domingo, 2 de fevereiro de 2014

2014 inicia com grande Encontro de Adultos Voluntários

Visando oferecer aos jovens um Escotismo de qualidade, a direção dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão, realizou no dia 25 de janeiro de 2014, na Escola Manoel Beckman no bairro do Bequimão, o Encontro Regional de Adultos Voluntários do Movimento Escoteiro com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias e experiências.
O evento contou com a presença de  integrantes dos grupos de São Luís e do 6º Grupo Escoteiro Kaluanã da cidade de Bacabal, os chefes, Melquisedeque, Paulo, Salatiel e Eriosmar, que viajaram mais de 10 horas para estarem aqui participando deste encontro.
O Encontro Regional de Adultos Voluntários foi organizado por Márcio Nava, Diretor Presidente; Graça Pinto, Diretora de Métodos Educativos e Sara do Amaral Vice-Diretora Presidente e Coordenadora de Formação da Região do Maranhão.
A primeira atividade do dia foi o Encontro dos Assessores Pessoais de Formação, sob o comando da Vice-Pressidente, Chefe Sarah do Amaral, Coordenadora Regional de Formação, que iniciou dando boas vinda a todos os presentes.
Durante o encontro foram discutidos diversos assuntos, como o fundamental papel do Assessor Pessoal de Formação (APF), que é o de contribuir de forma significativa para a formação dos nossos adultos.
O Diretor Presidente dos Escoteiros do Brasil, Região do Maranhão, Chefe Márcio Nava, enfatizou que o APF é o adulto designado para acompanhar, orientar e apoiar o adulto, tanto o escotista como o dirigente, em seu processo educacional planejado de formação, por isso a grande responsabilidade que envolve o  APF.
Durante o encontro foram discutidos também o perfil e a prática do Assessor Pessoal de Formação,  elementos essenciais para uma atuação bem sucedida no desempenho da função.
O encontro se encerrou no final da manhã, firmando-se entre os presentes, o nivelamento da ideia de que as ações do Assessor Pessoal de Formação são como a de um "irmão mais velho", companheiro mais experiente de caminhada de outro voluntário que tem como principal meta estimular e motivar o outro, contribuindo com a proposta do Movimento Escoteiro. 
 O manual do APF (2011), enfatiza que a qualidade do 
desenvolvimento do Programa Educativo, é consequência da qualidade da formação dos adultos. Pois se o adulto voluntário estiver bem preparado, ciente de suas responsabilidades e for capaz de assumir seu próprio desenvolvimento, então essa qualidade estará presente no Grupo Escoteiro. 
A tarde, foi a vez do INDABA, que reuniu os adultos voluntários do Escotismo Maranhense para um encontro que além de discutir e propor novos rumos, promoveu também uma maior integração entre os voluntários.
Os Guerreiros Zulus, da África, mencionados por Baden-Powell, em seus escritos, chamavam a reunião de seus chefes de INDABA, que significa "Conferência Tribal", o nome foi adoado pelo Movimento Escoteiro para designar encontro dos escotistas em geral, dirigentes, pioneiros e pais atuantes no movimento.
Coordenado pela Diretora de Métodos Educativos da Região, Chefe Graça Pinto, o INDABA abordou vários temas de interesse e importância para a prática do escotismo de qualidade.
Os participantes do INDABA foram divididos em grupos de interesse, sob a coordenação dos mediadores, no Ramo Lobinho  a Akela Alga; no Ramo Escoteiro, Chefe Adna, no Ramo Sênior, Chefe Ronaldo e no Ramo Pioneiro o mediador foi o Mestre Nelson.
Nos grupos foram abordados diversos assuntos relativos a realidade de cada Ramo, onde houve troca de experiências, com relatos de dificuldades no exercício do voluntariado, e também experiências de sucesso na aplicação do Programa Educativo do Movimento Escoteiro. No final foi feita uma exposição, por cada grupo, dos temas tratados no encontro.
Entre os enriquecedores debates, deste encontro de chefes, parada para estreitar os laços e saborear um delicioso cafezinho.
Para encerrar com chave de ouro o Encontro Regional de Adultos Voluntários foi realizada, a noite,  a reunião do Grupo de Gilwell.
A reunião coordenada pelos Diretores Regionais, Mestre Antonino Pio e Chefe Nunes, fortaleceu entre os presentes a mística deste grupo mundial que teve seu início no histórico Gilwell Park, na Inglaterra.
No final os Insígnias de Madeira do Maranhão saíram com a certeza de sua responsabilidade em fazer parte deste tradicional grupo.
Nossos agradecimentos aos organizadores, coordenadores e participantes do Encontro.
Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível!
FOTOS: Ildejan, Thania Suely e Isolda

Nenhum comentário:

Postar um comentário