quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Região do Maranhão tem nova Coordenadora de Formação

A Direção Regional, dando continuidade a sua política de melhoria administrativa, nomeia para a Coordenação da Equipe Regional de Formação da Região Escoteira do Maranhão, a nossa estimada Chefe e Vice-Diretora Presidente da UEB MA,  Sarah Raquel Loureiro do Amaral.
Em parceria com a Diretora de Métodos Educativos, Graça Pinto, e com o apoio de da Diretoria Regional e dos Grupos Escoteiros, Chefe Sarah, dará continuidade ao excelente trabalho desenvolvido por Chefe Alga, que na gestão anterior, promoveu um salto de qualidade e quantidade na formação dos adultos voluntários da Região Escoteira do Maranhão.
A Chefe Sarah parabéns e votos de muito sucesso!
Para ter acesso a Portaria nº 009/2013 - UEB MA,  clique aqui.

Sempre Alerta para Servir!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Tá chegando...

Aqui vão algumas dicas para o sucesso da atividade:
1 Alerta Chefia! 

   Estimule os jovens a participarem!

  • Procure se informar o máximo possível da atividade, e anime os jovens a montarem suas equipes, seja por patrulha ou por seção. 
  • Lembre-se que a atividade é para os membros juvenis, mas o apoio do chefe é fundamental!
2 Local adequado
  • O local para a base, precisa de uma infra estrutura para suportar a mesma.
  • Atente aos detalhes:
  • Material para a base do JOTI: além de computadores, notebooks, procure sempre ter webcams, câmeras digitais, scanner, além cartolina, tesoura, entre outros materiais diversos e claro, o traje escoteiro. Não é necessário ficar a atividade toda trajado, mas talvez, para algumas tarefas ele pode ser necessário.


  • Alimentação: junte uma pequena taxa dos participantes para comprar lanche, pois a atividade é longa e a fome atrapalha.
  • Cuidado com o local: casa, escritório de algum pai ou escotista, ou até mesmo a sede do grupo, todos os locais precisam ter espaço pra todos, e todos devem cuidar do local. Lembre-se que sempre deixamos o local melhor do que o encontramos.
3  Cuidado com o supervisionamento
  • No ramo pioneiro, ou em alguns casos, no ramo sênior, os jovens já possuem uma certa autonomia, ou seja, podem montar a base e participar da atividade sem a presença constante de um escotista.
  • Mas para os outros casos, é necessário que se tome o cuidado para acompanhar os jovens durante a atividade.
  • Evite muitos jovens para poucos escotistas. Uma tropa escoteira com mais de 20 jovens a cuidado de apenas 1 escotista, é tragédia na certa. Imagine 20 meninos com duvidas, com fome, com vontade de ir ao banheiro, discutindo entre si, e você sozinho? Então, lembre-se de pedir ajuda, até mesmo aos pais dos jovens. Programe um revezamento com outros adultos para que a atividade não fique tão pesada pra ninguém.

Seguindo essas dicas básicas, com certeza a sua atividade fluirá com bastante facilidade e todos aproveitarão ao máximo.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Grupo Escoteiro Buriti participa de desfila em Balsas

O 8º Grupo Escoteiro Buriti também participou do desfile de 7 de setembro nas comemorações da independência do Brasil, na cidade de Balsas.
O grupo escoteiro trouxe para o desfile jovens e adultos, numa demonstração de civismos e patriotismo.
A Direção da Região Escoteira do Maranhão parabeniza o 8º Grupo Escoteiro Buriti por mais esta iniciativa.
BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!
FOTOS: Grupo Escoteiro Buriti

domingo, 8 de setembro de 2013

Grupos Escoteiros do Maranhão homenageiam a Semana da Pátria!

 Buscando fortalecer e divulgar o Movimento Escoteiro em São Luís, dirigentes, escotistas, pais e jovens, do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru, 5º Grupo Escoteiro Domingos da Silva Borges e o 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento, fizeram bonito no desfile, no último dia 05, em homenagem ao Dia da Raça. 
 Vivenciando o espírito escoteiro onde todos são irmãos, os grupos escoteiros, com seus brasões, uniram-se numa demonstração de patriotismo. 
O tema do desfile este ano foi a ''Paz no mundo, conquista de todos nós!''.
O desfile dos escoteiros foi formado por diversos pelotões,divulgando os ramos escoteiros.
A Alcateia com seus alegres lobos, desfilaram honrando o seu lema. 
Os Escoteiros mostraram, durante o desfile, que os jovens não vivem apenas em computadores, mas tem uma vida de liberdade e aventura.
O Ramo Sênior desfilou demonstrando que nesta fase, eles superam seus próprios desafios.
Os Grupos Escoteiros de Bacabal desfilam em 7 de setembro
Antigos escoteiros de Bacabal em um exemplo de cidadania e compromisso com os jovens da cidade, reativaram o Movimento Escoteiro, criando o 6º Grupo Escoteiro Kaluanã e reabrindo o 9º Grupo Escoteiro Santos DumontE no dia 7 de setembro fizeram um belo desfile, demonstrando a força do Escotismo.
O momento cívico do hasteamento das bandeiras, na abertura oficial do desfile, foi realizado pelos escoteiros de Bacabal.
Com brasões, painel de fotos e quadro de nós os Escoteiros de Bacabal divulgaram a importância do Escotismo para a formação da juventude.
O desfile de 7 de setembro, promoveu nos Escoteiros, o fortalecimento da vivência cidadã, em  participarem ativamente dos eventos de sua cidade. 
A união dos Escoteiros do Brasil, Região do Maranhão parabeniza o 1º  GE Coelho Neto, o 4º  GE Visconde de Cayru, o 5º  GE Domingos da Silva Borges, o 6º  GE Kaluanã, o 9º  GE Santos Dumont e o 20º  GE José Ribamar Nascimento, por nos representar tão bem, fortalecendo a imagem do Escotismo em nosso estado.
BRAVO,BRAVO, BRAVÍSSIMO!
Veja mais fotos na nossa
FOTOS: Acervo dos Grupos Escoteiros