quarta-feira, 21 de novembro de 2012

III ARE, uma odisseia escoteira

Nos dias 02 a 04 de novembro de 2012 o  Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo, recebeu os Escoteiros para o maior e mais importante acampamento do Ramo em nosso estado.
 III Acampamento Regional do Ramo Escoteiro - III ARE, reuniu  jovens e adultos numa grande festa escoteira, movimentando as Tropas dos Grupos Escoteiros.
Com uma temática diferenciada e uma bateria de atividades diversificadas, envolvendo jogos, jornadas e capacitações, o Campo Escola se transformou num grande Olimpo Escoteiro, onde todas as bases das atividades tinham como fundo de cena os doze trabalhos de Hércules, um dos maiores heróis gregos. 
O fundo de cena utilizado, mobilizou os escoteiros bem antes do início da atividade, quando os jovens tiveram a tarefa de  pesquisarem sobre os doze trabalhos de Hércules, que estavam presentes em todas as bases de jogos no acampamento.
 "Zarabatana - matar os monstros do Lago Estínfalo" - jogo de revezamento
 "Travessia do Rio Estinge" 
 "Subjugar o touro de Creta"
"Capturar vivo o Javali de Erimanto" 
 "Colher os pomos de ouro do jardim das Hospérites
 "Apossar-se do Cinturão Mágico da Rainha Hipólita" 
 "Limpeza dos Currais do Rei Augias" 
"Cortar as Cabeças da Hidra" 
Capacitação - fogão ecológico
Estilingue humano

Boliche humano
Capacitação de bússola

Jornada - "O desafio de Hércules"
Durante a odisseia os escoteiro tiveram que realizar uma jornada, onde demonstraram conhecimento de bússola, azimute, nós escoteiros, construção de balsa e a emoção da trilha pelo fio de ariadne.
 "Festa no Olimpo"
Na noite de sexta-feira foi realizada a "festa dos deuses" com concurso de fantasia, onde os jovens mostraram toda a sua criatividade no desfile. E no final saborearam uma bela ceia recheada de frutas.
Os escotistas não ficaram atrás e se caracterizaram com a temática da noite.
No sábado foi a vez do Fogo de Conselho... um momento alegre e descontraído, onde os jovens apresentaram suas esquetes representando os doze trabalhos de Hércules.

Momento ecumênico

Isto é apenas uma pequena mostra do que foi o grande acampamento no III ARE.
 A Região Escoteira do Maranhão agradece fraternalmente os Escotistas e colaboradores que dedicaram  o seu tempo e trabalho para a realização do III ARE.
Nosso especial agradecimento ao Diretor Márcio Nava, Coordenador Geral da atividade, que a exemplo dos campamentos anteriores mobilizou e sensibilizou os outros escotistas, buscando oferecer o melhor para os jovens escoteiros. 
O resultado desse trabalho de sucesso, estava estampado no rosto alegre dos escoteiros durante o acampamento.

Nossos agradecimentos ao 
  
pelo apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário