sábado, 30 de março de 2013

Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn, uma nova realidade!


O Campo Escola Escoteiro foi reaberto no dia 16 de março de 2013 com melhorias substanciais em sua infraestrutura. 
A Diretoria  Regional com o apoio dos Grupos Escoteiros sente-se feliz por ter conseguido realizar, nestes 3 anos, sonhos desejados há mais de 30 anos.

A construção deste sonho iniciou com a compra e doação de vários materiais de construção,que foram fundamentais para se começar a moldar a transformação da nossa casa escoteira.
Uma dessas grandes conquistas foi cercar com mourões de concreto e arrame farpado as laterais do campo que dão acesso a Paço do Lumiar e a MA 43. Foram 678 metros de cerca construída. Ainda temos o desafio de cercar as outras duas laterais. 
Dando continuidade ao sonho de melhorias, a entrada do Campo foi edificada, ganhando uma placa de 8 m de altura, que sinaliza a existência do Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn.
A cozinha teve a sua área física ampliada de oito metros quadrados para vinte metros quadrados, recebendo revestimento de lajota nas paredes e balcão. Foi criada ainda uma estrutura de refeitório com 02 mesas e 24 cadeiras, além de pratos,talheres e xícaras, etc. 
O Campo foi equipado também com a compra de um freezer horizontal (Consul - duas tampas)  de 519 litros, um bebedouro industrial de 04 torneiras, e recuperado o fogão industrial de quatro bocas.
O alojamento ganhou piso com lajota; um ventilador de pedestal e o campo passou a ter o cantinho de primeiros socorros com maca (com colchonete), suporte para soro, uma mini farmácia e uma bancada com cadeira para atendimento.
A área de acesso ao alojamento, sala de apoio e banheiro feminino, foi ampliada e colocada lajota. Atualmente o salão possui dois banheiros femininos com piso e revestimento na área de banho.
O piso do salão que estava com algumas partes quebradas, foi recuperado e pintado, recebendo impermeabilizante.
A quantidade de mastros no campo aumentou de cinco para onze, e estrategicamente deslocados para uma área de convivência que facilita a interação das pessoas com o espaço.
Na área do salão várias benfeitorias foram realizadas, como a construção de uma calçada que valorizou arquitetonicamente o mesmo, com rampas de acessibilidade. Placa de identidade visual  do campo na entrada do salão, criação de um painel em homenagem ao chefe Ivo Anselmo Höhn, com foto e pequeno histórico, além das leis de Lobinho e Escoteiro  e painel informativo. Foi implantado também um sistema de coleta de lixo reciclável e sinalização do campo indicando área de estacionamento.
Com o apoio dos grupo, por meio de um mutirão, a retirada de coqueiros que ameaçavam cair comprometendo a segurança das atividades no campo.  Foi realizado o serviço de terraplanagem,ampliando a área de camping e de fogo de conselho, como também o serviço de destocagem das raízes  dos coqueiros. Além do serviço de moto serra para a produção dos troncos utilizados nos cantos de conversa.     
Criados sob aconchegantes sombras das árvores do Campo Escola, os "cantos de conversa" homenageiam pessoas que dedicaram uma vida em prol do Movimento Escoteiro. Inicialmente foram criados sete cantos de conversa: Baden-Powell, Chefe Alberto e Dona Narcisa, Gene Nelson, Márcio Nava, Júlio Ericeira e Chefe Nascimento (in memorian).
Foram realizadas melhorias nos banheiros, completando o projeto. Foi trocado todo o sistema de instalação sanitária; colocados novos aparelhos sanitários; construídas bancadas nos banheiros e colocadas divisórias de concreto na bateria de chuveiros, promovendo com isso mais privacidade. Todo o piso de lajota já está comprado e já foi colocado na área externa de chuveiros e sanitário masculino.
Finalizando as intervenções de melhorias no Campo Escola, foi realizado o redimensionamento arquitetônico da casa do caseiro, melhorando a qualidade de vida dele e de sua família, passando a ter um espaço mais confortável com a casa toda em lajota, com sala, dois quartos, copa/cozinha e banheiro social. O imóvel ganhou novas portas e janelas e ainda foi construída uma cobertura na entrada de sessenta e três metros quadrados. O sistema elétrico foi todo trocado, foram colocados novos aparelhos e louças nos banheiros da casa, e na cozinha foi colocada uma  nova pia inox.  Foi edificada também uma área destinada a administração do campo, com sala de atendimento, almoxarifado e banheiro privativo.
Presente
Futuro

A Diretoria da Região Escoteira do Maranhão (gestão 2010- 2012), encerra esta gestão com o sentimento do dever cumprido. 
Sabemos que muitos sonhos ainda existem para serem conquistados para o engrandecimento do nosso Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn. Temos certeza que toda a Família Escoteira está pronta para apoiar a nova Direção Regional a continuar a construir este sonho. 

Sempre Alerta para Servir!

2 comentários:

  1. Saudade, muita saudade.
    Fui Lobinho e Escoteiro entre os anos 1968 a 1972 no grupo de Escoteiros José Maria Cunha na antiga Escola Técnica Federal do Maranhão ETFM. Lembro que íamos muito nos finais de semana ou feriados ao Campo Escola e lembro que o nosso grupo e o 18tão do meu saudoso e amigo Norberto, eram os dois grupos mais falados e frequentados da época.
    Lembro que viajamos pra vários lugares e inclusive pra "Sete Cidades" no Piauí.
    Lembro também que no ano de 1971, o São João foi comemorado no "Parque Veneza", hoje fica a Guarda Municipal do Município que fica em frente a antiga rodoviária na Alemanha.
    Lembro de alguns colegas da época que também participavam do nosso grupo como os Irmão Cruillas (Jaime, João e Zé), lembro também de Carlos Magno, Stélio, Menezes, Florêncio, Zacarias, Cré, Rubens, Jorisvaldo, meu primo Rui Braga e meu irmão Jorge. Lembro também que o meu Pai o Sr. Walber Penha participava do grupo como conselheiro e o nosso chefe era o Sr. Martinho. Lembro também das meninas que eram responsáveis pelos Lobinhos: Vitória, Luisa e as irmãs Edeilde e Erenilde.
    Eu sempre me lembro dessa época e jamais irei esquecer porque marcou a minha vida e sempre vai ficar em minha lembrança.
    Joaquim Rivas Lima Penha
    São Luis-ma

    ResponderExcluir
  2. Só pra completar, eu falei do parque Veneza do São João de 1971, porque o nosso grupo de Escoteiros (José Maria Cunha) teve uma barraca nesse arraial, por isso eu me lembrei.
    Joaquim Penha
    São Luis-Ma.

    ResponderExcluir