quarta-feira, 14 de maio de 2014

Maranhão ganha dois novos Grupos Escoteiros!

 13º GRUPO ESCOTEIRO DO MAR NORBERTO PEDROSA 
O Movimento Escoteiro de São Luís está em festa. No dia 09 de abril de 2014 foi realizada a Assembleia de fundação do 13º Grupo Escoteiro do Mar Norberto Pedrosa. O evento foi realizado no salão da Igreja São Paulo Apóstolo, sede do Grupo. 
A Assembleia foi presidida pelo Diretor Presidente do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento, Chefe Luis Jacinto e pelo Primeiro Secretário o Dr. Mauro César, que conduziram brilhantemente os trabalhos.
Representando a Diretoria dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão, a Vice-Presidente, Chefe Sarah do Amaral, desejou sucesso ao novo grupo, colocando a Direção Regional a disposição para apoiar as ações do mais novo grupo escoteiro de São Luís. Na oportunidade Dr. Mauro César fez a leitura de um texto sobre a vida do Chefe Escoteiro Norberto Pedrosa. 
O Chefe Norberto Pedroza foi um grande incentivador e divulgador do Movimento Escoteiro. Idealizador e fundador do antigo 18º  Grupo Escoteiro do Ar Winston Churchill, atual 18º Dezoitão. Foi ele que conseguiu a área da sede e foi quem também, construiu a sede onde funciona o grupo. É importante ainda enfatizar, que chefe Norberto abriu diversos Grupos Escoteiros nos Centros Sociais dos bairros de São Luís, se destacando como um grande chefe escoteiro e como um talentoso artista plástico auto didata, pintando em óleo sobre tela e azulejaria.
A homenageada família do Chefe Norberto, estava representada pelo seu irmão Clidenor Pedrosa e esposa Imair, e pela irmã  Valéria Pedrosa que agradeceu a honrosa homenagem prestada ao seu irmão,  presenteando o grupo com o primeiro quadro pintado por ele. 
 Durante a assembleia o Dr. Mauro César, membro do Conselho Fiscal do Grupo, fez a entrega dos livros que foram doados pelo Centro Cultural do Movimento Escoteiro - CCME, no Rio de Janeiro, para o acervo da futura biblioteca do Grupo, em agradecimento a doação feita pelo Chefe Norberto Pedrosa, de um grande painel de azulejos com motivos escoteiros, feito por ele e doado ao CCME.  Na ocasião o Diretor Administrativo do Grupo, Cláudio de Oliveira, falou da mística que envolve o novo grupo que está sendo fundado nem São Luís.
O Diretor Financeiro do Grupo, Jorge Luis Nunes, exaltou as realizações do Chefe Norberto, lembrando do tempo em que era escoteiro no Grupo Dezoitão,  e o Diretor Presidente do 13º GE, Osvaldo Salomão Júnior, finalizou as falas, agradecendo a presença de todos.
Finalizando, o Presidente da Assembleia, Chefe Luis Jacinto, realizou a renovação da Promessa Escoteira da primeira Diretoria do 13º Grupo Escoteiro do Mar Norberto Pedrosacomposta pelos membros: Diretor Presidente, Osvaldo Salomão Júnior; Diretor Administrativo, Claudio Renato Viana de Oliveira, Diretor Financeiro, Jorge Luís Silva NunesConselho Fiscal: Mauro Cesar de Oliveira, Marco Aurélio Ferro de Britto, Valéria Bacellar Pedrosa e Maria Teresa Barros (suplente).
Desejamos sucesso ao novo grupo, que tem a missão de promover o Escotismo de qualidade, engrandecendo ainda mais o Movimento Escoteiro no Maranhão.

 23º GRUPO ESCOTEIRO IVO ANSELMO HÖHN 
Paço do Lumiar está em festa! Foi fundado no dia 23 de abril de 2014 o 23º Grupo Escoteiro Ivo Anselmo Höhn. Com a abertura deste grupo, o Movimento Escoteiro retribui a sociedade de Paço do Lumiar a acolhida dada aos escoteiros nesses 40 anos de funcionamento do Campo Escola, situado neste município.
A cerimônia aconteceu no Campo Escola Escoteiro iniciando com o hasteamento das bandeiras e contou com a presença do Diretor Presidente dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão, Márcio Nava, do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Ronald Abreu, representando o Prefeito do Município, além de integrantes de diversos grupos escoteiros.
O Professor Ivo Anselmo Höhn, como Chefe Escoteiro, exerceu o cargo de Comissário Regional, e foi o responsável pela reorganização do Escotismo Maranhense na década de 60. Foi através do seu ideal, empenho e determinação que hoje temos o Campo Escola Escoteiro em Paço do Lumiar. Espaço este que há mais de 40 anos contribui para a formação dos nossos jovens. Foi responsável também pela abertura de grupos escoteiros em todas os Centro de Ensino do Maranhão - CEMA. Exemplo de líder, Chefe Ivo Anselmo fez a diferença na história do Escotismo Maranhense.
O Juiz Federal Ivo Anselmo Filho, representando a família do estimado Chefe Escoteiro Ivo Anselmo Höhn, agradeceu a homenagem e falou da honra de ver o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo seu pai ao longo da vida. O Diretor Presidente do 23º Grupo Escoteiro, Wilson Martins enfatizou a felicidade em estar a frente deste novo desafio de levar o escotismo aos jovens de Paço do Lumiar. Falou ainda que espera contar com o apoio de toda a sua diretoria e dos grupos irmãos.
Representando o Prefeito de Paço do Lumiar, o Secretário Municipal de Meio Ambiente do município, Ronald Abreu,  parabenizou o novo grupo que surge em Paço do Lumiar, falando da importância dessa iniciativa para a formação dos jovens, pois a violência e as drogas são ameaças para as famílias do nosso estado. Reforçando seu compromisso fazendo parte da primeira diretoria do  grupo. O professor Mauro em nome do grupo, prestou homenagem ao Conselheiro Nacional da UEB e Diretor de Relações Institucionais da Região do Maranhão, Mestre Antonino Pio, pelo incansável apoio e incentivo dado para a abertura deste grupo, presenteando-o com uma camisa.
A Diretoria do grupo como forma de agradecimento e reconhecimento pelo apoio recebido,  presenteou com uma camisa do grupo escoteiro o Juiz Federal Ivo Anselmo Filho, o o Diretor Presidente da UEB MA Márcio Nava, o Diretor de Marketing da UEB MA Chefe Nunes e o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Sr. Ronald Abreu.
O represente do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto Chefe Chefe Daniel, o Diretor do 5º GE Domingos da Silva Borges, Chefe Geovani e  a Diretora do 10º Grupo Escoteiro Piatã Chefe Isolda parabenizaram o novo grupo e se colocaram a disposição para contribuir com o que for necessário para o sucesso do grupo.
O Diretor Presidente do 20º  GEJORNA também parabenizou se colocando a disposição para apoiar nas ações do 23º GE. O professor Mauro falou da alegria de ver a força do Movimento Escoteiro manifestada neste momento com o apoio dos grupos presentes. Chefe Nunes falou das realizações do Chefe Ivo Anselmo, enfatizando que "Paço do Lumiar é o local ideal para ter um grupo com este nome, pois foi Ivo Anselmo que conseguiu o espaço do Campo Escola onde milhares de jovens já foram beneficiados com o Escotismo"
Durante o evento o Diretor Presidente Márcio Nava fez a entrega do kit de abertura de grupo escoteiro e da Autorização provisória para funcionamento. Na oportunidade Mestre Antonino Pio apresentou o Padre Paulo Sérgio, Pároco da Igreja de Paço do Lumiar onde funcionará a sede do grupo escoteiro. Emocionado Mestre Pio lembrou das ações do Chefe Ivo Anselmo, e de quanto o Movimento Escoteiro do Maranhão é grato pela sua dedicação a causa do escotismo. 
O Diretor Presidente dos Escoteiros do Maranhão Márcio Nava deu posse, fazendo a Promessa Escoteira da Diretoria do Grupo que é composta por Wilson Martins Júnior, Diretor Presidente; Fernando Antonio  Pinto Silva Júnior, Vice-Diretor Presidente; Selma Pachêco, Diretora Financeira; Rutilene Dias Vieira, Diretora Administrativa e Mauro Prazeres Vieira, Diretor de Métodos Educativos, além do Conselho Fiscal composto por Ronald AbreuFrancisco SilvaMauro Filho.
A Região Escoteira do Maranhão deseja uma longa vida de sucesso ao 23º GE Ivo Anselmo Höhn, com a certeza de que o mesmo promoverá a prática de um excelente escotismo em nosso estado.
Sempre Alerta para Servir!
FOTOS:  Acervo do 23º GE Norbeto Pedrosa e Isolda Soares

Um comentário:

  1. Saudade do meu amigo Norberto Pedrosa. Grande Chefe e um dos maiores colaboradores do Brasil em se tratando de Escotismo. Homem limpo, de fibra e de um coração apaixonado por tudo que fazia. Merece sim essa homenagem e muito mais, pois foi sem dúvida o maior Escoteiro do Maranhão. Que Deus o dê um bom descanso.
    Joaquim Penha (Do Grupo de Escoteiro José Maria Cunha que foi fundado em 19 de abril de 1965, mas hoje já se encontra extinto).

    ResponderExcluir