sábado, 30 de março de 2013

Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn, uma nova realidade!


O Campo Escola Escoteiro foi reaberto no dia 16 de março de 2013 com melhorias substanciais em sua infraestrutura. 
A Diretoria  Regional com o apoio dos Grupos Escoteiros sente-se feliz por ter conseguido realizar, nestes 3 anos, sonhos desejados há mais de 30 anos.

A construção deste sonho iniciou com a compra e doação de vários materiais de construção,que foram fundamentais para se começar a moldar a transformação da nossa casa escoteira.
Uma dessas grandes conquistas foi cercar com mourões de concreto e arrame farpado as laterais do campo que dão acesso a Paço do Lumiar e a MA 43. Foram 678 metros de cerca construída. Ainda temos o desafio de cercar as outras duas laterais. 
Dando continuidade ao sonho de melhorias, a entrada do Campo foi edificada, ganhando uma placa de 8 m de altura, que sinaliza a existência do Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn.
A cozinha teve a sua área física ampliada de oito metros quadrados para vinte metros quadrados, recebendo revestimento de lajota nas paredes e balcão. Foi criada ainda uma estrutura de refeitório com 02 mesas e 24 cadeiras, além de pratos,talheres e xícaras, etc. 
O Campo foi equipado também com a compra de um freezer horizontal (Consul - duas tampas)  de 519 litros, um bebedouro industrial de 04 torneiras, e recuperado o fogão industrial de quatro bocas.
O alojamento ganhou piso com lajota; um ventilador de pedestal e o campo passou a ter o cantinho de primeiros socorros com maca (com colchonete), suporte para soro, uma mini farmácia e uma bancada com cadeira para atendimento.
A área de acesso ao alojamento, sala de apoio e banheiro feminino, foi ampliada e colocada lajota. Atualmente o salão possui dois banheiros femininos com piso e revestimento na área de banho.
O piso do salão que estava com algumas partes quebradas, foi recuperado e pintado, recebendo impermeabilizante.
A quantidade de mastros no campo aumentou de cinco para onze, e estrategicamente deslocados para uma área de convivência que facilita a interação das pessoas com o espaço.
Na área do salão várias benfeitorias foram realizadas, como a construção de uma calçada que valorizou arquitetonicamente o mesmo, com rampas de acessibilidade. Placa de identidade visual  do campo na entrada do salão, criação de um painel em homenagem ao chefe Ivo Anselmo Höhn, com foto e pequeno histórico, além das leis de Lobinho e Escoteiro  e painel informativo. Foi implantado também um sistema de coleta de lixo reciclável e sinalização do campo indicando área de estacionamento.
Com o apoio dos grupo, por meio de um mutirão, a retirada de coqueiros que ameaçavam cair comprometendo a segurança das atividades no campo.  Foi realizado o serviço de terraplanagem,ampliando a área de camping e de fogo de conselho, como também o serviço de destocagem das raízes  dos coqueiros. Além do serviço de moto serra para a produção dos troncos utilizados nos cantos de conversa.     
Criados sob aconchegantes sombras das árvores do Campo Escola, os "cantos de conversa" homenageiam pessoas que dedicaram uma vida em prol do Movimento Escoteiro. Inicialmente foram criados sete cantos de conversa: Baden-Powell, Chefe Alberto e Dona Narcisa, Gene Nelson, Márcio Nava, Júlio Ericeira e Chefe Nascimento (in memorian).
Foram realizadas melhorias nos banheiros, completando o projeto. Foi trocado todo o sistema de instalação sanitária; colocados novos aparelhos sanitários; construídas bancadas nos banheiros e colocadas divisórias de concreto na bateria de chuveiros, promovendo com isso mais privacidade. Todo o piso de lajota já está comprado e já foi colocado na área externa de chuveiros e sanitário masculino.
Finalizando as intervenções de melhorias no Campo Escola, foi realizado o redimensionamento arquitetônico da casa do caseiro, melhorando a qualidade de vida dele e de sua família, passando a ter um espaço mais confortável com a casa toda em lajota, com sala, dois quartos, copa/cozinha e banheiro social. O imóvel ganhou novas portas e janelas e ainda foi construída uma cobertura na entrada de sessenta e três metros quadrados. O sistema elétrico foi todo trocado, foram colocados novos aparelhos e louças nos banheiros da casa, e na cozinha foi colocada uma  nova pia inox.  Foi edificada também uma área destinada a administração do campo, com sala de atendimento, almoxarifado e banheiro privativo.
Presente
Futuro

A Diretoria da Região Escoteira do Maranhão (gestão 2010- 2012), encerra esta gestão com o sentimento do dever cumprido. 
Sabemos que muitos sonhos ainda existem para serem conquistados para o engrandecimento do nosso Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn. Temos certeza que toda a Família Escoteira está pronta para apoiar a nova Direção Regional a continuar a construir este sonho. 

Sempre Alerta para Servir!

sexta-feira, 29 de março de 2013

Campo Escola Escoteiro é reaberto

Na manhã do  dia 16 de março de 2013 dirigentes, escotistas, autoridades e convidados participaram em Paço do Lumiar, da cerimônia de reabertura do Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn. O nome Ivo Anselmo Höhn é uma homenagem a este grande chefe escoteiro, em reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestados em prol do Movimento Escoteiro do Maranhão.
Durante a cerimônia de reabertura do Campo Escola Escoteiro foi descerrado o painel  em homenagem ao Comissário Regional  Ivo Anselmo Höhn.
Participaram deste importante momento para o escotismo maranhense, os  seus filhos, Hans Nina Höhn e Ivo Anselmo Höhn Júnior. 
Em nome da família, Ivo Anselmo Höhn Júnior, agradeceu a homenagem e lembrou  com saudade dos muitos momentos vividos com o seu pai. 

 O Chefe Escoteiro Ivo Anselmo Höhn, foi um homem dedicado as causas do Escotismo. Exemplo de líder que fez a diferença na história do Escotismo Maranhense, sendo responsável, na década de 60, pela reorganização do Movimento Escoteiro no Maranhão, e foi por meio do seu ideal, empenho e determinação que temos hoje, o Campo Escola Escoteiro, espaço que há mais de 40 anos contribuí para a formação de centenas de jovens.  

Presentes a cerimônia o Sr. Hugo representando a Estação Fiat,empresa recém instalada em São Luís, e o empresário e  ex-deputado Estadual Clodomir Filho,que receberam o Diploma de Agradecimento da União dos Escoteiros do Brasil, pelo apoio ao Movimento Escoteiro em nosso estado.
Foram também homenageados com o diploma de agradecimento, o empresário e ex-secretário de estado Nan Sousa, e o empresário Antonio Assis pela contribuição dada ao escotismo maranhense.
Durante o evento foi apresentado pelo arquiteto Cleiton Mendes de Carvalho, um projeto de melhorias para o Campo Escola, como a construção de alojamentos, buscando com isso a auto suficiência do campo para melhor atender o escotismo e a comunidade.

Ainda durante o evento, a Direção Regional, reconhecendo o trabalho de pessoas que tem dedicado uma vida em favor da causa escoteira, criou os "Cantos de Conversa". Como forma de agradecimento homenageou estas pessoas, dando aos cantos de conversas o nome delas. 
Chefe Alberto e Dona Narcisa, dirigentes do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú, receberam da UEB MA esta homenagem.
O estimado Chefe Gene Nelson do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento, também foi homenageado com o seu canto de conversa.

Outro chefe homenageado foi Márcio Nava, Diretor Regional e Dirigente do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, que tem o seu canto de conversa embaixo de um belo cajueiro.
O Chefe Júlio Ericeira do 5º Grupo Escoteiro Domingos da Silva Borges, o Mestre Antonino Pio do 20º GEJORNA e o Chefe Nascimento (in memoriam), tem também seus "cantos de conversa " no Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn, em Paço do Lumiar.
Finalizando as entregas de reconhecimentos, a Diretoria da Região Escoteira do Maranhão homenageou o  Dirigente Antonino Pio de Carvalho Sobrinho com a Medalha de Gratidão Ouro, pelo excepcional exemplo de determinação e dedicação ao nosso Campo Escola Escoteiro ao longo dos anos, em que reais benefícios foram conseguidos por meios de suas doações e mobilizações.
Fazendo uso da palavra, D. Narcisa do 4º GEVIC,   parabenizou esta gestão pelo excelente trabalho desenvolvido, lembrando que o atual momento é em decorrência também da dedicação de várias gerações em prol do Movimento. O Diretor do Campo Escola, Chefe Gene Nelson, emocionado, falou dos resultados conquistados e do orgulho que sente em estar a frente da condução do Campo Escola Escoteiro. A Sra. Terezinha, Diretora da Escola Tácito Cladas de Paço do Lumiar, disse da alegria em ver o Movimento Escoteiro se fortalecendo, e agradeceu o apoio que tem recebido da Direção Regional para a abertura de um Grupo Escoteiro no município de Paço do Lumiar.
Finalizando com um momento de confraternização, foi oferecido um coffee break aos presentes.
FOTOS: Ildejan Ferreira e Isolda Soares

segunda-feira, 18 de março de 2013

VEM AÍ...!

21 de abril de 2013 - domingo
Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn
Das 9h às 16h00

Escoteiros paulistas salvam idoso perdido na mata

Jovens do Grupo Escoteiro Encanto das Matas, de Mogi Mirim/SP, resgataram Akio Maeda, de 67 anos, que estava desaparecido desde a manhã de sexta-feira, quando caiu de uma ribanceira de cerca de 15 metros de altura no local da mata conhecido como Voçoroca.
De acordo com o chefe dos escoteiros, Alexandre Salzani, que também é coordenador operacional da Brigada de Incêndio de Mogi Mirim,  na manhã de sábado os brigadistas e os escoteiros foram ao local para procurar o idoso, mas por falta de mais dados sobre o caso e outras ocorrências a serem atendidas, foram embora. Os escoteiros permaneceram no local procurando pelo homem e o encontraram na base de um barranco. Com a queda, o Sr. Akio Maeda acabou fraturando dois dedos da mão, estava com hipotermia e desidratado. Os escoteiros atenderam à vítima, construíram uma maca improvisada e com cordas conseguiram içar o homem para a parte mais alta da Voçoroca. Os bombeiros foram acionados e compareceram ao local com ambulância para levar o Sr. Maeda até o hospital, onde ele passou por exames e foi medicado. Desde o momento em que os escoteiros encontraram Maeda, por volta de 15h, o socorro levou cerca de 30 minutos.
Os jovens que participaram do resgate já tinham treinamento de primeiros socorros, mas nunca haviam salvado alguém perdido na mata. “Se esse homem passasse mais uma noite na Voçoroca, não sei se ele resistiria devido ao frio e a desidratação”, afirma Salzani.
BRAVO, BRAVO, BRAVISSÍMO!
FONTE: http://www.escoteiros.org/noticias/noticia_detalhe.php?id=456

domingo, 17 de março de 2013

Novo Grupo Escoteiro é criado em Bacabal/MA

A Direção Regional, dentro do seu Plano Estratégico, tem como principal objetivo fortalecer o Escotismo em nosso estado, para tanto tem desenvolvido ações de expansão e crescimento, incentivando a criação de novos grupos escoteiros, levando essa ferramenta educacional a um maior número de jovens possível. Exemplo disso são os grupos criados nesta gestão, na cidade de Bacabal. 
Incentivados pelo ideal de Baden-Powell, um grupo de amigos, antigos escoteiros da cidade de Bacabal, lançaram a ideia, num encontro com a Diretoria da UEB MA.
Não demorou muito, os amigos  já se organizaram e estruturaram o novo grupo.
Reunidos, os idealizadores escolheram nome, cor do lenço e logomarca para o grupo. E seguindo os 5 passos para a abertura de um  grupo, exigidos pela UEB, já marcaram a palestra Informativa com a comunidade onde irá funcionar a sua sede. 








Nasce o 6º GRUPO ESCOTEIRO KALUANÃ. 
Belo nome de origem indígena, que significa "GRANDE GUERREIRO".
A Região Escoteira do Maranhão, feliz por mais esta conquista, parabeniza esse grupo de amigos, pela iniciativa e empenho na criação do 6º Grupo Escoteiro Kaluanã
Temos absoluta certeza que quanto mais jovens tiverem a oportunidade de conhecerem e participarem desta grande fraternidade, que é o Escotismo, estaremos contribuindo para deixarmos este um mundo um pouco melhor, como é o ideal do nosso B.P.
BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Oficina do Ramo Lobinho é realizada com sucesso na cidade de Balsas/MA

Direção da Região Escoteira do Maranhão consciente da importância da política de qualificação dos adultos, realizou nos dias 1, 2 e 3 de março de 2013, uma Oficina do Ramo Lobinho para os Escotistas do 8º Grupo Escoteiro Buriti no município de Balsas/MA.
A Coordenadora de Formação Alga membros da Equipe Regional de Formação
entre eles Márcio, Cláudio e Guadalupe, que viajaram mais de 700 km para ministrar a oficina na cidade Balsas, numa demonstração do compromisso com a formação  dos voluntários da nossa região.

A atmosfera 
criada durante 
toda a oficina 
motivou bastante 
os participantes,
pois além dos novos
 conhecimentos e  
aprendizado, 
os escotistas se divertiram com as  situações criadas,  
 demonstrando na prática a vivência dos lobinhos
numa atividade tipicamente escoteira.
A Diretoria da Região Escoteira do Maranhão agradece a Direção do  8º Grupo Escoteiro Buriti pela estrutura oferecida para a realização da oficina e pela acolhida dada a nossa equipe de formação.
Nossos fraternais agradecimentos a Coordenadora de Formação Alga Maria, aos formadores Márcio Nava, Cláudio Barros e Guadalupe Barros, que não mediram esforços para estarem em Balsas, aos chefes  Graça Pinto (Diretora de Métodos Educativos da Região) e Ildejan Ferreira que apoiaram a equipe, participando de todo o planejamento e organização da oficina. 
E finalmente aos Escotistas do Grupo Escoteiro Buriti, Floriano Ribeiro, Alexsandra Bechara, Sérgio Souza, Cássio Pizzato, Geiza Mota, Jonas Silva, Maria Rita e Tatiana Goulart, os nossos agradecimentos com uma palma ritmada e um grande BRAVO  por se permitirem a oportunidade de participarem desta oficina.

Esta oficina, realizada em Balsas, foi  a última atividade de capacitação desta gestão, que encerra um ciclo com o sentimento de missão cumprida, fechando mais um capítulo da história do escotismo maranhense.
BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!
DIRETORIA  DA REGIÃO ESCOTEIRA DO MARANHÃO/ GESTÃO 2010-2012