quinta-feira, 8 de setembro de 2011

II Acampamento Regional do Ramo Escoteiro é realizado com sucesso!

A Diretoria Regional resgatou no seu calendário 2011 o II ACAMPAMENTO REGIONAL DO RAMO ESCOTEIRO, realizando nos dias 26, 27 e 28 de agosto o II ARE. O primeiro foi realizado a mais de 10 anos, e muitos chefes que atuaram neste acampamento, participaram ainda como membro juvenil do I ARE.
 O II ARE teve uma estrutura diferenciada dos tradicionais acampamentos escoteiros. Para os três dias de atividade foi montada uma aldeia escoteira, onde todos armaram suas barracas em um grande círculo no Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo.
O Coordenador Geral da atividade o Diretor Márcio Nava, recebeu os escoteiros dando boas vindas e falando das orientações deste acampamento diferenciado.
 Participaram deste acampamento o 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, 4º Grupo Escoteiro Vinsconde de Cayru, 10º Grupo Escoteiro Piatã e 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento. Os escoteiros dos grupos realizaram o hasteamento das bandeiras.
O Diretor Presidente da Região Chefe Nunes teve a honra de renovar a promessa do Chefe Marcelo Sousa, lembrando aos escoteiros que "um dia o chefe Marcelo já esteve do lado de lá, como membro juvenil, e um dia os escoteiros participantes do II ARE também estarão sendo chefes, retribuindo com amor o que receberam com amor".
 Diversos jogos animaram o acampamento com o revezamento das Patrulhas nas bases montadas ao longo do campo. 
O BOLICHE HUMANO foi uma das bases que fizeram a alegria dos jovens escoteiros.
Na base do  CAVALEIRO MEDIEVAL as patrulhas viveram o espírito de equipe, onde cada escoteiro teve que atingir com sua lança o círculo de fogo montando o seu cavalo ora sentado, ora em pé, ora vendado.
A CORRIDA DAS CANELETAS exigiu das patrulhas ciclonismo, agilidade e união, tendo como objetivo transportar através de caneletas, esferas de energia (bolas de gude, de tênis e ping pong) de um local para o outro.
 A base do FUTEBOL DO ASSOPRO fez com que os escoteiros descobrissem a força do revezamento, a agilidade do assopro como fonte de direção e a agilidade física, vibrando coletivamente com cada gol conseguido.
CHUTE PELO ESPELHO promoveu nos jovens a descoberta de uma forma diferente de ver o mundo. Uma pequena mudança de paradigma demonstra grandes diferenças.
A base LANÇAR E CAÇAR BOLINHAS levou os jovens a trabalharem o senso de direção, intensidade e controle motor, além do desafio de vencer o tempo.
Após uma manhã de confraternização e alegria, chegou o momento de alimentar o corpo com um saboroso almoço preparado pelos adultos voluntários.
Baden-Powell quando implantou o sistema de patrulha percebeu que os laços são construídos com a união dos momentos vividos. Patrulha que come unida, permanece unida.

Com o apoio dos Bombeiros do Estado do Maranhão diversas bases foram montadas no II ARE.
O SALVAMENTO EM ALTURAS foi uma experiência que levou cada escoteiro a aperfeiçoar as técnicas já conhecidas de arvorismo.
A base ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR capacitou os jovens sobre a importância dos primeiros socorros em acidentes com cortes, picadas de animais e hemorragias.
A base de MACAS IMPROVISADAS ampliou  aos jovens escoteiros as possibilidades de construção de macas com o uso criativo dos recursos ao alcance da pessoa prestadora do socorro.
TRANSPORTE DE ACIDENTADOS, com o apoio dos bombeiros, os jovens aprenderam algumas técnicas de como transportar vitimas de acidentes, preservando o máximo a integridade física para não gerar sequelas ou complicações no quadro do acidentado.
Durante as  baterias de conhecimentos enriquecedores os jovens receberam também, capacitação sobre noções de combate a incêndios, conhecendo os tipos de extintores e o seu uso adequado.
Após uma tarde de capacitações e muitos conhecimentos, diversos jogos fizeram a alegria dos escoteiros. 
Na noite de sábado foi realizada a grande festa escoteira com a cerimônia do Fogo de Conselho reunindo as tropas dos grupos escoteiros, chefia, pais e convidados. Várias esquetes, canções e saudações alegraram esta noite. Além da canção da despedida tendo ao fundo fogos de artifícios. 
Com o apoio da Policia Militar do Estado do Maranhão que voluntariamente vieram somar forças com o II ARE, no domingo diversas bases foram montadas por esses profissionais da segurança pública.
A base de CORDAS envolveu diversos desafios, a cada um, os jovens superavam os seus limites, venciam o medo e fortaleciam a sua essência.
O Escoteiro é conhecido mundialmente pelo domínio dos nós e amarras, durante a atividade esta base proporcionou trocas de experiências entre o Movimento Escoteiro e os instrutores da polícia militar.
O Comando Especial de Operações da Polícia Militar fez uma exposição da  sua infra estrutura,  demonstrando os aspectos que envolvem além da segurança a imagem da policia como promotora da cidadania e parceira da comunidade.
Entre uma base e outra as patrulhas se revezavam em um dinâmico e emocionante pebolim humano, para em seguida partirem para a emoção da trilha.
Finalizando num estilo tipicamente escoteiro, foi realizada uma trilha no juçaral do Campo Escola, utilizando o sistema de fio de ariadne. Este tipo de atividade fortalece o espírito de equipe, pois os escoteiros se apoiam mutuamente; prepara o jovem para enfrentar desafios futuros pois eles conseguem vencer o desafio do desconhecido e fortalece a sua confiança, pois confia em si mesmo, na equipe e nos chefes que são os guardiões da sua segurança.
A Diretoria Regional do Maranhão 
agradece os Coordenadores do II ARE
  Márcio Nava, Cláudio Barros, Guadalupe Barros e a Equipe
que durante vários meses trabalharam com carinho todos os detalhes do acampamento. O sucesso da atividade deve-se principalmente a esses chefes que não mediram esforços na dedicação para a realização do II Acampamento Regional do Ramo Escoteiro.
MUITO OBRIGADO!
1º G E Coelho Neto:
Almir Almeida
Márcio Nava
4º G E Visconde de Cayru:
Claudio Barros
Guadalupe Barros
Benedito (Biné)
Gionvanni Gama
Fabiane Pereira
Leonilio Silva
Ina
Vinicius Abreu 
Bia Cardoso
Pedro Henrique
Colbert
10º G E Piatã:
Antonio Nunes
Tassio Campos
Isolda Nunes
20º G E  José Ribamar Nascimento:
Marcelo Sousa
Giorgio Bastos
Gene Nelson
Alder Garrido
SEMPRE ALERTA PAR SERVIR!
FOTOS: Isolda, Márcio e Cláudio

Um comentário:

  1. Simplesmente sensacional, deu vontade de voltar a ser escoteiro e ir por Maranhão!!

    Forte aperto de mão canhota!

    Thomaz Rodriguez
    G. E. Harmonia 173/RS

    ResponderExcluir