segunda-feira, 13 de junho de 2011

Região Escoteira do Maranhão realiza Curso Preliminar com sucesso


Nos dias 04 e 05 de junho de 2011 na Associação Amigos da Marinha - SOAMAR, a Região Escoteira do Maranhão realizou o Curso Preliminar com a inscrição de 63 adultos. Entre os participantes estavam pioneiros, voluntários e pais de membros juvenis. 

Esta ação foi realizada pela Coordenadora de Formação Regional Alga Maria que como uma verdadeira maestra, soube formar e orientar a Equipe de
Formação e a equipe de apoio.

A Insígnia de Madeira com graduação em formação CF2, Graça Pinto prontamente respondeu ao chamado da  Alga e veio somar forças para o sucesso do curso. Graça  ministrou palestras envolvendo duas Unidades: "O desenvolvimento da criança e do jovem"  e o "Adulto Educador". Desempenhou também o importante papel de Tutora de Patrulha, dando orientação e avaliando os participantes. 
O Diretor de Relações Institucionais da Região e CF1 Antonino Pio também se uniu a Equipe de Formação  ficando responsável pelas Unidades: "Sistema de Formação de Adultos" e "Legislação Escoteira Básica". 
A Coordenadora de Formação convidou também o Vice-Diretor Presidente da Região e Insígnia de Madeira, Márcio Nava para fazer parte da Equipe de Formação e contribuir com o seu conhecimento. Chefe Márcio falou sobre os "Fundamentos do Movimento Escoteiro" e "Programando, Vivenciando, Avaliando uma Reunião de Seção",  Unidade esta dividida com o Escotista Moisaniel. Chefe Márcio também aceitou a missão de ser Tutor de Patrulha, avaliando e ajudando os cursantes.
A Equipe de Formação recebeu o reforço do estimado escotista e Insígnia de Madeira Moisaniel Pinheiro, que somou com os participantes os seus conhecimentos relativos as Unidades: "Prática de Jogos" e "Programando, Vivenciando, Avaliando uma Reunião de Seção",  dividida com Márcio Nava. Além de orientar e avaliar os participantes que fizeram parte da equipe onde ele foi Tutor de Patrulha.
Outro chefe que prontamente disse sim ao chamado da Coordenadora de Formação Alga, foi o Coordenador do Campo Escola e Insígnia de Madeira Gene Nelson, que ministrou paletrestra sobre o tema: "Pais no Movimento Escoteiro".   
Somando as fileiras da Equipe de Formação, o Delegado Regional e Insígnia de Madeira Pedro Cardoso, abrilhantou o curso com duas Unidades: "Noções de Segurança nas Atividades Escoteiras" e "Cerimônias". Chefe Pedro atuou como Tutor de Patrulha dando suporte e avaliando os participantes.
Recem chegado do curso presencial de Insígnia de Madeira realizado em Teresina-PI, o Diretor Comercial da Região do Maranhão Cláudio Barros, também uniu forças a Equipe de Formação, realizando palestras sobre as Unidades: "Visão Geral do Programa de Jovens" e "Plano de Leitura". Desempenhou importante papel como Tutor de Patrulha durante o Curso.
A experiente palestrante com vasta vivência cristã, a estimada Maria José,  foi convidada pela Coordenadora de Formação Alga para falar da Unidade que trata sobre Espiritualidade no Movimento Escoteiro.
O Diretor Presidente da Região Escoteira do Maranhão Antonio Nunes, falou em sua palestra sobre a "Estrutura da Unidade Escoteira Local, Distrito Escoteiro e Região Escoteira", além de atuar como Tutor de Patrulha.
BRAVI! BRAVO! BRAVISSIMO! Para a  Equipe de Apoio que teve papel vital para o sucesso do Curso Preliminar.
  Parabéns ao Coordenador da equipe de apoio, o Escotista Rafael pela doação e compromisso com o ideal escoteiro.
Uma salva de palma ritimada as chefes Guadalupe e Isolda que de forma incansável se doaram para que tudo funcionasse plenamente. 
Agradecemos ao Escotista e Insignia de Madeira Francisco Santos que ajudou como cronometrista no curso.
Nossos agradecimentos a Chefe Telma que conseguiu o espaço para a realização do curso, e se manteve de plantão na SOAMAR durante o evento,  aos chefes Alberto, Narcisa e Thania que colaboraram no apoio do lanche.
O Curso Preliminar teve a participação de uma delegação da cidade de Timon formada por  Adriano, Selma, Gerson e Janaina, que vieram  com o objetivo de se qualificarem para reabertura do 12º Grupo Escoteiro São Daniel Comboni.
 Do município de Peritoró participou o jovem Leandro Pereira que faz parte do Grupo Parceiros Socioambientais de Peritoró.
 Visando a abertura de um Grupo Escoteiro na APA Itapiracó através do Batalhão Florestal, participou também do Curso Preliminar o Militar Júlio César de Sousa Araújo, que nesta foto é o primeiro da direita para a esquerda.
Seguindo o princípio do Método Escoteiro que é aprender fazendo, os cursantes além de vivenciarem o aspecto teórico experimentaram na prática a vida dos Lobinhos e Escoteiros nas atividades escoteiras.
Os adultos transformados em Lobinhos e Escoteiros descobrem a harmonia dos comandos de formação.
E descobrem o valor do espírito de equipe.
 As Patrulhas unidas para a solução de um desafio.
O jogo é uma ferramenta educacional que desenvolve no jovem o espírito de equipe, promovendo a união e os objetivos de metas comuns. Baden-Powell sabiamente trouxe para o Movimento Escotreiro esta ferramenta, e os adultos viveram as emoções dos membros juvenis durante o curso.
O som dos três apitos do Chefe promoveram a alegria de todos em formar a sua Patrulha.
  O trabalho em conjunto valoriza a equipe e supera o egoísmo, fazendo com que todos se unam para a conquista de um objetivo. 
Quando a meta é atingida a vitória não é apenas de um, mas de todo o grupo.
Quem canta seus males espanta!
O Movimento Escoteiro utiliza esta ferramenta para fortalecer a formação dos nossos jovens. Os cursantes descobriram a alegria de cantar em grupo.
Neste final de semana todos os presentes tiveram alimentados suas mentes e suas almas, mas também alimentaram o corpo.
PARABÉNS a todos os participantes.
A Equipe de Formação da Região Escoteira do Maranhão já está se mobilizando para a organização do Curso Básico. E aguarda de braços abertos a participação de todos.
Nossos agradecimentos ao parceiro DON IRDARA RESTAURANTES pelo apoio no coffee break.

Agradecemos a todos que de alguma forma contribuiram para a realização deste evento.
DIRETORIA DA UEB MA
FOTOS: Acervo da UEB-MA

5 comentários:

  1. Apenas uma correção: o Correto é Insígnia DE Madeira e NÃO da.

    O dá é comumente usado erroneamente e refere-se à ilha da MADEIRA em Portugal.

    Já o dE que é o correto indica e remete ao material de que é feito ( de madeira )

    SAPS
    Coruja Grisalha

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS UEB/MA, pela realização do Curso Preliminar. E bom Curso Básico.

    Chefe Rogério Moreira - IM/PI

    ResponderExcluir
  3. Oi Coruja Grisalha,
    Até no certificado oficial da UEB entregue aos graduados, está INSÍGINA DA MADEIRA.

    Isolda
    UEB MA

    ResponderExcluir
  4. Parabéns à UEB-MA pelo belo trabalho em parceria com os Grupos Escoteiros de conquistar voluntários para esse lindo projeto de semear um mundo melhor com trabalho junto aos jovens... quanto mais qualificado melhor o resultado!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostaria de aproveitar este espaço para conseguir o contato de um casal muito amigo: Moisaniel e MarliEstrela Paixão.Há alguns anos perdemos o contato e gostaria de reencontrá-los ou de ter notícias, pois aquie em Brasília eles não deixaram nenhum contato e com o número de telefone aí do Maranhão não consigo mais falar.Se alguém puder ajudar ficarei muito grata.Obrigada, companheiros.Gislene DF

    ResponderExcluir