Aconteceu no mês de novembro, nos dias 15, 16 e 17, mais uma edição de sucesso do ELO (Escoteiros Locais em Operação). O evento foi organizado pela Direção Regional, e teve o tema:
"Água o mundo que queremos!"
O ELO acontece a cada dois anos, e este ano teve como local o Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn, em Paço do Lumiar, que disponibilizou toda sua infraestrutura para a realização do evento.
A Chefe Graça Pinto, que é Diretora de Métodos Educativos da Região do Maranhão, foi a Coordenadora Geral da atividade.
O evento foi realizado com o objetivo de promover a confraternização entre grupos, e principalmente o aprimoramento de técnicas do escotismo e a vivência escoteira.
Com muitas atividades variadas e interessantes, elaboradas com carinho pelos escotistas dos Grupos, envolvendo a água, tema do acampamento, as Alcateias marcaram presença, fazendo a diferença no sucesso desta edição do ELO.
A "Festa das Águas", na noite de sexta feira, animou os Lobinhos e Lobinhas, com muita música, contagiando até a chefia, que também entrou na dança.
A lobada fez bonito também no sábado, durante a "Flor Vermelha", com apresentações bastante criativas e divertidas.
Todos os momentos foram planejados com um especial carinho, com o objetivo de tornar a atividade bastante interessante para os jovens.
Os lobinhos
tiveram ainda,
oportunidade de viverem momentos
de integração,
de integração,
fortalecendo
e estreitando
e estreitando
ainda mais
a os laços
a os laços
de amizade
entre eles.
Os Escoteiros, a exemplo dos lobinhos, não fugiram a regra, e se movimentaram em diversos jogos e atividades de bases, tornando o acampamento do ELO, em três dias de muita alegria.
Os escoteiros, além dos desafios dos jogos e atividades, receberam orientações práticas, com capacitação sobre primeiros socorros, preparando os jovens para situações de emergência.
Os Escoteiros se divertiram em atividades desafiadoras, como a falsa baiana. Mais uma base de adrenalina pura.
No domingo, último dia da atividade, Escoteiros e lobinhos visitaram a cidade de São José de Ribamar, conhecendo os seus pontos turísticos.
Durante a visita guiada, os escoteiros conheceram mais sobre a história da cidade.
O calor da amizade embalou os três dias do ELO, criando e fortalecendo laços de amizade e sociabilizando os nossos jovens.
No sábado, última noite da atividade, como reza a tradição escoteira, foi realizado o Fogo de Conselho. Como em todo acampamento, foi um momento de muita diversão.
Os Seniores e Guias montaram um tipico campo escoteiro, com destaque para pioneirias.
Em três dias de muitas atividades, esta edição do ELO, reuniu jovens de diversos grupos escoteiros do Maranhão, com direito a jogos, capacitação e muita adrenalina.
Como mostra a programação do Ramo Sênior, que aproveitando o final de semana ensolarado, propício para o Escotismo, incluiu atividades tipicamente escoteiras, transformando o acampamento em ambiente rico em experiências positivas e desafiadoras.
No sábado, foi o dia de acordar mais cedinho ainda (de madrugada), para uma especial jornada para o povoado de Mojó.
Durante a jornada foram realizada diversas atividades, como apresentação das constelação, com mostragem em tempo real das imagens de um satélite que estava em órbita da terra. E durante o dia foram realizados jogos e atividades de base.
A jornada terminou com o retorno ao acampamento no Campo Escola.
O campo dos Pioneiros reuniu jovens do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, 5º Grupo Domingos da Silva Borges e 6º Grupo Escoteiro Kaluanã de Bacabal, e os Mestres Arlete e Nelson, no comando.
Os Pioneiros e Guias não pouparam esforço para fazer bonito durante o ELO.
Além da realização de diversas atividades, como a construção de pioneirias, vigília e atividades radicais, os pioneiro visitaram a empresa Mar Doce.
Durante a visita conheceram as fontes minerais, as instalações da empresa e todo o processo de engarrafamento da água mineral.
Temos certeza de que os objetivos foram atingidos e que todos saíram satisfeitos e felizes, com mais uma oportunidade de poder participar de uma bela atividade escoteira regional.
Mas, para que tudo isso se tornasse realidade, o acampamento do ELO, foi organizado, planejado e preparado, durante meses, por uma equipe de Escotistas de todos os Ramos e Dirigentes dos Grupos Escoteiros, e sob a Coordenação Geral de Chefe Graça Pinto e do Diretor Presidente da UEB MA, Chefe Márcio Nava.
NOSSOS AGRADECIMENTOS!
Agradecemos a Equipe do ELO 2013, formada pelos Chefes dos Grupos, e Coordenada por: Paula Guimarães - Coordenadora do Ramo Lobinho; José Omar - Coordenador do Ramo Escoteiro; Paulo Neto - Coordenador do Ramo Sênior e Nelson Silveira - Coordenador do Ramo Pioneiro.
Nossos agradecimentos ao Bombeiro Salvador, a Equipe IMPUR da Prefeitura de São Luís, e aos Instrutores do Bombeiro Mirim do Maiobão,pela disponibilidade em doarem os seus conhecimentos na capacitação dos Escoteiros no ELO.
Agradecemos também ao casal Carlos Ramalho e Rosângela Leitão, pais do 10º Grupo Escoteiro Piatã e Dona Rosalina Borges do 5º GE Domingos da Silva Borges, que contribuíram com a aquisição dos ônibus, possibilitando o passeio para a cidade balneária de São José de Ribamar.
Nossos Fraternais agradecimentos a Equipe da Cozinha, em especial a Escotista Bárbara Madeira do 5º GE Domingos da Silva Borges, pelo trabalho e dedicação durante todo o acampamento.
A essas pessoas que não mediram esforços e tempo na preparação, trabalhando antes e durante a atividade, cuidando de todos os detalhes, atuando em diversas áreas, para que tudo acontece com qualidade e sucesso, um GRANDE BRAVO!
BRAVO!
BRAVO!
BRAVO!
Agradecemos também ao 6º Grupo Escoteiro kaluanã da cidade de Bacabal, pela brilhante participação no ELO 2013.
E por fim, nosso especial agradecimento aos Chefes Ildejan Ferreira e Graciana Araújo, nossos fotógrafos oficiais, que com um olhar atento e através de suas lentes, registram não só momentos, mas toda emoção do evento.
Confira as fotos, acesse o nosso facebook, clique aqui!
Sempre Alerta para Servir!
FOTOS: Ildejan Ferreira, Graciana Araújo e Paulo Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário