Buscando divulgar e cada vez mais o Movimento Escoteiro para a sociedade maranhense, o Diretor Presidente dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão, Chefe Márcio Nava, participou do programa da Rádio Educadora do Maranhão, no Dia Mundial do Escoteiro - dia 23 de abril de 2014.
Em entrevista ao radialista Jota Kerly, no programa "Em Família", chefe Márcio falou sobre a importância do Movimento Escoteiro, enfatizando a necessidade do seu crescimento, para que um maior número de crianças e jovens possam ser beneficiadas, tendo acesso a essa ferramenta educacional. O Movimento Escoteiro conta atualmente com mais de 40 milhões de associados no planeta, fazendo o melhor possível para construir um mundo cada vez melhor. E por essa dedicação
voluntária os Escoteiros ganharam um dia só para eles, 23 de abril
Durante a entrevista o Diretor Presidente dos Escoteiros do Maranhão, falou ainda da comemoração desse dia, que acontece sempre com a realização de um Grande Jogo, onde mais que um dia de festa, a comemoração é uma oportunidade para reunir todos os integrantes do Movimento numa grande integração da família escoteira.
Este ano o Dia Mundial do Escoteiro foi celebrado no dia 26 de abril de 2014, com a realização do tradicional Grande Jogo Escoteiro na sua sexta edição.
O evento aconteceu no Parque do Bom Menino e reuniu a Família Escoteira do Maranhão numa tarde de jogos e atividades tipicamente escoteiras.
O VI Grande Jogo Escoteiro foi comandado pela Vice-Diretora Presidente dos Escoteiros do Maranhão, Chefe Sarah do Amaral, que coordenou brilhantemente as atividades direcionadas a cada ramo.
Os Lobinhos tiveram uma tarde bastante movimentada, com atividades recheadas de jogos, brincadeiras e muita diversão. Além do despertar da consciência para a preservação ambiental através de um mutirão de limpeza do Parque do Bom Menino.
O Ramo Escoteiro teve uma tarde de aventura.
O escoteiros começaram as atividades com um belo mapa que os levou a desbravar as técnicas e conhecimentos que o escotismo promove. Tiveram também atividades tipicas da juventude como bike, skate, entre outros.
O Ramo Sênior propiciou aos jovens a vivência diversificada do escotismo, com o arvorismo, semáforo, código morse, técnicas de fazer fogo com pederneira, etc. Os Seniores tiveram ainda, a oportunidade de conhecer o universo da leitura braile dos portadores de deficiência visual. Enfim uma tarde alegre de muito aprendizado.
Os Pioneiros da Região do Maranhão tiveram neste VI Grande Jogo a oportunidade de se encontrarem e estreitarem ainda mais os laços de amizade e irmandade, defendidos por Baden-Powell.
Com uma programação diferenciada e bem elaborada pelos mestres, que integraram esta atividade, os pioneiros vivenciaram de forma plena as belezas que o ramo oferece aos jovens.
Com uma programação diferenciada e bem elaborada pelos mestres, que integraram esta atividade, os pioneiros vivenciaram de forma plena as belezas que o ramo oferece aos jovens.
Tradicionalmente o Grande Jogo Escoteiro sempre desenvolve uma ação que beneficia uma instituição com a doação de produtos e materiais.
Este ano a tarefa prévia despertou os nossos jovens para a questão do meio ambiente por meio da reciclagem, com a realização da coleta e venda de latinhas de alumínio e aço.
Outro diferencial deste grande jogo foi a tarefa solidária comunitária que fez com que as seções (Alcateia, Tropa Escoteira, Tropa Sênior e Pioneiros) promovessem em uma instituição da cidade de São Luís (creches, asilos, orfanatos. hospitais, etc), uma ação de lazer e recreação com as pessoas atendidas por essas instituições.
Esta vivência da cidadania ativa, defendida por B.P, levou os jovens a saírem de suas sedes para o contato direto com a sociedade e seus problemas.
A Tropa Escoteira do 5º GE Domingos da Silva Borges, a Tropa Sênior do 1º GE Coelho Neto e a Tropa Sênior do 10º GE Piatã, realizaram a a ação solidária comunitária.
E além da realização da atividade, também confeccionaram banners, assim tiveram os pontos contabilizados na pontuação das atividades do ramo desenvolvidas durante o grande jogo.
Durante a realização do VI Grande Jogo, estas ações foram materializada através da exposição dos banners que demonstravam as ações dos Grupos Escoteiros.
As Alcateias do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, do 10º Grupo Escoteiro Piatã e 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento, contabilizaram, assim, pontos para o grupo com a apresentação do banner da atividade realizada.
O Grupo vencedor foi o 20º GE José Ribamar Nascimento, pois o seu Clã Pioneiro CARAID, realizou a tarefa solidária contabilizando o diferencial da vitória. E a instituição contemplada foi o Hospital Aquiles Lisboa que cuida de pessoas com hanseníase. Serão doados para o hospital materiais de enfermagem para a realização de curativos.
A Direção Regional dos Escoteiros do Maranhão agradece aos Coordenadores do VI Grande Jogo Escoteiro:
Coordenadora Geral, Sarah do Amaral;
Coordenador do Ramo Lobinho, Rafael Santos; Coordenador do Ramo Escoteiro, Paulo Silva; Coordenador do Ramo Sênior, Antonio Nunes e a Coordenadora do Ramo Pioneiro, Arlete Serra.
Nossos fraternais agradecimentos a todos os chefes voluntários, pais e colaboradores que estão sempre prontos para fortalecer a Região do Maranhão, contribuindo com o seu tempo e trabalho em prol das crianças e jovens de todos os Grupos Escoteiros da Região, promovendo com isso a construção de um mundo melhor!
BRAVO! BRAVO! BRAVÍSSIMO!!!
Sempre Alerta para Servir!
FOTOS: Ildejan Ferreira, Paulo Silva e Thania Suely