sábado, 11 de maio de 2013

Congresso Escoteiro Nacional reúne Dirigentes e Escotistas!


Entre os dias 26 e 28 de abril, foi realizado o XIX Congresso Escoteiro Nacional, em Recife/PE, com cerca de 350 participantes entrem dirigentes, escotistas e jovens do Movimento Escoteiro de todo o Brasil.
A Região Escoteira do Maranhão presente ao evento com uma delegação, formada por integrantes de Grupos Escoteiros de São Luís de de Balsas.
A Delegação do Maranhão, tendo a frente o Diretor Presidente da Região, Márcio Nava, participou de seminário,oficinas, conferências, onde foram abordados diversos temas de interesse para o movimento.
Entre outras atividades, aconteceu a XX Assembleia Escoteira Nacional, onde foi realizada a eleição dos novos componentes do Conselho de Administração Nacional (CAN).
E a Região do Maranhão se fortalece, destacando-se neste Congresso, com a eleição do nosso representante, o Diretor de Relações Institucionais, Antonino Pio de Carvalho Sobrinho, que foi eleito para o Conselho de Administração Nacional, com a maioria dos votos do Nordeste e o terceiro mais votado do Brasil.
Durante o Congresso Mestre Pio, recebeu da Direção Nacional a condecoração "Medalha Velho Lobo", em reconhecimento ao eficiente trabalho realizado durante os 50 anos de atividades em prol do Escotismo.
Os jovens também tiveram espaço importante no evento: o 18º Fórum Nacional de Jovens, que contou com o lançamento oficial do relatório de dez anos da Rede Nacional de Jovens, com documentos e o contexto histórico desde 2001. 
Outro ponto de destaque no Congresso, foi a ampliação da Política de Proteção à Infância, que contará com ações de capacitação para pais e dirigentes. Foi apresentado o conjunto de instrumentos que formam o “Programa de Proteção Infantil”, que oferecerá a pais, dirigentes e escotistas materiais impressos e on-line com orientações sobre bullying, cuidados nas redes sociais, etc. Os voluntários adultos, contarão também, com um curso obrigatório em plataforma EaD (Ensino a Distancia), sobre como devem ser suas atuações no Movimento Escoteiro, abordando procedimentos corretos para prevenir ou agir diante de situações envolvendo a integridade de crianças e jovens.
Os participantes do Congresso tiveram também a oportunidade de prestigiar os lançamentos dos livros “Escotismo e valores”, “Padrões de atividades escoteiras” e o “Manual de Cerimônias Escoteiras”. Materiais já disponíveis na Loja Escoteira Nacional, com pedidos por meio do site da UEB.
Sempre Alerta para Servir!
Fotos: Ildejan Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário