terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Tema anual 2016:

DIVERSIDADES QUE NOS UNEM

Somos, em nosso planeta, mais de sete bilhões de pessoas. Cada uma das pessoas dessa imensa população é diferente de todas as outras. Cada uma tem uma herança e uma história pessoal exclusiva, que a faz ser única. Somos mais de sete bilhões de pessoas diferentes, compartilhando um mesmo universo. Esse conjunto de pessoas apresenta múltiplos aspectos que se diferenciam entre si no que se refere a origens, etnias, línguas, crenças, ambientes de residência, culturas, costumes, gênero, identidade de gênero, constituição física, preferências, orientação de afetos, etc. E isso define o que se entende como diversidade. A diversidade compreende qualquer dimensão que pode ser usada para diferenciar grupos ou indivíduos.
O Movimento Escoteiro, desde o seu princípio, apresenta a diversidade como um dos elementos de sua composição. Alcançando quase todos os países do mundo, com suas diferentes características, forma uma fraternidade fundamentada na unidade de ideal e na diversidade de seus membros. É justamente este alcance que torna o Escotismo um instrumento importante para o entendimento entre as pessoas, na busca de um mundo melhor.

Ainda em 1919, quando escreve “Aids to Scoutmastership” (traduzido no Brasil como Guia do Chefe Escoteiro), Baden-Powell já reforça a ideia da diversidade, afirmando que “o Escotismo é uma grande fraternidade - um plano que, na prática, derruba diferenças de classes, credos, raças e regionalismos”, e acrescenta que “felizmente, no Movimento Escoteiro, temos irmãos-escoteiros já organizados na maioria dos países civilizados do mundo, e já construímos um tangível núcleo de uma fraternidade universal”.

Esta concepção de Baden-Powell é reforçada em sua autobiografia, lançada em 1933, com o título de “Lessons from the varsity of life” (ou Lições da Escola da Vida, conforme tradução brasileira), onde escreve: “Pelo Movimento Escoteiro estamos procurando derrotar o egoísmo, inculcando nos jovens uma visão mais ampla, e um ideal de boa vontade mútua e serviço. Não pretendemos dizer que o Escotismo resolve tudo, porém uma vez que grassou com rapidez tão extraordinária, formando extensa fraternidade em países tão diversos, sem reconhecer diferenças de classe, credo ou raça, pode-se esperar que seja pelo menos um passo na direção almejada”.

Evidentemente que o conceito atual de diversidade é muito mais amplo, em sociedades cada vez mais distintas, e se torna indispensável que o Escotismo, mantendo sua melhor tradição de modernidade, reflita essa situação e se esforce para representar a sociedade na qual está inserido.

Vivenciando a prática do Escotismo em um ambiente sem preconceitos, no qual as diferenças sejam respeitadas e aceitas, nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos poderão compreender que essa soma oferece uma oportunidade para o enriquecimento da sociedade, que se reflete na vida familiar, educação, trabalho e, de modo geral, em todos os processos sociais e culturais de nossas comunidades.
O Escotismo, assumindo valores de respeito à diversidade, deve, também, evoluir permanentemente para ser capaz de identificar e responder às diferentes necessidades e características das crianças, adolescentes e jovens, por intermédio de uma maior participação no Programa Educativo, assim como de acolher a contribuição de adultos que representam a diversidade da sociedade.


Apresentando essa incrível possibilidade de unir em um mesmo ideal e espírito toda esta diversidade, o Movimento Escoteiro pode contribuir, de fato, para a construção de um mundo mais equitativo e respeitoso frente às diferenças, independentemente das suas características, sem rótulo ou exclusão.


E é isso o que verdadeiramente somos: uma imensa fraternidade mundial, na qual todas as pessoas, com a riqueza de suas particularidades e individualidades, se unem por laços de compreensão mútua, em um ambiente de respeito e bem-querer, com a proposta de tornarem este mundo melhor para todos.


Embora possa parecer um paradoxo, essa diversidade é exatamente o que nos une!


Diretoria Executiva Nacional

domingo, 21 de junho de 2015

Curso Preliminar

A Diretoria da Região Escoteira do Maranhão irá realizar no mês de agosto de 2015, mais um Curso Preliminar, visando com isso dar continuidade na capacitação dos adultos voluntários da UEB.
O curso será na linha Escotista e Dirigente Institucional e acontecerá no período de 15 a 16 de agosto.

Para maiores informações faça download do 
Boletim Informativo - clique aqui!
A Ficha de Inscrição está disponível também na aba "Documentos",
Deste blog.


sexta-feira, 19 de junho de 2015

UEB-MA realiza Curso Básico para Dirigentes

Uma boa gestão de adultos resulta em voluntários capacitados e comprometidos, foi com esse objetivo que a Direção da Região Escoteira do Maranhão por meio da sua equipe de Formação, realizou no período de 22 a 24 de maio de 2015 o Curso Básico para Dirigentes.
O Curso aconteceu no  Seminário Cristão, e contou com a participação dos Dirigentes dos Grupos Escoteiros de São Luís.
 Foi mais um final de semana dedicado ao Movimento Escoteiro com o objetivo de capacitarem-se. 
O Curso foi realizado sob a Coordenação dos Chefes Márcio Nava e Paulo Neto
O Curso ofereceu diversas atividades dinâmicas propiciando um melhor aprendizado dos nossos dirigentes, e superando as expectativas dos participantes.
 
SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!
CONFIRA TODAS AS FOTOS NO NOSSO facebook.escoteriosma

FOTOS: Ildejan Ferreira


domingo, 19 de abril de 2015

Maranhão conquista mais um membro para o Conselho de Administração Nacional da UEB!

O Chefe Escoteiro Antonio Nunes, Diretor de Marketing da Região Escoteira do Maranhão, é o mais novo Conselheiro Nacional da União dos Escoteiros do Brasil.
Chefe Nunes foi eleito na Assembleia Nacional que aconteceu neste final de semana durante o 21º Congresso Nacional Escoteiro em São Bernardo do Campo/SP.
O Maranhão está de parabéns, pois agora são dois membros maranhenses no Conselho de Administração Nacional da UEB, o Diretor de Relações Institucionais da Região, Mestre Antonino Pio, que já é Conselheiro e agora Chefe Nunes.
Essa conquista demonstra o respeito e a confiança que o Brasil deposita nos nossos líderes.
BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!

terça-feira, 7 de abril de 2015

Campanha "Boa Ação pela Vida"

A  Rede de Jovens Lideres do Maranhão, em parceria com a HEMOMAR e o Rio Anil Shopping, convidam todos para fazer parte da corrente solidária  “Boa Ação Pela Vida”que acontecerá no dia 11(sábado) de abril, das 10h às 17h, em frente ao shopping (Rio Anil),
Em seu segundo ano de realização a campanha “Boa Ação Pela Vida” tem como objetivo principal conscientizar a população ludovicense sobre a importância da doação de sangue, medula óssea e órgãos (para o cadastramento).
Venha fazer parte dessa história!
PARTICIPE!



quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Ações 2015 - Equipe de Formação Regional

A Diretoria dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão divulga o calendário de ações da Equipe de Formação Regional

22/02 - INDABA 

            Tema: Mudanças no Estatuto da UEB

01/03 - OFICINA 
            Fogo de Conselho

23 a 25/05 - CURSO BÁSICO
                     Dirigente Institucional

23 a 25/05CURSO BÁSICO Escotista
                     Ramo Lobinho

01 e 02/08 - I ENCONTRO DE GRADUADOS

30/08 - OFICINA 

             Técnicas Mateiras

27/09 - OFICINA 
            Canções e Jogo

Novidades para os membros adultos:
  • A partir do mês de fevereiro estaremos realizando encontros (bate-papos) para discutirmos algum assunto de interesse dos adultos.
  • Os encontros acontecerão uma vez por mês no Escritório Regional, das 19:30 às 21 horas.
  • As inscrições estão abertas a todos e não tem taxa de participação.
  • Os temas dos meses seguintes serão definidos posteriormente:


 Encontro de fevereiro: 
​1​​1/02 - A Corte de Honra
             Mediadores: Marcio Nava e Pedrinho 

11/03 - Mediadores: Sarah e Cláudio
08/04 - Mediadores: Pio, Paulo e Nelson
13/05 - Mediadores: Alga, Moisaniel e Márcio
10/06 - Mediadores: Guadalupe e Adna
Sempre Alerta para Servir!

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Maranhão no VI Jamboree

Entre os dias 11 e 16 de janeiro, o VI Jamboree reuniu mais de  de 4,4 mil pessoas no maior evento escoteiro do País. 
Durante os cinco dias, escoteiros de todo o Brasil puderam vivenciar o grande espírito de fraternidade desse nosso movimento centenário.
O evento aconteceu em Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN), e celebrou os laços de união e amizade entre os jovens escoteiros e adultos voluntários.
O Jamboree é a oportunidade de promover o fortalecimento da paz na diversidade das diferentes culturas.
E o Maranhão a exemplo dos anos anteriores, participou desta grande festa com uma delegação formada por jovens dos diversos Grupos Escoteiros de São Luís.
“O mundo que queremos” essa foi a linha que guiou o VI Jamboree Nacional Escoteiro em 2015. O tema acompanha nosso sonho de ver um mundo mais justo, onde todos sejam respeitados e livres para viver da maneira que se sentirem melhor.
 Juntos nós podemos somar esforços e diminuir fronteiras e barreiras, sempre praticando a cidadania e carregando com a gente os valores do Escotismo.
E esse encontro é muito especial, pois reúne, num grande acampamento, jovens e adultos de todos os lugares  numa diversidade de culturas e crenças, realizando diversas atividades tipicamente escoteiras.
A troca de experiências promoveu ainda apresentação cultural, onde a delegação do Maranhão apresentou um pouco de nossa cultura, com o nosso tradicional folclore. 
Além de oferecer aos participantes do VI Jamboree, o nosso tradicional refrigerante jesus e os deliciosos doces de espécie.
E que venha BARRETOS/SP - 2018!
FOTOS: Ronaldo Rodrigues Araújo

Maranhão no VI Jamboree

Entre os dias 11 e 16 de janeiro, o VI Jamboree reuniu mais de  de 4,4 mil pessoas no maior evento escoteiro do País. 
Durante os cinco dias, escoteiros de todo o Brasil puderam vivenciar o grande espírito de fraternidade desse nosso movimento centenário.
O evento aconteceu em Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN), e celebrou os laços de união e amizade entre os jovens escoteiros e adultos voluntários.
O Jamboree é a oportunidade de promover o fortalecimento da paz na diversidade das diferentes culturas.
E o Maranhão a exemplo dos anos anteriores, participou desta grande festa com uma delegação formada por jovens dos diversos Grupos Escoteiros de São Luís.
“O mundo que queremos” essa foi a linha que guiou o VI Jamboree Nacional Escoteiro em 2015. O tema acompanha nosso sonho de ver um mundo mais justo, onde todos sejam respeitados e livres para viver da maneira que se sentirem melhor.
 Juntos nós podemos somar esforços e diminuir fronteiras e barreiras, sempre praticando a cidadania e carregando com a gente os valores do Escotismo.
E esse encontro é muito especial, pois reúne, num grande acampamento, jovens e adultos de todos os lugares  numa diversidade de culturas e crenças, realizando diversas atividades tipicamente escoteiras.
A troca de experiências promoveu ainda apresentação cultural, onde a delegação do Maranhão apresentou um pouco de nossa cultura, com o nosso tradicional folclore. 
Além de oferecer aos participantes do VI Jamboree, o nosso tradicional refrigerante jesus e os deliciosos doces de espécie.
E que venha BARRETOS/SP - 2018!