sexta-feira, 13 de abril de 2012

Homenagem ao Grupo Escoteiro Domingos da Silva Borges

Por Wharton Guedes
Lusitana, família Borges Ferreira e GRUPO ESCOTEIRO DO AR DOMINGOS DA SILVA BORGES.  Uma feliz ideia de  30 ANOS honrando a imagem de um grande cidadão.

Sábado chuvoso em toda São Luis. Clima perfeito para todo escoteiro que acampa. O Grupo Escoteiro Domingos da Silva Borges  sob a direção de seu atual Presidente, José Omar ultima os preparativos finais para receber a grande Fraternidade Escoteira do Maranhão, afinal são somente trinta anos a serviço da sociedade maranhense e que certamente muitos anos mais virão. 
Ressalto que a partir de uma ideia  da  filha Rosalina Borges Ferreira a partir  da grande admiração e respeito ao seu pai Domingos da Silva Borges, homem de reputação ilibada, honesto e trabalhador, que ficou perpetuado em nobre atividade que é o Escotismo, e que teve apoio de seu esposo Manuel Alves Ferreira que a frente do Grupo Lusitana, consolidou a ideia através de convenio com a União dos Escoteiros do Brasil, o patrocínio do GE DOMINGOS DA SILVA BORGES. 
Programação do dia, hastear o Pavilhão Nacional na abertura...
em seguida cerimônia de integração de lobinhos (entre eles a Maria Clara, filha do nosso Presidente que muito emocionado pelo ato entre profundos suspiros a inseriu na grande fraternidade escoteira), escoteiros e sêniores. 
Em seguida, a sede social do Grupo Lusitana  (o Grêmio), atual sede do grupo e da Região Escoteira do Maranhão, cedida pelos atuais administradores do Grupo Lusitana recebia os muitos convidados que formavam o que na minha visão é um grande acampamento. 
 Seguidamente  sob a luz da tocha que momentos atrás serviu para a cerimônia de integração dos lobinhos, magicamente se transformou em inesquecível fogueira iluminando um grande “FOGO DE CONSELHO”. 
Prosseguindo, o Presidente José Omar, mais uma vez surpreendeu a todos. Com grande esforço e determinação reuniu em uma mesa todos os antigos Presidentes que estiveram a frente do Grupo Escoteiro Domingos da Silva Borges nos últimos trinta anos.
E pasmem, com a presença de quase todos os antigos escoteiros que abrilhantavam a memorável cerimônia. Reconhecidamente uma gigante tarefa capitaneada por um ex-lobinho que me conferiu a promessa escoteira fincada no meu coração para a eternidade.
Composta a surpreendente mesa dos trabalhos, nosso Presidente chamou à frente o representante de nossa idealizadora e fundadora, Rosalina Borges Ferreira, o seu filho e neto de Domingos da Silva Borges, o Deputado Afonso Manuel que traçou o perfil do seu avô, homem que estará eternizado pelo seu merecimento de cidadão comprometido com a sociedade, daí o pré-requisito exigido pela UEB para que o nome de um GE deva ser figura repeitada e reconhecida para representar o nome do grupo escoteiro. 
Em seguida, foram distribuídos certificados de agradecimentos pela contribuição na formação da história e pela contribuição com bons serviços prestados a sociedade.

 Inicialmente a Rosalina Borges (idealizadora e mantenedora do GE) a entidade patrocinadora (Lusitana Empreendimentos S.A.) representada pelo funcionário Wharton Guedes, que usando da palavra representou a Lusitana e lembrou fatos de sua gestão a frente do 5º grupo como a duplicação de seu efetivo gerando assim mais educação a maior número de jovens, sendo antecedido por palavras de  ex presidentes que com breves palavras lembraram fatos marcantes de seus períodos a frente do GE Domingos da Silva Borges bem como aos grupos escoteiros da Região do Maranhão e aos voluntários e antigos escoteiros e da grande contribuição ao longo dos trinta anos.
 Usou da palavra o Diretor Presidente da UEB-MA Antonio Nunes Leitão que inicialmente substituiu o seu lenço regional pelo do 5º GE Domingos da Silva Borges, gesto de reconhecimento ao 5º grupo escoteiro valorizando a trajetória do GE Domingos da Silva Borges e conseqüente utilidade social a comunidade maranhense. 

Finalizando o Presidente José Omar agradeceu a participação de  todos os presentes e convidou para o tradicional corte do bolo e degustação de farta e variada mesa de salgadinhos e refrigerantes. O momento foi encerrado em meio a intensa troca de abraços e conversa escoteira. 
Em fim um simples e singelo encontro escoteiro.
Aqui ficam os parabéns ao Presidente do Grupo, José Omar que á frente de tão significativa e inesquecível festa de trinta anos do GE DOMINGOS DA SILVA BORGES soube com muito esforço e talento, que lhe é peculiar, reunir antigos escoteiros e colaboradores que levaram o grupo a contribuir para o escotismo e a sociedade. Devemos enquanto idealizadores, patrocinadores e voluntários apoiar sempre que possível á atividade escoteira desenvolvida nos Grupos Escoteiros para que sejam agentes de preparação de futuros cidadãos. 

    Finalizo ressaltando que o certificado recebido representa uma emoção que jamais esquecerei, unicamente, pela contribuição prestada na formação de quase uma centena de crianças.
Wharton Guedes 
(Pai de antigo escoteiro (Alex Guedes), Diretor Financeiro, Mestre Pioneiro e Presidente do 5º GE Domingos da Silva Borges. Diretor Presidente da Região do Maranhão de 2003 a 2006. Atual Diretor Financeiro da UEB MA, gestão 2010 a 2112).

Texto de Wharton Guedes.
Fotos: Arquivo do GE Domingos da Silva Borges

5 comentários:

  1. Os dias de reuniões ai são dias de Sábados?

    ResponderExcluir
  2. Os dias de reuniões ainda são nos dias de Sábados?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de fazer contato com os membros do grupo, me chamo Antonio Carlos Gomes de Sousa, acredito que todos deveriam me conhecer com CHEFE CARLOS enquanto estive na tropa de Sênior. Meu email ommanipademehum@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chefe Carlos, recordo-me de você. Entrarei em contato. Grande abraço.
      Eduardo

      Excluir
  4. Olá, senhor Guedes! Saudações celestiais! Nossa... minha mente foi lá nos anos 95, quando eu era quem refugia o jornal da Lusitana, intitulado "É NOTÍCIA" lembra? E sempre havia lindas matérias sobre o Grupo de Escoteiros. Que coisa linda! Meu coração muito se alegrou em ver que esta obra completou 30 anos de serviços prestados à comunidade. Parabéns e que venham novos desafios para que outras histórias possam ser escritas. Um abraço - eterno chefinho... Deus o abençoe ricamente. Lucimar.

    ResponderExcluir