sábado, 17 de dezembro de 2011

Movimento Escoteiro é reativado na cidade de Bacabal

A chama do Escotismo volta a brilhar na cidade de Bacabal, que trás na sua história uma forte tradição escoteira, presentes nas décadas de 60, 70 e 80. Um dos marcos da reativação desta chama é a criação da Associação dos Antigos Escoteiros de Bacabal.
No dia 27/11/2011 o grupo da Associação dos Antigos Escoteiros de Bacabal visitou o acampamento regional da atividade nacional ELO (Escoteiros Locais em Operação). A Associação é formada por: Marysvaldo Lima Bezerra - Presidente; Carlos Augusto Mendonça - Vice-Presidente; Lucio Rodrigues Souza - Diretor Financeiro e Ildemar Oliveira Alves - Secretário.
Durante o encontro a Direção Regional conheceu a história do Escotismo em Bacabal, relatada pelas pessoas que a vivenciaram. Diante dos fatos narrados e do novo momento que vive o Movimento Escoteiro no Maranhão, foi consolidado um compromisso de apoio pela reativação do 9º Grupo Escoteiro Santos Dumont, tendo como grande incentivador o Diretor Regional de Relações Institucionais, Antonino Pio, que é filho da cidade de Bacabal.
O grupo conheceu o Campo Escola Escoteiro e recebeu do Diretor Presidente da UEB MA, Antonino Nunes, o P.O.R (Princípios de Organização e Regras) que é a constituição do Escotismo no Brasil. A partir desse encontro ficou agendada a visita da Diretoria Regional a Bacabal. 
Nos dias 11 e 12 de dezembro/2011 a Associação recebeu a visita da Diretoria Regional e de Chefes Escoteiros de São Luís nascidos em Bacabal.
Na manhã de domingo (dia 12), no auditório da Policia Militar de Bacabal, foi realizada um encontro com palestra aberta a comunidade, onde a cerimônia de abertura teve a palavra do Pastor Jairo, que ficou responsável pelo momento da espiritualidade.
Durante o evento foram apresentados vídeos com depoimentos que refletiam o quanto o Escotismo promove mudanças substanciais na vida de um jovem e de todas as pessoas que convivem com um Escoteiro.
 O Senador João Alberto que é membro da União Parlamentar Escoteira do Maranhão, participou também do encontro juntamente com o Deputado Roberto Costa. Na oportunidade o Senador falou que o Movimento Escoteiro já foi muito forte na cidade de Bacabal e que ele está a disposição para apoiar no que for necessário para a reativação do Escotismo na cidade de Bacabal.
Durante o evento diversos depoimentos, cheios de emoção, foram dados pelos presentes ao evento, demonstrando o quanto o Escotismo contribuiu na formação dos jovens bacabalenses.
O Diretor Presidente da Região Escoteira do Maranhão realizou uma palestra informativa sobre o Escotismo,ressaltando a importância da reativação do Movimento em Bacabal.
Após a palestra foi realizada a cerimônia de Promessa com os membros da Associação dos Antigos Escoteiros de Bacabal.
A Associação recebeu diversos documentos que nortearão a reabertura do Grupo. O Diretor de Relações Institucionais da UEB MA, Antonino Pio fez a entrega oficial do kit de abertura de grupo escoteiro; O Coordenador do Campo Escola Escoteiro, Chefe Gene Nelson entregou o kit de autorização provisória de funcionamento do grupo e o Coordenador do Núcleo de Jovens Líderes do Maranhão, Paulo Neto e o Chefe Escoteiro Alder entregaram o portfólio da União dos Escoteiros do Brasil, este momento foi muito especial, pois estes chefes são bacabaenses.
Resgistramos também a presença do Major Mauricio R. C. Bezerra do 15º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Maranhão, que prestigiou o evento.
Após a atividade foi realizada uma visita ao terreno que pertence a União dos Escoteiros do Brasil, onde estavam presentes, além da Diretoria Regional e membros da Associação dos Antigos Escoteiros de Bacabal, a defensora pública Dra. Maria Elza Freitas Melo, pois já existe no local uma invasão de parte da área. Ficou acordado que a Região Escoteira do Maranhão em parceria com a Associação dos Antigos Escoteiros buscarão efetivamente solucionar esta questão, através das vias legais.
Encerrando a visita ao terreno, a Associação dos Antigos Escoteiros ofereceu um almoço de confraternização num restaurante de Bacabal onde foi servido uma deliciosa galinha caipira e uma saborosa carne de sol.
Parabéns a cidade de Bacabal que hoje, através destes bravos voluntários, reacende a chama do Escotismo.
BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!!!

2 comentários:

  1. Eu Marysvaldo,na pessoa de Pres. da Associação dos Antigos Esccteior de Bacabal, venho de puplico agradecer esta honrosa Diretoria Regional na pessoa do Sr.Pres.Nunes e do meu velho lobo Pio para lhes afirma que a história que os senhores nos ajuda a construir agora, será revestidas de bençãos vindas dos céus em suas vidas,ogrigado pelo insentivo; quem quer faz, quem não quer, encontra motivo.meu Sempre Alerta.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos companheiros de ideal escoteiro da cidade de Bacabal... é muito gratificante vermos pessoas dispondo de seus tempos em prol de um mundo melhor possível através da formação de jovens e crianças...

    Parabéns UEB-MA pela conquista de mais um Grupo Escoteiro...

    ResponderExcluir