A Direção da Região Escoteira do Maranhão, vem mantendo um trabalho permanente de atualização da sua Política de Gestão de Adultos, com base nas Diretrizes Nacionais da União dos Escoteiros do Brasil, com o objetivo de proporcionar um processo de formação contínua dos Assessores Pessoais de Formação.
Um exemplo disso foi o encontro que aconteceu no último dia 02 de setembro de 2012, na nova sede do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto (Turu), promovido pelo Diretor de Métodos Educativos Márcio Nava e pela Coordenadora de Formação Chefe Alga, que reuniu os Assessores Pessoais de Formação da UEB MA.
O Assessor Pessoal de Formação - APF, é o adulto designado para acompanhar, orientar e apoiar o escotista ou dirigente em seu processo de formação. A relação do APF com o adulto voluntário é um processo educacional planejado. Envolve a orientação para a prática de atividades específicas, com o objetivo de estimular o voluntário a se motivar para desenvolver habilidades e competências, para continuamente aperfeiçoar seu desempenho, aumentar sua autoconfiança e contribuir com a proposta do Movimento Escoteiro.
(Manual do Assessor Pessoal de Formação - UEB).
Durante o encontro foram debatidos os processos que auxiliam o adulto a alcançar as competências necessárias para exercer de maneira satisfatória a sua função dentro do Movimento Escoteiro.
Com isso a Região do Maranhão busca estimular metodologias que possibilitem captar, capacitar e acompanhar adequadamente o adulto voluntário, promovendo assim o desempenho bem sucedido da função do APF.
Sempre Alerta para Servir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário