sexta-feira, 22 de abril de 2011

MARANHÃO tem novos INSÍGNIAS da MADEIRA

A União dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão neste mês de abril,  condecorou os Chefes: GENE NELSON LIMA CARVALHO do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento e Coordenador do Campo Escola Escoteiro; PEDRO DE JESUS CARSOSO, Mestre Pioneiro do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú e Delegado Regional; e FRANCISCO DOS SANTOS BORGES, Kaa da Alcateia do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú, com a INSÍGNIA DA MADERIA, o mais alto grau de Formação Escoteira a nível mundial para líderes do Movimento Escoteiro. Com esta importante conquista eles passam a integrar um seleto grupo, dos mais importantes escoteiros, com sede na Inglaterra, o 1º Grupo de Gilwell.
Após quase uma década sem ter um Insígnia da Madeira em nosso Estado, a Região Escoteira do Maranhão, sente-se honrada com mais essa conquista.
As cerimônias de entrega das honrarias aconteceram nos respectivos Grupos Escoteiros dos chefes. Cada cerimônia foi muito emocionante, com apresentação de vídeo sobre a trajetória de vida dos escotistas, o que emocionou não somente os agraciados, mas todos os presentes. 
Chefes Gene, Pedro e Francisco
BRAVO, BRAVO, BRAVISSÍMO!!!
Chefe Gene Nelson na sua cerimônia na sede do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento

Cerimônia no SESC Turismo para a entraga IM para os Escotistas Pedro  e Francisco

A Insígnia da Madeira surge no Movimento Escoteiro pelas mãos do próprio fundador do movimento, Baden-Powell, associada ao primeiro Curso de Formação, realizado em Gil Park, Inglaterra em 1919.
Foto dos participantes do 1º Curso de Insígnia da Madeira
O símbolo da formação são duas pequenas contas de madeira, cópia de um colar oferecido a Baden-Powell por Dinizulu, rei Zulu, durante sua permanência na África austral, como um reconhecimento da superioridade guerreira e pela forma digna como Baden-Powell tratou o rei e a seu povo. O colar representa de realeza e do fogo original dos antepassados da tribo, passado de geração em geração como símbolo do domínio do conhecimento partilhado entre as gerações.
O Lenço de Gilwell foi criado po Baden-Powell a pedido dos primeiros formados na Insígnia da Madeira. Ele simboliza o compromisso com o conhecimento contínuo e com a fraternidade mundial, tornando os que o possuem, dirigentes de um mesmo ideal.

Um comentário:

  1. Parabéns aos Chefes!

    Que o Maranhão tenha muito mais Insígnia da Madeira... que nosso Movimento Escoteiro seja melhor possível a cada dia!

    ResponderExcluir