sábado, 25 de maio de 2013

Com o objetivo de desenvolver no adulto voluntário os conhecimentos e habilidades iniciais para a atuação como assistente, auxiliar, e dirigente institucional, a Região Escoteira do Maranhão realizará o Curso Preliminar, pois entende que o nosso trabalho voluntário rende mais e melhor na medida em que nos capacitamos adequadamente para a tarefa. Portanto, ''investir  na formação significa valorizar o próprio tempo que dedicamos voluntariamente ao Escotismo" (UEB, 2012).
Além disso, o compromisso com as crianças e os jovens exige que se esteja permanentemente disposto e com o compromisso de adquirir novos conhecimentos, habilidades e principalmente atitudes, em coerência com a postura de educadores.
 O Curso acontecerá nos dias 06 e 07 de Julho de 2013, simultaneamente nas cidades de Bacabal e São LuísOs interessados poderão fazer as inscrições até o dia 21 de junho, data limite também para a realização das  tarefas prévias que são indispensáveis e deverão ser atestadas pelo Assessor Pessoal de Formação.
O Curso Preliminar é para todas as linhas de formação (Escotista e Dirigentes), e para todos os Ramos (lobinho, escoteriro, sênior e pioneiro). 
Para participar o voluntário não precisa ter registro escoteiro, nem ter realizado a promessa e nem estar atuando em uma seção. Portanto, pais e colaboradores podem fazer o Curso. Para tanto é necessário apenas realizar as tarefas prévias.

Tarefas prévias para o Curso:
  • Leitura e discussão com o Assessor Pessoal de Formação da apostila do curso;
  • Leitura do documento de bolso do jovem específico ao Ramo que atua (Alcateia em Ação, Tropa Escoteira em Ação, Tropa Sênior em Ação e Clã Pioneiro em Ação);
  • Leitura do documento Escotistas em Ação do Ramo;
  • Leitura do Estatuto da UEB;
  • Leitura das Diretrizes Nacionais para a Gestão de Adultos;
  • Leitura do POR - Princípios, Organização e Regras.
Equipe de Formação do Curso:
  • Em Bacabal a Diretora do Curso será Sarah do Amaral (CF1), Vice Presidente da UEB MA e Diretora do 20º GEJORNA. E a sua equipe de formadores será composta por Graça Pinto (4º GE /DCIM); Nelson Silveira (10ºPIATÃ / CF 1), Cláudio Barros (4º GE / CF1). 
  • Em São Luís a Diretora do Curso será Guadalupe Barros ( CF1), Chefe de Seção do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru. A sua equipe  será formada por Alga Maria (4º GE / DCIM), Moisaniel Pinheiro (5º GE / IM), Paulo Neto (20º GE / IM), Júlio Ericeira (5º GE / DCIM), Alberto Júnior (4º GE - Convidado).
Posteriormente divulgaremos os locais e  horários do curso em Bacabal e São Luís. 

Maiores informações pelo e-mail: 
diretoriauebma@yahoogrupos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário