No dia 29 de junho, a tradicional Procissão em homenagem ao dia de São Pedro em São Luís, foi realizada primeiramente com a procissão na baía de São Marcos, cumprindo uma tradição secular. São quilômetros de cortejo pelas águas homenageando o protetor dos pescadores.
Depois de quase duas horas a imagem de São Pedro se despede do mar e segue pelo cortejo terrestre,saindo da rampa Campos Melo (Praia Grande), indo pelas ruas de São Luís e terminando na Capela de São Pedro (Madre Deus) para a missa no largo da capela.
Depois de quase duas horas a imagem de São Pedro se despede do mar e segue pelo cortejo terrestre,saindo da rampa Campos Melo (Praia Grande), indo pelas ruas de São Luís e terminando na Capela de São Pedro (Madre Deus) para a missa no largo da capela.
Seguindo o princípio Escoteiro de ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião, o Diretor de Eventos da Região do Maranhão, Francisco Júnior, após receber convite da Paróquia de São Pedro mobilizou sêniores, guias e pioneiros dos Grupos Escoteiros para apoiarem a procissão terrestre.
O Movimento Escoteiro tem a capacidade de propiciar ao jovem uma diversidade de experiências pessoais, que promovem o desenvolvimento humano, levando-o a ser uma pessoa autonoma solidária, responsável e comprometida.
Os Escoteiros que receberam o convite e resolveram participar voluntariamente da procissão, vivenciaram momentos que levarão para sempre nos seus corações.
O Escotismo tem contribuido para o desenvolvimento de centenas de adolescentes, através da promoção das mais variadas formas de atividades, contruibuindo para o desenvolvimento e formação da identidade pessoal desses jovens.
Jovens e adultos interagem, desenvolvendo atividades e conquistando objetivos num ambiente orientado por princípios espirituais, sociais e pessoais, que constituem o sistema de valores do Movimento Escoteiro, comum a todos os Escoteiros do mundo.
Durante a celebração da missa coube aos escoteiros fazerem a guarda da imagem de São Pedro, para no final levarem o andor para a capela.
No final da atividade a responsável pela organização do evento, Sra. Regina, agradeceu o apoio do Movimento Escoteiro na procissão, falou que: "o mundo necessita de jovens com esta atitude. Temos certeza de que estes escoteiros levarão para toda a vida a experiência de fé vivida na procissão". Em seguida ofereceu um saboroso lanche a todos os participantes.
A Região Escoteira do Maranhão PARABENIZA e AGRADECE a todos os jovens que participaram da procissão de São Pedro, e também aos adultos voluntários que não mediram esforços no apoio a atividade.
FOTOS: Isolda Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário