sábado, 24 de maio de 2014

IV Grande Jogo Escoteiro!

Buscando divulgar e cada vez mais o Movimento Escoteiro para a sociedade maranhense, o Diretor Presidente dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão, Chefe Márcio Nava, participou do programa da Rádio Educadora do Maranhão, no  Dia Mundial do Escoteiro - dia 23 de abril de 2014.
Em entrevista ao radialista Jota Kerly, no programa "Em Família",  chefe Márcio falou sobre a importância do Movimento Escoteiro, enfatizando a  necessidade do seu crescimento, para que um maior número de crianças e jovens possam ser beneficiadas, tendo acesso a essa ferramenta educacional. O Movimento Escoteiro conta atualmente com mais de 40 milhões de associados no planeta, fazendo o melhor possível para construir um mundo cada vez melhor.   E por essa dedicação voluntária os Escoteiros ganharam um dia só para eles, 23 de abril
Durante a entrevista o Diretor Presidente dos Escoteiros do Maranhão, falou ainda da comemoração desse dia, que acontece sempre com a realização de um Grande Jogo, onde mais que um dia de festa, a comemoração é uma oportunidade para reunir todos os integrantes do Movimento numa grande integração da família escoteira.
Este ano o Dia Mundial do Escoteiro foi celebrado no dia 26 de abril de 2014, com a realização do tradicional   Grande Jogo Escoteiro na sua sexta edição.
O evento aconteceu no Parque do Bom Menino e reuniu a Família Escoteira do Maranhão numa tarde de jogos e atividades tipicamente escoteiras.  
O VI Grande Jogo Escoteiro foi comandado pela Vice-Diretora Presidente dos Escoteiros do Maranhão, Chefe Sarah do Amaral, que coordenou brilhantemente as atividades direcionadas a cada ramo.
Os Lobinhos tiveram uma tarde bastante movimentada, com atividades recheadas de jogos, brincadeiras e muita diversão. Além do despertar da consciência para a preservação ambiental através de um mutirão de limpeza do Parque do Bom Menino. 
O Ramo Escoteiro teve uma tarde de aventura. 
O escoteiros começaram as atividades com um belo mapa que os levou a desbravar as técnicas e conhecimentos que o escotismo promove. Tiveram também atividades tipicas da juventude como bike, skate, entre outros.
O Ramo Sênior propiciou aos jovens a vivência diversificada do escotismo, com o arvorismo, semáforo, código morse, técnicas de fazer fogo com pederneira, etc. Os Seniores tiveram ainda, a oportunidade de conhecer o universo da leitura braile dos portadores de deficiência visual. Enfim uma tarde alegre de muito aprendizado.
Os Pioneiros da  Região do Maranhão tiveram neste VI Grande Jogo a oportunidade de se encontrarem e estreitarem ainda mais os laços de amizade e irmandade, defendidos por Baden-Powell.
Com uma programação diferenciada e bem elaborada pelos mestres, que integraram esta atividade, os pioneiros vivenciaram de forma plena as belezas que o ramo oferece aos jovens.
Tradicionalmente o Grande Jogo Escoteiro sempre desenvolve uma ação que beneficia uma instituição com a doação de produtos e materiais. 
Este ano a tarefa prévia despertou os nossos jovens para a questão do meio ambiente por meio da reciclagem, com a realização da coleta e venda de latinhas de alumínio e aço.
Outro diferencial deste grande jogo foi a tarefa solidária comunitária que fez com que as seções (Alcateia, Tropa Escoteira, Tropa Sênior e Pioneiros) promovessem em uma instituição da cidade de São Luís (creches, asilos, orfanatos. hospitais, etc), uma ação de lazer e recreação com as pessoas atendidas por essas instituições.
 
Esta vivência da cidadania ativa, defendida por B.P, levou os jovens a saírem de suas  sedes para o contato direto com a sociedade e seus problemas.
A Tropa Escoteira do 5º GE Domingos da Silva Borges, a Tropa Sênior do 1º GE Coelho Neto  e a Tropa Sênior do  10º GE Piatã, realizaram a a ação solidária comunitária.
E além da realização da atividade, também confeccionaram banners, assim tiveram os pontos contabilizados na pontuação das atividades do ramo desenvolvidas durante o grande jogo.
Durante a realização do VI Grande Jogo, estas ações foram  materializada através da exposição dos banners que demonstravam as ações dos Grupos Escoteiros.
As Alcateias do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, do 10º Grupo  Escoteiro Piatã 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento, contabilizaram, assim, pontos para o grupo com a apresentação  do banner da atividade realizada
O Grupo vencedor foi o 20º GE José Ribamar Nascimento, pois o seu Clã Pioneiro CARAID, realizou a tarefa solidária contabilizando o diferencial da vitória. E a instituição contemplada foi o Hospital Aquiles Lisboa que cuida de pessoas com hanseníase. Serão doados para o hospital materiais de enfermagem para a realização de curativos.
A Direção Regional dos Escoteiros do Maranhão agradece aos Coordenadores do VI Grande Jogo Escoteiro:
Coordenadora Geral, Sarah do Amaral
Coordenador do Ramo Lobinho, Rafael Santos;  Coordenador do Ramo Escoteiro, Paulo Silva;  Coordenador do Ramo Sênior, Antonio Nunes e a Coordenadora do Ramo Pioneiro, Arlete Serra
Nossos fraternais agradecimentos a todos os chefes voluntários, pais e colaboradores que estão sempre prontos para fortalecer a Região do Maranhão, contribuindo com o seu tempo e trabalho em prol das crianças e jovens de todos os Grupos Escoteiros da Região, promovendo com isso a construção de um mundo melhor! 
BRAVO! BRAVO! BRAVÍSSIMO!!!
Sempre Alerta para Servir!
FOTOS: Ildejan Ferreira, Paulo Silva e Thania Suely

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Maranhão ganha dois novos Grupos Escoteiros!

 13º GRUPO ESCOTEIRO DO MAR NORBERTO PEDROSA 
O Movimento Escoteiro de São Luís está em festa. No dia 09 de abril de 2014 foi realizada a Assembleia de fundação do 13º Grupo Escoteiro do Mar Norberto Pedrosa. O evento foi realizado no salão da Igreja São Paulo Apóstolo, sede do Grupo. 
A Assembleia foi presidida pelo Diretor Presidente do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento, Chefe Luis Jacinto e pelo Primeiro Secretário o Dr. Mauro César, que conduziram brilhantemente os trabalhos.
Representando a Diretoria dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão, a Vice-Presidente, Chefe Sarah do Amaral, desejou sucesso ao novo grupo, colocando a Direção Regional a disposição para apoiar as ações do mais novo grupo escoteiro de São Luís. Na oportunidade Dr. Mauro César fez a leitura de um texto sobre a vida do Chefe Escoteiro Norberto Pedrosa. 
O Chefe Norberto Pedroza foi um grande incentivador e divulgador do Movimento Escoteiro. Idealizador e fundador do antigo 18º  Grupo Escoteiro do Ar Winston Churchill, atual 18º Dezoitão. Foi ele que conseguiu a área da sede e foi quem também, construiu a sede onde funciona o grupo. É importante ainda enfatizar, que chefe Norberto abriu diversos Grupos Escoteiros nos Centros Sociais dos bairros de São Luís, se destacando como um grande chefe escoteiro e como um talentoso artista plástico auto didata, pintando em óleo sobre tela e azulejaria.
A homenageada família do Chefe Norberto, estava representada pelo seu irmão Clidenor Pedrosa e esposa Imair, e pela irmã  Valéria Pedrosa que agradeceu a honrosa homenagem prestada ao seu irmão,  presenteando o grupo com o primeiro quadro pintado por ele. 
 Durante a assembleia o Dr. Mauro César, membro do Conselho Fiscal do Grupo, fez a entrega dos livros que foram doados pelo Centro Cultural do Movimento Escoteiro - CCME, no Rio de Janeiro, para o acervo da futura biblioteca do Grupo, em agradecimento a doação feita pelo Chefe Norberto Pedrosa, de um grande painel de azulejos com motivos escoteiros, feito por ele e doado ao CCME.  Na ocasião o Diretor Administrativo do Grupo, Cláudio de Oliveira, falou da mística que envolve o novo grupo que está sendo fundado nem São Luís.
O Diretor Financeiro do Grupo, Jorge Luis Nunes, exaltou as realizações do Chefe Norberto, lembrando do tempo em que era escoteiro no Grupo Dezoitão,  e o Diretor Presidente do 13º GE, Osvaldo Salomão Júnior, finalizou as falas, agradecendo a presença de todos.
Finalizando, o Presidente da Assembleia, Chefe Luis Jacinto, realizou a renovação da Promessa Escoteira da primeira Diretoria do 13º Grupo Escoteiro do Mar Norberto Pedrosacomposta pelos membros: Diretor Presidente, Osvaldo Salomão Júnior; Diretor Administrativo, Claudio Renato Viana de Oliveira, Diretor Financeiro, Jorge Luís Silva NunesConselho Fiscal: Mauro Cesar de Oliveira, Marco Aurélio Ferro de Britto, Valéria Bacellar Pedrosa e Maria Teresa Barros (suplente).
Desejamos sucesso ao novo grupo, que tem a missão de promover o Escotismo de qualidade, engrandecendo ainda mais o Movimento Escoteiro no Maranhão.

 23º GRUPO ESCOTEIRO IVO ANSELMO HÖHN 
Paço do Lumiar está em festa! Foi fundado no dia 23 de abril de 2014 o 23º Grupo Escoteiro Ivo Anselmo Höhn. Com a abertura deste grupo, o Movimento Escoteiro retribui a sociedade de Paço do Lumiar a acolhida dada aos escoteiros nesses 40 anos de funcionamento do Campo Escola, situado neste município.
A cerimônia aconteceu no Campo Escola Escoteiro iniciando com o hasteamento das bandeiras e contou com a presença do Diretor Presidente dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão, Márcio Nava, do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Ronald Abreu, representando o Prefeito do Município, além de integrantes de diversos grupos escoteiros.
O Professor Ivo Anselmo Höhn, como Chefe Escoteiro, exerceu o cargo de Comissário Regional, e foi o responsável pela reorganização do Escotismo Maranhense na década de 60. Foi através do seu ideal, empenho e determinação que hoje temos o Campo Escola Escoteiro em Paço do Lumiar. Espaço este que há mais de 40 anos contribui para a formação dos nossos jovens. Foi responsável também pela abertura de grupos escoteiros em todas os Centro de Ensino do Maranhão - CEMA. Exemplo de líder, Chefe Ivo Anselmo fez a diferença na história do Escotismo Maranhense.
O Juiz Federal Ivo Anselmo Filho, representando a família do estimado Chefe Escoteiro Ivo Anselmo Höhn, agradeceu a homenagem e falou da honra de ver o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo seu pai ao longo da vida. O Diretor Presidente do 23º Grupo Escoteiro, Wilson Martins enfatizou a felicidade em estar a frente deste novo desafio de levar o escotismo aos jovens de Paço do Lumiar. Falou ainda que espera contar com o apoio de toda a sua diretoria e dos grupos irmãos.
Representando o Prefeito de Paço do Lumiar, o Secretário Municipal de Meio Ambiente do município, Ronald Abreu,  parabenizou o novo grupo que surge em Paço do Lumiar, falando da importância dessa iniciativa para a formação dos jovens, pois a violência e as drogas são ameaças para as famílias do nosso estado. Reforçando seu compromisso fazendo parte da primeira diretoria do  grupo. O professor Mauro em nome do grupo, prestou homenagem ao Conselheiro Nacional da UEB e Diretor de Relações Institucionais da Região do Maranhão, Mestre Antonino Pio, pelo incansável apoio e incentivo dado para a abertura deste grupo, presenteando-o com uma camisa.
A Diretoria do grupo como forma de agradecimento e reconhecimento pelo apoio recebido,  presenteou com uma camisa do grupo escoteiro o Juiz Federal Ivo Anselmo Filho, o o Diretor Presidente da UEB MA Márcio Nava, o Diretor de Marketing da UEB MA Chefe Nunes e o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Sr. Ronald Abreu.
O represente do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto Chefe Chefe Daniel, o Diretor do 5º GE Domingos da Silva Borges, Chefe Geovani e  a Diretora do 10º Grupo Escoteiro Piatã Chefe Isolda parabenizaram o novo grupo e se colocaram a disposição para contribuir com o que for necessário para o sucesso do grupo.
O Diretor Presidente do 20º  GEJORNA também parabenizou se colocando a disposição para apoiar nas ações do 23º GE. O professor Mauro falou da alegria de ver a força do Movimento Escoteiro manifestada neste momento com o apoio dos grupos presentes. Chefe Nunes falou das realizações do Chefe Ivo Anselmo, enfatizando que "Paço do Lumiar é o local ideal para ter um grupo com este nome, pois foi Ivo Anselmo que conseguiu o espaço do Campo Escola onde milhares de jovens já foram beneficiados com o Escotismo"
Durante o evento o Diretor Presidente Márcio Nava fez a entrega do kit de abertura de grupo escoteiro e da Autorização provisória para funcionamento. Na oportunidade Mestre Antonino Pio apresentou o Padre Paulo Sérgio, Pároco da Igreja de Paço do Lumiar onde funcionará a sede do grupo escoteiro. Emocionado Mestre Pio lembrou das ações do Chefe Ivo Anselmo, e de quanto o Movimento Escoteiro do Maranhão é grato pela sua dedicação a causa do escotismo. 
O Diretor Presidente dos Escoteiros do Maranhão Márcio Nava deu posse, fazendo a Promessa Escoteira da Diretoria do Grupo que é composta por Wilson Martins Júnior, Diretor Presidente; Fernando Antonio  Pinto Silva Júnior, Vice-Diretor Presidente; Selma Pachêco, Diretora Financeira; Rutilene Dias Vieira, Diretora Administrativa e Mauro Prazeres Vieira, Diretor de Métodos Educativos, além do Conselho Fiscal composto por Ronald AbreuFrancisco SilvaMauro Filho.
A Região Escoteira do Maranhão deseja uma longa vida de sucesso ao 23º GE Ivo Anselmo Höhn, com a certeza de que o mesmo promoverá a prática de um excelente escotismo em nosso estado.
Sempre Alerta para Servir!
FOTOS:  Acervo do 23º GE Norbeto Pedrosa e Isolda Soares