sexta-feira, 22 de abril de 2011

ESOTEIROS em AÇÃO!

No dia 17 de abril de 2011, teve início a campanha  SOS VIDA pela prevenção de acidentes e combate à violência no trânsito, promovida pela Maçonaria, com o apoio do Movimento Escoteiro do Maranhão. 
A campnaha iniciou com uma ação de conscientização no povoado de Periz de Baixo (BR 135) no trecho conhecido como "Corredor da morte".  
O objetivo é conscientizar a população em geral, principalmente os jovens, para os perigos da bebida e da imprudência na direção, apontadas como as principais causas de acidentes de trânsito.
Nesta ação, além dos Escoteiros e dos Maçons, a Polícia Rodoviária Federal esteve presente dando apoio a campanha. 
No Mundo, cerca de 1 milhão e trezentos mil pessoas (o equivalente a população de São Luís) morrem por ano vítimas dos acidentes de trânsito.
50 milhões de pessoas ficam com lesões, sequelas e traumas.
ESCOTEIROS em AÇÃO!
Panfletagem de conscientização
A  ação que começou na BR 135 (povoado Perizes de Baixo),  terminou com uma caminhada na Avenida Litorânea.
A caminhada começou na Praça do Pescador, na Praia de São Marcos (Litorânea).
 
A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Com a ideia de conscientizar a população, os Escoteiros percorreram ao longo da praia, conversando com os frequentadores dos bares, falando sobre os perigos da combinação:  bebida e direção.
A maioria das vítimas de acidentes de trânsito é jovem. De acordo com Antônio Nunes, Diretor Presidente Região Escoteira do Maranhão, para se chegar aos jovens, é preciso que haja um somatório de forças de agentes educacionais, como os pais, as instituições públicas e até mesmo os locais que fazem parte do cotidiano deles, como boates e locais que vendam bebidas alcoólicas. "A praia também é um desses locais", disse.
Para diretor da União de Escoteiros do Maranhão, a conscientização é que fará um jovem não pegar um carro depois de passar a noite bebendo em um bar. "Os jovens costumam ingerir bebida alcoólica e, logo em seguida, no fim da noitada, pegar o carro e voltar para casa. Muitas vezes dão até carona para amigos, o que é um perigo, pois sabemos que ninguém deve dirigir nessas condições", destacou .
Antônio Nunes diz que os motoristas precisam ser mais responsáveis. "Há muita imprudência. Medidas de prevenção devem ser tomadas, como campanhas educativas como esta, e principalmente em escolas, faculdades e bares", locais frequentados por jovens, mas não só com os jovens, os adultos também devem ser conscientizadso, afirmou.
A Região Escoteira do Maranhão agradece o apoio e a participação dos Grupos Escoteiros de São Luís.
FOTOS: Ildejan e Isolda

Nenhum comentário:

Postar um comentário