terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Os Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão encerrou suas atividades em 2013 com uma excelente notícia: o nosso velho lobo, Mestre Antonino Pio, Diretor de Relações Institucional da Região e membro Titular do Conselho de Administração Nacional, (CAN), foi nomeado, no último dia 28 de novembro, como membro da Equipe Nacional de Relações Institucionais (ENRInst), que faz parte da estrutura da Diretoria Executiva Nacional dos Escoteiros do Brasil. A equipe tem foco na ampliação da participação do movimento escoteiro como instituição ativa e participativa na educação de crianças e jovens no Brasil.
O trabalho da equipe possui três frentes: ampliar as parcerias do Movimento Escoteiro brasileiro com outras instituições não governamentais; aumentar a participação do escotismo em diferentes esferas públicas, conselhos federais, estaduais e municipais e ampliar a visibilidade dos Escoteiros do Brasil como instituição de utilidade pública.
 As ações da ENRInst já são visíveis. Em um ano de trabalho já é possível enxergar resultados de parcerias com ONGs como o Play the Call no jogo interativo Kudu - Escoteiros fazendo Eco, participação em atividade com a ACM para 200 crianças e a nacionalização da parceria internacional da WOSM com a ShelterBox, ONG que auxilia vitimas de desastres naturais em todo mundo. Na esfera pública, a equipe promoveu a participação cada vez mais ativa dos Escoteiros do Brasil no CONJUVE - Conselho Nacional da Juventude. Além disso, recentemente conquistamos a cadeira de suplente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, ampliando a participação em processos decisórios que atingem diretamente os jovens do movimento escoteiro.
O caminho para o cumprimento das metas da Equipe Nacional de Relações Institucionais é longo e está apenas no começo. O apoio de todos os escoteiros do país é bastante importante para que possamos mostrar que os Escoteiros do Brasil estão fazendo o melhor possível para cumprir o seu dever de ser útil e parte da sociedade.
Os Escoteiros do Maranhão tem plena confiança que o  querido Mestre Pio desempenhará brilhantemente o seu papel nesta equipe. Pois o Escotismo Maranhense ganhou muito quando ele, assumiu o comando da Diretoria de Relações Institucionais, implantada de forma pioneira na gestão anterior.
Desejamos muito sucesso!
BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!
FOTOS: Acervo pessoal

sábado, 28 de dezembro de 2013

Natal Feliz!

A Direção dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão, encerrou as atividades de 2013, reunindo voluntários do Movimento Escoteiro numa alegre confraternização natalina
A confraternização de final de ano foi uma forma de agradecimento encontrada pela Diretoria Regional, para num clima de amizade, alegria e interação, reconhecer o trabalho realizado, ao longo de 2013, pelos voluntários dos Grupos escoteiros. Trabalho esse que enriquece  e contribui para o desenvolvimento do crescimento do escotismo em nosso Estado.
O evento  aconteceu na  residência da Vice-Diretora Presidente da UEB MA, Chefe Sarah, que  iniciou dando as boas vindas, agradecendo a presença de todos e falando da importância da união dos adultos voluntários que fazem a Região Escoteira do Maranhão.
A seguir houve um momento de oração, realizado pela Diretora Administrativa da UEB-MA, Chefe Alga,  a que se seguiram com reflexões sobre a mensagem natalina.
O Diretor Presidente dos Escoteiros do Brasil-Região do Maranhão, Márcio Nava, na oportunidade, agradeceu a participação de todos, e o apoio que tem recebido dos Grupos Escoteiros do Maranhão, na sua gestão.
Durante o evento o Diretor Presidente, Chefe Márcio Nava aproveitou o momento para fazer a entrega das nomeações dos Coordenadores das Atividades Regionais, dos Diretores de Cursos e Oficinas de 2013 e dos que serão realizados no ano de 2014.
Durante a confraternização foi realizada a brincadeira da troca de presentes regada a muita alegria.
E para finalizar, uma deliciosa ceia natalina, saboreada por todos.
Foram momentos de alegria e descontração, em que se pode não somente se confraternizar, mas, sobretudo, fortalecer os laços de amizade, companheirismo e o comprometimento dos voluntários que fazem o Escotismo Maranhense.
A Direção dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão agradece a participação de todos e deseja que em 2014 possamos estar juntos novamente.
Nosso fraternal agradecimento aos Loureiro do Amaral, família de Chefe Sarah, nossos anfitriões,  que nos receberem com muito carinho em sua residência.
Fotos: Paulo Silva, Isolda Soares e Thania Suely

domingo, 15 de dezembro de 2013

ELO!

Aconteceu no mês de novembro, nos dias 15, 16 e 17, mais uma edição de sucesso do ELO (Escoteiros Locais em Operação). O evento foi organizado pela Direção Regional, e teve o tema: 
"Água o mundo que queremos!"
O ELO acontece a cada dois anos, e este ano teve como local o Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn, em Paço do Lumiar, que disponibilizou toda sua infraestrutura para a realização do evento. 
Chefe Graça Pinto, que é Diretora de Métodos Educativos da Região do Maranhão, foi a Coordenadora Geral da atividade. 
O evento foi realizado  com o objetivo de promover a confraternização entre grupos, e principalmente o aprimoramento de técnicas do escotismo e a vivência escoteira. 
Com muitas atividades variadas e interessantes, elaboradas com carinho pelos escotistas dos Grupos, envolvendo a água, tema do acampamento, as Alcateias marcaram presença, fazendo a diferença no sucesso desta edição do ELO.

A "Festa das Águas", na noite de sexta feira, animou os Lobinhos e Lobinhas, com muita música, contagiando até a chefia, que também entrou na dança.
 A lobada fez bonito também no sábado, durante a "Flor Vermelha", com apresentações bastante criativas e divertidas.
Todos os momentos foram planejados com um especial carinho, com o objetivo de tornar a atividade bastante interessante para os jovens.
Os lobinhos 
tiveram ainda, 
 oportunidade de viverem momentos 
de integração, 
fortalecendo 
e estreitando 
ainda mais 
a os laços 
de amizade 
entre eles.
Os  Escoteiros, a exemplo dos lobinhos, não fugiram a regra, e se movimentaram em diversos jogos e atividades de bases, tornando o acampamento do ELO, em três dias de muita alegria. 
Os escoteiros, além dos desafios dos jogos e atividades, receberam orientações práticas, com capacitação sobre primeiros socorros, preparando os jovens para situações de emergência.
Os Escoteiros se divertiram em atividades desafiadoras, como a falsa baiana. Mais uma base de adrenalina pura
No domingo, último dia da atividade, Escoteiros e lobinhos visitaram a cidade de São José de Ribamar, conhecendo os seus pontos turísticos.
 Durante a visita guiada, os escoteiros conheceram mais sobre a história da cidade. 
  O calor da amizade embalou os três dias do ELO, criando e fortalecendo laços de amizade e sociabilizando os nossos jovens.
No sábado, última noite da atividade, como reza a tradição escoteira, foi realizado o Fogo de Conselho. Como em todo acampamento, foi um momento de muita diversão. 
Os Seniores e Guias montaram um tipico campo escoteiro, com destaque para pioneirias.
Em três dias de muitas atividades, esta edição do ELO, reuniu jovens de diversos grupos escoteiros do Maranhão, com direito a jogos, capacitação e muita adrenalina. 
Como mostra a programação do Ramo Sênior, que aproveitando o final de semana ensolarado, propício para o Escotismo, incluiu atividades tipicamente escoteiras, transformando o acampamento em ambiente rico em experiências positivas e desafiadoras.
 No sábado, foi o dia de acordar mais cedinho ainda (de madrugada), para uma especial jornada para o povoado de Mojó. 
Durante a jornada foram realizada diversas atividades, como apresentação das constelação, com mostragem em tempo real das imagens de um satélite que estava em órbita da terra. E durante o dia foram realizados jogos e atividades de base.
A jornada terminou com o retorno ao acampamento no  Campo Escola.
 O campo dos Pioneiros reuniu jovens do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, 5º Grupo Domingos da Silva Borges e 6º Grupo Escoteiro Kaluanã de Bacabal, e os Mestres Arlete e Nelson, no comando.
Os Pioneiros e Guias não pouparam esforço para fazer bonito durante o ELO.  
Além da realização de diversas atividades, como a construção de pioneirias, vigília e atividades radicais, os pioneiro visitaram a empresa Mar Doce.
Durante a visita conheceram as fontes minerais, as instalações da empresa e todo o processo de engarrafamento da água mineral.
Temos certeza de que os objetivos foram atingidos e que todos saíram satisfeitos e felizes, com mais uma oportunidade de poder participar de uma bela atividade escoteira regional.
Mas, para que tudo isso se tornasse realidade, o acampamento do ELO, foi organizado, planejado e preparado, durante meses, por uma equipe de Escotistas de todos os Ramos e Dirigentes dos Grupos Escoteiros, e sob a Coordenação Geral de Chefe Graça Pinto e do Diretor Presidente da UEB MA, Chefe Márcio Nava.
NOSSOS AGRADECIMENTOS!
Agradecemos a Equipe do ELO 2013, formada pelos Chefes dos Grupos, e Coordenada por: Paula Guimarães - Coordenadora do Ramo Lobinho; José Omar - Coordenador do Ramo Escoteiro; Paulo Neto - Coordenador do Ramo Sênior e Nelson Silveira - Coordenador do Ramo Pioneiro.
Nossos agradecimentos ao Bombeiro  Salvador,  a Equipe IMPUR da Prefeitura de São Luís, e aos Instrutores do Bombeiro Mirim do Maiobão,pela disponibilidade em doarem os seus conhecimentos na capacitação dos Escoteiros no ELO.
Agradecemos também ao casal Carlos Ramalho e Rosângela Leitão,  pais do 10º  Grupo Escoteiro Piatã e Dona Rosalina Borges do 5º GE Domingos da Silva Borges, que contribuíram com a aquisição dos ônibus, possibilitando o passeio para a cidade balneária de São José de Ribamar.
Nossos Fraternais agradecimentos a Equipe da Cozinha, em especial a Escotista Bárbara Madeira do 5º GE Domingos da Silva Borges, pelo trabalho e dedicação durante todo o acampamento.
A essas pessoas que não mediram esforços e tempo na preparação, trabalhando antes e durante a atividade, cuidando de todos os detalhes, atuando em diversas áreas, para que tudo acontece com qualidade e sucesso, um GRANDE BRAVO!
BRAVO!
BRAVO!
BRAVO!
Agradecemos também ao 6º Grupo Escoteiro kaluanã da cidade de Bacabal, pela brilhante participação no ELO 2013.
E por fim, nosso especial agradecimento aos Chefes Ildejan Ferreira e Graciana Araújo, nossos fotógrafos oficiais, que com um olhar atento e através de suas lentes, registram não só momentos, mas toda emoção do evento.
Confira as fotos, acesse o nosso facebook, clique aqui! 
Sempre Alerta para Servir!
FOTOS: Ildejan Ferreira,  Graciana Araújo e Paulo Silva