizando oportunidades de tirá-los da frente do computador e fazer contato com outras crianças. Boas dicas são praticar algum esporte ou o próprio escotismo. Ao viver em grupo, eles aprendem a liderar e serem liderados, além de seguir um código de ética, manter a disciplina, respeitar os  compromissos e as opiniões.

RAFAELA BORTOLIN 
Publicado em 18/01/2013 GAZETA DO DO POVO

FONTE:http://www.escoteiros.org.br/arquivos/noticias/2013/Licoes_do_escotismo_para_criancas_Vida_e_Cidadania_Gazeta_do_Povo.pdf





sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A União dos Escoteiros do Brasil esclarece em nota, reportagem da Record

No último domingo, no programa Domingo Espetacular,  da Rede Record, foi veiculada reportagem que retratava a história de um matador de aluguel, assassino do Jornalista Décio Sá em São Luís.
No desenvolvimento da reportagem foi exibida imagem durante a qual o narrador informava que na infância o personagem teria sido Escoteiro.
Contudo, a imagem exibida foi de um jovem usando o uniforme de outra Entidade que, apesar das possíveis semelhanças, não são Escoteiros ou associados aos Escoteiros do Brasil.
A Direção Nacional dos Escoteiros do Brasil tomou conhecimento do ocorrido e já está adotando as providências adequadas ao necessário esclarecimento da opinião pública e preservação de nossa imagem institucional.

sábado, 12 de janeiro de 2013

2013 Ano internacional pela Água

Em dezembro de 2010, a Assembleia da ONU, declarou que 2013 é o ano internacional para a cooperação pela água.
O objetivo da ação  é aumentar a conscientização para um maior desafio da gestão da água.
A escassez de água e condições sanitárias inadequadas impactam de forma negativa os meios de subsistência e as oportunidades educacionais de milhares de famílias em todo o mundo. Até 2050 pelo menos uma em cada quatro pessoas deverá viver em um país afetado por escassez crônica ou recorrente de água doce.
O Escotismo foi o primeiro movimento a levantar a bandeira da preservação ambiental, quando o mundo ainda nem falava em degradação do meio ambiente. 
Em 2013, unindo forças a uma política mundial que busca despertar o planeta para questões da sustentabilidade, a União dos Escoteiros do Brasil adotou, este ano, o lema: "água o mundo que queremos", sensibilizando os Escoteiros e a sociedade para as questões da água, que são vitais para a vida.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Baden-Powell, 72 anos de saudade!

 
Hoje faz 72 anos que o nosso querido B.P partiu para o grande acampamento. No dia 08 de janeiro de 1941, no Quênia, ao lado de sua esposa Olave, em uma bela propriedade, rodeada pela natureza, que o casal deu o nome de Paxtu, que significa "paz para dois", algo que vivenciaram durante os últimos anos de Baden-Powell.
O mundo perdeu um grande homem e os Escoteiros o seu grande chefe mundial, que deixou para todos nós o seu legado e o seu exemplo.
A Região Escoteira do Maranhão se une em oração e lembrança aos irmãos escoteiros de todo o mundo.


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Mensagem do Presidente da UEB MA

Um novo ano se inicia, trazendo a certeza de que realidades são transformadas e que dias melhores são possíveis e reais. Por esta razão a Diretoria da União dos Escoteiros do Brasil do Estado do Maranhão congratula-se com todos os voluntários e membros juvenis neste início de 2013. Agradecendo o apoio dado a nossa gestão, possibilitando que juntos escrevêssemos um novo e belo momento na história do Escotismo em nosso Estado.
Com a contribuição de todos vocês, reorganizamos o Escotismo Maranhense, e passamos a ter a existência legal como instituição de personalidade jurídica.
Atualmente as Regiões Escoteiras de todo o Brasil vêem o Maranhão com outros olhos, e a sociedade, através de suas mais importantes instituições, como a Assembleia Legislativa, o 24º BC Barão de Caxias, Secretarias de Estado e do Município, organizações públicas e privadas, que compartilham momentos de existir com o Movimento Escoteiro, redescobriram a nossa presença e importância na vida da sociedade e da juventude.  
A nossa querida casa, o Campo Escola Escoteiro, em três anos, se transformou e conseguiu melhorias sonhadas e desejadas há mais de trinta anos. Despontamos ainda como uma das Regiões Escoteiras, que mais cresceu, chegando a quase duplicar o nosso efetivo. Noso quadro de formadores cresceu mais de 200%, e tivemos 100% de crescimento dos Escotistas que conquistaram a Insígnia de Madeira. 
Enfim, inicia-se um Novo Ano e finda-se uma Gestão. 
No dia 17 de março de 2013, enceraremos o nosso mandato com a certeza de que com o seu apoio, realizamos uma grande transformação no Escotismo Maranhense. E tudo só foi possível por que o sonho que sonhamos, foi um sonho que sonhamos juntos!
Que em 2013 Deus proteja e guarde a grande Família Escoteira, e que suas bênçãos recaiam,  iluminem e orientem a Direção Regional que assumirá as rédeas do Escotismo Maranhense, na gestão 2013-2015.
Um forte Sempre Alerta para Servir o melhor Possível!
Antonio João Leitão Nunes
Diretor Presidente da Região Escoteira do Maranhão